ZMA

Suplementos alimentares podem servir a diversas finalidades. Podem, por exemplo, aumentar a sua imunidade, ajudar a perder peso ou no ganho de massa muscular. Você sabe ZMA para que serve?

De fato, ele é um desses suplementos e, como tal, tem indicações bem específicas de como funciona. Se você está pensando em tomar o suplemento pela indicação de alguém, veja aqui antes ZMA para que serve!

Confira também: Tudo sobre Dieta Hipercalórica.

ZMA

O que é e para que serve o ZMA

Antes de tudo, preciso demonstrar a você o que, de fato, é este suplemento. Logo você vai entender ZMA para que serve, sobretudo a partir do momento em que compreender quais são seus elementos constituintes e como agem:

  • Aspartato de zinco
  • Aspartato de magnésio
  • Vitamina B6
  • Cromo

Estes são os principais componentes da fórmula do ZMA. Cada um tem uma função específica no corpo humano, que dão a noção do ZMA para que serve que estamos procurando explicar aqui. 

Em comum, estes elementos têm uma ação positiva na musculatura. Por isso, o ZMA é tão utilizado por atletas de alto rendimento e por quem faz bodybuilding. Ele é pensado, portanto, nas pessoas que realizam atividades físicas.

Essa combinação entre cromo, zinco, magnésio e vitamina B6 traz uma série de benefícios, os quais veremos mais à fundo na próxima seção. No entanto, já quero fazer algumas considerações agora mesmo.

Há um estímulo considerável para que o corpo promova uma maior produção hormonal, sobretudo daqueles relacionados ao crescimento muscular. Isso é o que mais gera o efeito anabólico do produto e que mais caracteriza ZMA para que serve.

De forma complementar, este suplemento melhora a oxigenação do tecido muscular, em especial pela ação do magnésio. Isto garante que seus músculos estejam sempre recebendo sangue, o que aumenta a regeneração pós-treino.

Benefícios do ZMA

Com a caracterização que fizemos acima de ZMA para que serve, você já deve estar imaginando alguns de seus benefícios. No entanto, não é só o que falei acima. Ele ajuda na parte muscular de diversas maneiras, além de outras questões fisiológicas. Veja:

1- Promove o aumento da concentração de hormônios

Como já antecipei antes, este suplemento induz o corpo humano a produzir mais hormônios. Entre eles, estão o hormônio do crescimento (GH) e de alguns precursores da testosterona, como o androstenediol e a androstenediona.

2- Melhora a recuperação dos músculos

Este outro meio de ZMA para que serve também já antecipei antes. Ao promover uma maior circulação no tecido muscular, o suplemento faz com que este tecido receba mais nutrientes. Por conseguinte, pode se regenerar mais rapidamente, ficando preparado para o próximo dia de treinos.

3- Aumenta o rendimento

Outro grande benefício deste produto é aumentar o rendimento de atletas de todos os tipos. isto ocorre, em particular, em função do acréscimo em potência e força fornecidos pelos efeitos do produto no organismo.

4- Auxilia a ter um sono de melhor qualidade

Dormir bem é importante para toda sua rotina, mas também para o seu treino. Isto porque, durante a noite, o GH tem a sua ação. Felizmente, o ZMA serve para isso também.

5- Fortalece o sistema imunológico

Uma das grandes virtudes do zinco é auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. Devido à sua presença neste suplemento, ele tem também essa função. Sendo assim, para quem quer saber ZMA para que serve, não é apenas para os treinos.

6- Ajuda na saúde dos nervos

Se o zinco auxilia o sistema imunológico, a vitamina B6 é importantíssima para os nervos. Desta maneira, o ZMA ajuda, também, a evitar doenças que causam degeneração nervosa.

Como tomar

Após ter entendido bem ZMA para que serve, chegou a hora de saber como tomá-lo. Na verdade, quanto a isto, não há muito mistério, em especial se você já está habituado a tomar suplementos.

O importante é seguir as indicações do seu nutricionista, do seu médico ou do seu personal trainer. Além disso, sempre dê uma olhada na embalagem do produto, uma vez que os fabricantes podem fazer recomendações especiais.

Sem mais delongas, para tomar o ZMA siga estas orientações:

  • Este suplemento é ideal para o período pré-treino ou durante a refeição da ceia;
  • Antes de ingerir o produto, evite consumir alimentos ricos em cálcio;
  • A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) alerta que a dosagem segura é de até 7 mg de zinco, 1,3 mg de vitamina B6 e 260 mg de magnésio;
  • Segundo a dosagem mais comum dos produtos, homens devem usar até três comprimidos diários; mulheres, um máximo de dois.

Como já salientei, as orientações podem variar de acordo com a dosagem que cada fabricante utiliza. Por isso, é sempre bom ler a rotulagem do produto e seguir o máximo de dosagem recomendado pela ANVISA.

Dito isso, devo ainda ressaltar, por certo, que antes de tomar qualquer tipo de suplemento, o ideal é consultar um profissional especializado em nutrição esportiva. Ele irá avaliar sua real necessidade, além de ajustar o seu cardápio, por exemplo.

Efeitos colaterais e contraindicações

Chegamos, agora, à última seção da nossa publicação de ZMA para que serve. Nos resta falar sobre seus possíveis efeitos adversos e os grupos que devem ter cautela no consumo ou, até, evitá-lo.

  • Efeitos colaterais em dose segura: de modo geral, não são conhecidos efeitos adversos quando o suplemento é utilizado nas doses que indiquei acima.
  • Efeitos colaterais em excesso: se você exagerar no consumo, pode ter náuseas, vômitos, diarreias, dificuldade para dormir, câimbras, entre outros. Neste caso, suspenda o uso e procure um médico.
  • Contraindicações: mulheres grávidas e crianças não devem usar este suplemento. Pessoas com doenças crônicas e idosos devem consultar um médico antes de iniciar o uso.

Para finalizar, preciso ressaltar ainda que, num consumo prolongado, qualquer suplemento pode gerar efeitos no seu organismo. Isto porque mexe com os minerais e vitaminas que você toma. Então, é bom ter consultas regulares com um médico, que irá conferir, por meio de exames, se você precisa suspender a ingestão do produto.

Em síntese, portanto, o ZMA é indicado para quem deseja melhorar seus índices físicos. Se esse é o seu objetivo, então talvez seja uma boa para você.

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha