O biotipo físico é uma informação que todo atleta que deseja criar treinos eficientes e compatíveis com as suas necessidades deve saber. E o Endomorfo, Ectomorfo e Mesomorfo são os biotipos que servem como base para a elaboração da maioria dos treinos hoje em dia.

Cada um desses biótipos possui características específicas. E elas devem ser levadas em consideração antes do desenvolvimento do cronograma de exercícios bem como da alimentação do atleta.

Somente assim, será possível criar abordagens que realmente estimulem o ganho de massa muscular rapidamente.

E se é este o seu objetivo, continue lendo esse artigo. E descubra a principal diferença entre cada um desses biotipos e como saber qual deles é o seu. Confira!

Diferenças Entre Endomorfo, Ectomorfo e Mesomorfo

Endomorfo, Ectomorfo e Mesomorfo

Endomorfo

Esse biótipo é caracterizado pelo metabolismo lento. Os atletas que possuem esse biotipo apresentam uma grande dificuldade de perder gordura e facilidade para ganhar peso.

Geralmente os homens com esse tipo físico tem pernas e braços mais curtos. Além disso, o quadril e a cintura tendem a ser mais arredondados.

Quem tem o biótipo endomorfo vai precisar de uma boa dose extra de exercícios nos treinos. Isso porque mesmo sendo mais ativo, o atleta terá mais dificuldades de emagrecer bem como ganhar massa magra. Tudo isso por conta dos processos metabólicos que costumam ser mais lentos nesse caso.

E é justamente por conta dessas características os músculos demoram mais a aparecer. No começo eles terão um aspecto flácido e arredondado.

Nesse caso, o atleta precisará forcar em treino e dieta mais rígidos. Afinal o metabolismo é mais lento. Além disso, é preciso paciência, uma vez que os resultados demoram a aparecer.

Ectomorfo

As pessoas com esse biotipo apresentam dificuldade não só para ganhar peso, como também massa muscular. Isso acontece porque esse biótipo é caracterizado pelo metabolismo ultra rápido.

O corpo desses atletas geralmente é caracterizado por quadril e cintura estreitos. Além disso,  eles também possuem pernas e braços longos. É possível citar como exemplo os modelos de passarela. Eles formam o clássico biótipo Ectomorfo.

Muitos atletas gostariam de ter esse tipo de corpo por acreditarem que poderiam comer qualquer coisa sem medo de engordar. Contudo ele também possui suas dificuldades.

Isso porque é preciso levar em conta a gordura visceral, que é aquela que não aparece, mas que pode gerar vários problemas de saúde, como as cardiopatias, por exemplo.

Além disso, os Ectomorfos podem muito bem ter esse corpo e não apresentar qualquer tipo de condicionamento físico.

Mesomorfo

Por fim, também há o mesomorfo, que é um biotipo intermediário, ou seja, com características que se assemelham aos dois biotipos anteriores. Geralmente atletas com esse biótipo tem mais facilidade para ganhar massa magra.

Além disso, eles não têm dificuldades para emagrecer. Além disso, por conta da ótima densidade óssea, os atletas conseguem ter uma grande força. Com isso, podem realizar treinos mais intensos e tem resultados rápidos na musculação.

Esse tipo de corpo também é chamado de “hourglass” ou ampulheta em português. 

Como Saber Se O Seu Biótipo É Endomorfo, Ectomorfo E Mesomorfo?

Mas como identificar se o seu biótipo é Endomorfo, Ectomorfo e Mesomorfo? Muita gente acha que basta apenas olhar que é possível chegar a resposta.

Contudo isso é um erro. Isso porque não é apenas a parte estética que interfere, mas a metabólica. Na verdade, é ela que mais influência na questão do tipo de corpo.

E para fazer esse tipo de análise só mesmo um Personal Trainer ou nutricionista.  Esse tipo de profissional consegue avaliar o seu corpo de diferentes maneiras através de exames e testes. Desde o peso até o índice de gordura visceral. Tudo isso precisa ser levado em conta na hora de definir qual é o seu biotipo fisico.

E Quais Os Melhores Treinos Para Os Biótipos Endomorfo, Ectomorfo e Mesomorfo

Saber o melhor treino para Endomorfo, Ectomorfo e Mesomorfo dependerá totalmente do personal trainer. Contudo, existem alguns padrões de cronogramas de exercícios que podem ajudar.

 Endomorfo, Ectomorfo e Mesomorfo

Exercícios para endomorfos

Nesse caso os exercícios devem focar principalmente na perda de gordura. Por isso, circuitos e supersets são os mais indicados. Além disso, a frequência é essencial.

Para quem tem foco na hipertrofia, os treinos precisam ser pesados e intensos. Mas, tão importante quanto o treino é alimentação. Quem tem esse biótipo precisa consumir poucas calorias, apenas o necessário para ter energia para as atividades.

Por isso que o atleta sempre irá trabalhar em déficit, fazendo que o corpo consuma qualquer reserva de energia.

 Exercícios para ectomorfos

Nesse caso, o atleta geralmente tem pouca reserva de gordura e massa muscular. Isso pode acabar dificultando a geração de resultados.

Por conta desses dois fatores o ideal é não treinar com tanta frequência. Isso porque o corpo tende a demorar mais para fazer a recuperação muscular. As cargas devem evoluir de forma gradativa e a maioria dos exercícios devem ser compostos.

Em relação à dieta, deve haver um consumo maior de carboidratos nutritivos. Caso contrário você corre o risco de sofrer de catabolismo.

Exercícios para Mesomorfo

Como o Mesomorfo tem mais facilidade em se adaptar a cargas, os treinos precisam ser, em sua maioria, de alta intensidade. Além disso, o foco deve ser em técnicas mais complexas.

A facilidade de adaptação de biótipo acaba sendo um problema. O atleta precisará mudar o cronograma constantemente para sempre obter os melhores resultados.

Em relação a dieta, ela é relativamente mais fácil. Basta manter um cardápio balanceado que contenha todos os grupos alimentares importantes para o bom funcionamento do seu organismo.

Tenha em mente que apesar da facilidade para emagrecer, o mesomorfo que excede nas calorias pode sim ganhar peso.

Saber qual o seu biótipo, Endomorfo, Ectomorfo e Mesomorfo, é o primeiro passo. A partir dessa informação, com uma dieta adequada, um bom treino e o acompanhamento profissional, será mais fácil alcançar os resultados desejados.

Quer saber mais sobre como alcançar a definição muscular? Então aproveite para conferir também o post sobre Como conquistar a Hipertrofia de forma mais rápida.

 

Escrito por Klayse