Se você convive com a diabetes com certeza já ouviu falar diferentes coisas sobre a musculação para diabéticos.

É muito comum pessoas que têm diabetes ficarem na dúvida se é seguro fazer atividades físicas, com medo de possíveis efeitos colaterais.

Mas, com o acompanhamento e liberação de um médico, é possível e pode trazer muitos benefícios para a sua saúde.

Portanto, continue lendo esse artigo pois iremos falar quais os benefícios que esse exercício pode trazer e quais cuidados você deve ter na musculação.

A Importância Da Musculação Para Diabéticos

musculação-para-diabéticosMuitas pessoas se perguntam se diabéticos podem fazer atividades físicas e até mesmo se elas seriam boas para o controle da condição.

E a resposta é que sim, diabéticos não só podem, como devem fazer atividades físicas, pois elas trazem muitos benefícios.

Na verdade, atividades físicas trazem benefícios para todas as pessoas, sendo você diabético ou não. Por isso, não seria diferente nesse caso.

Mas, quando falamos sobre diabéticos a recomendação de atividade física é até mesmo redobrada pelos benefícios que podem trazer.

Ainda, muitas pessoas não tem a informação correta e ficam com medo de realizar atividade física com medo de provocar hipoglicemia.

Na verdade, as chances de você atingir a hipoglicemia aumentam quando você tem um condicionamento físico pior, pois você consome mais energia para fazer as coisas.

Sendo assim, se você torna as atividades físicas regulares na sua rotina, você melhora o seu condicionamento físico e a sua performance.

Dessa maneira, o seu controle glicêmico passa a melhorar também. Em geral, fazer musculação é bom não apenas para quem tem diabetes, mas também na prevenção da doença.

Principalmente se você for pré-diabético, ir para a academia pode lhe ajudar a reverter esse quadro antes que seja tarde.

Mas, como acontece esse controle da glicemia ao realizar atividade física? Bom, quando nos movimentamos o nosso corpo precisa de mais energia, certo?

Portanto, o nosso corpo precisa de mais glicose. Com isso, o açúcar que poderia ficar parado na nossa circulação, é gasto quando realizamos atividade física, e continua sendo gasto por um tempo depois disso.

Sendo assim, você consegue controlar naturalmente o nível de açúcar na sua circulação sanguínea.

Quais os benefícios da musculação para diabéticos?

O principal benefício da musculação para diabéticos é, sem dúvidas, o controle da glicemia.

Além do que já foi mencionado, a prática de atividade física ainda estimula a produção de uma proteína que pega a glicemia excedente da circulação, e joga dentro da célula.

Com isso, a pessoa precisa menos insulina para que o açúcar ingerido seja absorvido. Mas, ao fazer musculação regularmente, não só a sua glicose melhora, mas também há uma melhoria no sistema cardíaco e respiratório.

Além disso, é importante para o diabético ter uma força muscular, para ter energia e se sentir bem, reduzindo assim as chances de problemas mais graves relacionados a doença.

Dicas De Segurança De Musculação Para Diabéticos

musculação-para-diabéticosAntes de mais nada, quando falamos da pratica de musculação para diabéticos, é muito importante ter uma orientação individualizada.

Ou seja, a prática deve ter o acompanhamento de profissionais, tanto da área de nutrição quanto de educação física, na hora de planejar o seu treino.

Assim, o médico irá ver o seu condicionamento físico e quais as suas limitações, para assim fazer um bom preparo e planejamento do seu treino.

Portanto, você precisa do aval do seu médico antes de começar qualquer tipo de atividade física.

Pois, se o seu condicionamento físico for ruim, você deve começar aos poucos, fazendo atividade apenas algumas vezes na semana, e nunca por muito tempo.

1. Meça sempre sua glicose:

Uma dica importante é você medir a sua glicose sempre antes e depois dos exercícios físicos.

Além disso, o recomendado é que durante o exercício você também cheque esse valor, para evitar qualquer problema.

Assim, você terá noção do que acontece com o seu corpo quando você faz musculação, e poderá se adaptar.

Dessa maneira, fica até mesmo mais fácil saber o que comer após o treino, de acordo com o seu nível de glicose.

Além de dar uma noção do seu condicionamento físico atual, para que você não exagere no treino e respeite os seus limites.

4. Se a sua glicose estiver muito alta, não faça exercícios:

Se antes de fazer a atividade física você ver que a sua glicose está muito alta, é melhor pular a musculação hoje.

Pois, se isso estiver frequente, significa que a sua diabetes não está controlada e você precisa ir no médico para controlar.

Só depois, com a liberação do médico, que você deve voltar a realizar o seu treino de musculação.

3. Sempre se alimente antes da musculação:

O oposto pode também ocorrer, pois se você for malhar de barriga vazia, a sua taxa de glicemia pode estar muito baixa e isso é um problema.

Portanto, sempre coma algo, saudável, antes de ir para a academia realizar o seu treino.

Se a glicemia estiver menos que 100 mg/dl, coma uma fruta ou um suco de laranja antes do treino para estabilizar esse nível e se sentir bem para realizar o exercício.

4. Escolha bem suas roupas e calçados:

Uma preocupação particular que diabéticos devem ter quando realizam musculação está na sua roupa e nos seus calçados.

Pois, diabéticos estão mais suscetíveis a um problema chamado neuropatia periférica, e isso para evitar, você deve toma cuidado para não formar bolhas ou machucados.

Então, escolha tênis e meias confortáveis para evitar a formação de qualquer tipo de machucado, evitando uma dor de cabeça futura.

Conclusão

musculação-para-diabéticosPortanto, a musculação para diabéticos é do mesmo jeito que é para todo mundo, só traz benefícios.

Ao contrário do que muitos pensam, pessoas com diabetes podem fazer exercício como qualquer outra pessoa, na mesma intensidade.

A diferença são os cuidados que a pessoa deve ter, como a medição de glicemia antes, durante e depois do treino.

Mas, é uma excelente maneira de controlar o nível glicêmico e melhorar o seu condicionamento físico.

E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui seu comentário.

Avatar
Escrito por Lincoln Oliver