Por Que Descanso Para Quem Treina É Um Fator Tão Importante

Você sabia que o descanso para quem treina é uma das coisas mais importantes quando estamos falando no ganho de massa muscular?

Principalmente para quem faz o treino muscular focado em atingir a famosa hipertrofia, que exige muito do nosso músculo.

Portanto, se você deseja ter os melhores resultados, não adianta treinar muito. E, não tirar nenhum tempo para descansar, pois além de não ser eficiente pode até prejudicar.

Para entender mais como isso funciona, separamos tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Então continue lendo o artigo para entender como o nosso corpo descansa e seus benefícios para o ganho de massa muscular.

Qual A Importância Do Descanso Para Quem Treina?

descanso-para-quem-treinaMuitas pessoas na hora de treinar acham que quanto mais você treinar, mais você verá os seus resultados.

Ou seja, o que importa é a intensidade e a duração do seu treino, e quanto mais, melhor.

Mas, isso não é verdade, pois o descanso para quem treina é fundamental e necessário para que você atinja os seus objetivos e para que você atinja a hipertrofia.

Afinal, muitas vezes as pessoas acham que se trata apenas do treino e da alimentação, e esquecem do terceiro fator fundamental para ter sucesso nos seus resultados, o descanso.

Quando estamos falando em descanso, estamos falando em vários sentidos, desde o descanso entre as séries, quanto entre os treinos.

Ou seja, é importante você descansar entre as séries de repetições, mas também é importante não treinar dois dias seguidos o mesmo músculo, por exemplo.

Ainda, devemos destacar a importância do sono na recuperação das suas fibras musculares.

Como funciona o descanso para quem treina?

Para entender como o descanso para quem treina pode ser benéfico, temos que entender o que acontece com o nosso corpo após um exercício intenso.

Geralmente, entre 1 e 2 dias depois de uma musculação intensa há um aumento de produção de proteína no seu corpo.

Sendo assim, é nesse período de tempo que os músculos exercitados mais crescem. Ao contrário do que muitos acreditam, o crescimento não é instantâneo no momento do treino.

Por isso, é muito importante que nessas 24 ou 48 horas após o treino intenso você deixe esses músculos descansarem para que o seu crescimento seja completo.

Além disso, o nosso corpo tem o limite de uma hora de treino para que seja garantido o crescimento muscular.

Na verdade, atingimos o pico de produção de hormônio de crescimento nos 45 minutos do treino intenso.

Depois disso, essa produção já começa a cair, até chegar a fase em que o nosso corpo atinge o catabolismo.

Então, depois de uma hora de treino os nossos hormônios de crescimento começam a diminuir e o nosso corpo começa a entrar em estado de catabolismo.

Ou seja, nesse momento, o nosso corpo começa a quebrar as fibras musculares para conseguir energia para realizar o exercício.

Por isso, de nada adianta você fazer um treino intenso de mais de uma hora, pois você estará apenas prejudicando o seu ganho muscular.

Então, além de ser necessário descansar para que o crescimento muscular seja garantido, ao treinar muito você pode até mesmo desgastar esses músculos.

Descanso Para Quem Treina: Sono É Fundamental!

descanso-para-quem-treinaAlém dos fatos mencionados anteriormente, o sono é um dos momentos que mais interferem no nosso crescimento muscular.

Portanto, é muito importante ter uma boa noite de sono, de preferência por um tempo adequado e sem interrupções.

Assim que você deita para dormir, o seu corpo relaxa, e com isso, ele descontrai toda a musculatura que ficou tensa na maior parte do dia.

Então, aos poucos o seu corpo desacelera completamente, o que é fundamental para todos os aspectos da sua saúde.

Assim, quando atingimos o sono profundo, o nosso corpo começa a repor toda a energia perdida durante o dia, liberando diversos hormônios.

Com isso, há a liberação do hormônio do crescimento e há também a recuperação das células danificadas durante o dia, ou seja, das fibras musculares.

Então, deu para entender a importância de uma boa noite de sono? É durante o seu sono que você recupera as fibras musculares e quando realmente ocorre o crescimento muscular.

Além disso, o descanso ainda é essencial para melhorar o nosso desempenho nos treinos a cada dia.

Dicas De Descanso Para Quem Treina

descanso-para-quem-treinaEntão, separamos as principais dicas para você descansar bem e garantir todos os benefícios de um bom descanso para quem treina.

1. Durma entre 7 e 8 horas por dia:

Essa é a quantidade ideal de horas para você garantir todos os benefícios de uma boa noite de sono.

Então, se esforce o máximo para conseguir ter todas essas horas de sono. Não adianta tirar vários cochilos durante o dia, pois você precisa entrar no estado de sono profundo.

Além disso, dormir demais pode também ser prejudicial, pois você acaba desacelerando muito o seu corpo.

2. Descanse entre os treinos:

Como foi falado anteriormente, o seu corpo precisa de cerca de 48 horas entre os treinos para a recuperação e crescimento do músculo treinado.

Por isso, programe os seus treinos para que você só vá treinar o mesmo músculo 48 ou 72 horas depois.

3. Faça um bom planejamento do seu treino:

Se você planejar bem o seu treino, você não deverá ter problemas de descanso, pois irá garantir o descanso necessário para todos os músculos.

Ou seja, se organize e monte a sua planilha de treinamento. O ideal é que você não se exercite todos os dias.

Ainda, busque focar cada dia em um grupo muscular para que não repita o exercício no mesmo músculo dois dias seguidos.

Conclusão

descanso-para-quem-treinaEntão, agora você já sabe que o descanso para quem treina é fundamental para a obtenção de bons resultados.

Na verdade, mais do que isso. Se você não descansar, você pode estar perdendo massa muscular ao invés de ganhando.

Por isso, é muito importante descansar entre os treinos e ter uma boa noite de sono, pois é nesse momento que os seus músculos se recuperam e, consequentemente, crescem.

E aí, esse artigo lhe ajudou a entender melhor o assunto? Se sim, deixe aqui um comentário.

Avatar
Escrito por Lincoln Oliver