alimentos-ricos-em-gordura-ruim

Se você está tentando perder peso, diminui a gordura ruim ou, simplesmente quer ter mais saúde, é uma boa ideia minimizar os alimentos ricos em gorduras saturadas. 

 

Ao contrário das gorduras boas, as gorduras ruins são geralmente mais sólidas à temperatura ambiente, mas não se deixe enganar, isso não significa necessariamente que são fáceis de detectar. Geralmente ficam escondidos dentro dos doces processados ​​que você pode comer de vez em quando. 

 

Vamos conhecer alguns alimentos ricos em gordura ruim:

 

alimentos_ricos_em_gordura_ruim

Gorduras Trans: Estes são frequentemente conhecidas como gorduras “artificiais” e são um grande problema quando se trata de uma dieta saudável. 

 

As gorduras trans são o resultado de um processo chamado hidrogenação parcial que transforma óleos em produtos sólidos para preservar sua vida útil. Em outras palavras, o que antes era um óleo saudável agora se transforma em uma forma sólida muito mais prejudicial através da adição de moléculas de hidrogênio. 

 

Você pode encontrar as gorduras ruins em muitas das suas comidas favoritas do dia a dia, pense em sobremesas processadas, qualquer coisa frita e ingredientes comuns de cozimento, como margarina e gordura vegetal. 

 

Não apenas as gorduras trans causam estragos em seus níveis de colesterol aumentando LDLs e diminuindo HDLs (o colesterol bom), mas também estão ligadas à inflamação, o que aumenta o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

 

Gorduras saturadas: essas gorduras incômodas são mais comumente encontradas em alimentos derivados de animais, como carne vermelha, laticínios e aves, no entanto, eles também estão presentes em muitos alimentos processados, como biscoitos, bolos, batatas fritas e, sim, até sorvete.

 

Foi demonstrado que essas gorduras aumentam os níveis de LDL e obstruem as artérias, o que significa um risco maior de doenças cardiovasculares ou derrame.

Pensando nisso vou trazer mais algumas informações sobre a gordura ruim que é tão prejudicial para a nossa saúde, devendo ser evitada a todo o custo.

 

Por que evitar gordura ruim?

 

Poucas pessoas sabem, mas existem dois tipos de gordura: a boa e a ruim. A boa geralmente é a insaturada, encontrada em peixes, frutas e até mesmo em oleaginosas, como castanha de caju.

 

Por outro lado, as gorduras ruins: saturadas e trans são muito nocivas não somente para a nossa forma física, mas principalmente para a nossa saúde.

 

Considerando isso vou falar mais sobre como você pode evitar gordura ruim e trazer todas as fontes desse tipo de componente alimentar que deve ser evitado a todo o custo sendo substituído por alimentos saudáveis.

 

Carnes vermelhas

 

As carnes vermelhas, e todos os produtos de origem animal são carregados de gordura ruim, e isso se dá pelo fato também de conservantes e outros produtos que são utilizados no tratamento de carnes ou mesmo para a criação dos animais.

 

A partir disso é preciso que nas principais refeições você possa evitar ou diminuir a ingestão de carne vermelha, considerando principalmente todos os benefícios que você de fato terá.

 

Alimentos industrializados

 

Os alimentos industrializados também são carregados de gordura ruim, e isso por conta da grande quantidade de conservantes que são utilizados na sua produção e no processo final até a venda.

 

Muitos desses produtos não são os mais recomendados para a sua saúde, além disso carregam uma boa quantidade de gordura saturada.

Normalmente os biscoitos recheados, molhos prontos, massa de lasanha e tantos outros produtos trazem todos esses tipos de gordura ruim trazendo muitos prejuízos para a sua saúde.

 

Derivados de leite

 

Outro tipo de alimento rico em gordura ruim vem de quase todos os derivados do leite, somente alguns tipos de iogurtes podem ser mais saudáveis.

 

Alguns queijos também podem trazer gorduras ruins, e você deve sempre preferir pelo mais branco, que geralmente é o mais magro, sem todo esse tipo de conservantes e produtos que são utilizados.

 

Fast-food

 

Por último o tipo de alimento que traz mais riscos para a saúde e que carrega uma quantidade muito grande de gordura ruim são as comidas de fast food.

 

Além de conter um grande número de gordura trans, também carregam gorduras saturadas, e esse tipo de alimentação traz muito prejuízo para a sua saúde.

 

Nesse sentido não existem alternativas para adaptações, e a regra é somente que você evite comer em excesso esse tipo de comida, já que trazem muitos prejuízos para a saúde.

 

Como alterar sua fonte de alimentação?

 

O mais importante é comer alimentos naturais e saudáveis para que você tenha acesso a muitos benefícios no que diz respeito ao cuidado com o tipo de nutriente que está consumindo, conseguindo um bom aproveitamento do mesmo.

 

Por isso é sempre importante rever o que você anda comendo, de modo que possa também optar por alternativas que sejam as mais indicadas para o seu cuidado.

 

Existem alimentos que são fontes de gordura ruim, e isso se dá pelo fato de que você também precisa contar com todo um trabalho que possa ser o mais importante nesse contexto.

 

Como fazer escolhas mais saudáveis em relação ao consumo de gordura ruim?

 

Isso é fácil. Aqui estão algumas dicas para você começar:

 

Substitua a manteiga pelo azeite ao preparar os alimentos. Você adicionará inúmeros benefícios à saúde sem sacrificar o sabor.

 

Monitore seu consumo diário de gorduras e lembre-se de que mesmo as gorduras saudáveis ​​devem ser consumidas com moderação.

 

Evite consumir gorduras trans, tanto quanto possível. Não há nada de bom neles. Seja cauteloso ao escolher alimentos que são anunciados como baixo teor de gordura, a gordura nesses produtos é frequentemente substituída por açúcar refinado.

 

Os peixes são excelentes fontes de proteína e não aumentam seus níveis de colesterol LDL.

 

Evite frituras, especialmente em lanchonetes. Abrace a boa gordura! Seu corpo precisa dos tipos certos de gorduras para funcionar corretamente, e a privação nunca é a resposta.

 

Conhecendo a maioria dos alimentos ricos em gordura ruim, basta que você evite consumir os mesmos, ou pelo menos reduzir de uma maneira importante a sua ingestão no dia a dia.

Escrito por Fernando Sardinha