como combinar exercícios aeróbicos e musculação

Uma dúvida muito recorrente de quem frequenta academia e se exercita há muito tempo é sobre como combinar exercícios aeróbicos e musculação sem que um acabe comprometendo os efeitos do outro. Será que isso é possível?

Embora muita gente pense que não, a verdade é que existem sim meios de aliar esses treinos para obter uma melhora no desempenho físico, bem como uma construção muscular rápida e saudável.

E no post de  hoje vamos explicar rapidamente sobre cada um desses exercícios, assim como também daremos algumas dicas para que você consiga praticar os dois sem nenhum problema.

Confira!

Treino Aeróbico E Musculação

O treino aeróbico é aquele que faz aumentar a frequência cardíaca e o consumo de oxigênio, já que o corpo precisa do oxigênio para queimar energia e, consequentemente, queimar calorias.

Esse tipo de treino também traz benefícios ao coração e aos pulmões, sendo muito procurado por quem deseja emagrecer. Natação, corrida e pedalada são alguns exemplos de exercícios aeróbicos.

Já a musculação é um tipo de treino realizado por quem busca, dentre outras coisas, a hipertrofia muscular. Esse tipo de exercício está em alta há algum tempo e é a primeira opção de quem deseja ganhar massa ou melhorar a preparação física. A musculação também ajuda no emagrecimento, pois ajuda a acelerar a queima de calorias, diminuindo a gordura corporal.

como combinar exercícios aeróbicos e musculação

Os dois tipos de exercícios trazem inúmeros benefícios ao corpo. O aeróbico ajuda a prevenir problemas como diabetes e pressão alta, além de fortalecer o coração e o sistema respiratório.

A musculação, por sua vez, ajuda a acelerar o metabolismo, eleva a resistência e aumenta a disposição. Por isso, combinar os dois da forma certa é garantia de bons resultados, tanto nos treinamentos, quanto no dia a dia como um todo.

Mas, antes de saber como combinar exercícios aeróbicos e musculação, é preciso entender que essa combinação tem que ser bem pensada pelo atleta e acompanhada por um profissional, até mesmo para que não haja desgaste físico desnecessário, e também para ajustá-los conforme os objetivos desejados. 

Como Combinar Exercícios Aeróbicos E Musculação Da Forma Correta?

Para saber como combinar exercícios físicos e musculação corretamente, é preciso, inicialmente, considerar alguns pontos importantes.

Para começar, quem for realizar exercícios aeróbicos e musculação no mesmo dia, o ideal é efetuar os treinos em períodos diferentes, fazendo um exercício de manhã e outro durante a tarde.

Agora, para os atletas que querem intercalar esses exercícios, recomenda-se iniciar com um aeróbico em um dia e dar sequência com algum exercício de musculação. Você pode, por exemplo, fazer um dia de natação e outro de resistência muscular.

Combinando Exercícios De Acordo Com Os Seus Objetivos

Cada pessoa vai para a academia com um objetivo diferente. Porém, além do resultado que você deseja obter, é preciso se atentar a outros fatores que possam interferir no treino, principalmente se você quer combinar treino aeróbico e musculação. Veja abaixo algumas recomendações básicas de treino que podem ser feitas, de acordo com objetivos:

Diminuir O Percentual De Gordura E Tonificar Os Músculos Dos Membros Inferiores

Se você deseja eliminar medidas nos membros inferiores, é recomendado fazer os exercícios aeróbicos primeiro, em um trabalho de alta intensidade, com um ou dois minutos de descanso. Após a realização, pode malhar normalmente. O tempo total dos dois treinos deve ser de no máximo 1h e 15 minutos.

Problemas Cardíacos E Hipertensão

Para quem tem problemas cardíacos e pressão alta, o treino aeróbico também deve vir primeiro com a finalidade de ajustar o ritmo do coração e controlar a pressão.

Na musculação, não esquecer de trabalhar bem a respiração, e fazer intervalos de pelo menos um ou dois minutos entre uma bateria e outra. O treino todo deve ter duração entre 40 e 45 minutos.

Emagrecimento

Quem tem o emagrecimento como objetivo deve optar primeiro pela musculação e depois passar para os aeróbicos, sendo que a bateria de exercícios de musculação deve conter um número maior de repetições dos exercícios, porém com menor carga.

O treino muscular ajuda a diminuir a quantidade de carboidratos no corpo, de modo que na hora do exercício aeróbico o metabolismo entre em ação para queimar a gordura rapidamente.

Hipertrofia Muscular

As pessoas que desejam hipertrofiar os músculos devem praticar o treino aeróbico no máximo duas vezes na semana, por 30 minutos, pois ele pode dificultar a força e a potência que serão usadas na musculação.

como combinar exercícios aeróbicos e musculação

Como o condicionamento cardiovascular tem que estar em dia, é importante que os exercícios aeróbicos não sejam deixados de lado, apenas revezados.

E Um Treino Pode Atrapalhar O Outro?

Não, a não ser que o exercício aeróbico seja feito com muita intensidade e sem um intervalo adequado entre ele e a musculação.

Mas estudos mostram que, com o descanso apropriado entre os dois, eles podem ser feitos no mesmo dia sem prejuízo para o corpo e sem atrapalhar o objetivo que a pessoa deseja alcançar.

A Ordem Dos Treinos Altera O Resultado?

Pode existir uma fadiga residual do primeiro treino para o segundo, mas estudos mostram que, no final do exercício, a diferença é mínima e, portanto, não há alterações significativas no resultado do treino com a inversão da ordem.

Crossfit E Treino HIIT Como Opções De Treino

Uma excelente opção que existe para você aprender como combinar exercícios aeróbicos e musculação é a prática do Crossfit, uma modalidade que alia os dois tipos de exercícios em um único treino.

Os treinos de Crossfit duram em média uma hora e são divididas em etapas que visam trabalhar inicialmente a parte de alongamento e aquecimento muscular, partindo para exercícios específicos e que mesclam treino aeróbico com muscular para obtenção de perda calórica e ganho de massa magra em um curto espaço de tempo.

Outra alternativa para combinar exercícios aeróbicos e musculação são os Treinos Intervalados de Alta Intensidade, também conhecido como HIIT.

Como pudemos ver nesse artigo, a combinação de treino aeróbico e a musculação, quando feita corretamente, traz muitos benefícios. Não se esqueça de consultar um profissional de confiança para que ele ajuste as atividades de acordo com suas necessidades. Bom treino!

 

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha