Atualmente os termos BodyBuilding, Fisiculturismo e Musculação se tornaram muito populares. Contudo, apesar de serem modalidades distintas, muitos atletas acabam confundindo e achando que significam a mesma coisa.
Isso ocorre muito por conta do conceito que cada um apresenta, que parece ser o mesmo, mas que também é diferente. Acontece que para qualquer atleta, principalmente para aquele que está começando, saber a diferença é fundamental para não acabar entrando em uma modalidade que não é aquilo que se imagina ou que não vai oferecer os resultados conforme o esperado.
Continue lendo esse post e entenda a diferença entre Bodybuilding, Fisiculturismo e Musculação. E veja qual dessas modalidades é a mais indicada para você.
Descubra as diferenças entre BodyBuilding x Fisiculturismo x Musculação
Se você quer entrar no mundo do condicionamento físico e ter mais qualidade de vida, confira abaixo quais são as diferenças de BodyBuilding x Fisiculturismo x Musculação.
1. BodyBuilding
O BodyBuilding pode ser considerado um meio termo entre a musculação e o fisiculturismo. Isso porque, ele é baseado na construção corporal, levando em consideração uma série de preceitos, mas sem necessariamente envolver a parte competitiva.
Nesse caso foca-se tanto no ganho de massa muscular, como na perda de gordura. Além disso, essa modalidade também apresenta o objetivo de elevar a resistência natural do corpo.
O que muitos especialistas dizem é que o BodyBuilding é uma evolução do fisiculturismo clássico. Como ele é baseado em técnicas aperfeiçoadas e que levam muito em conta a qualidade de vida, ele é considerado um avanço nessa metodologia de construção do corpo.
O Fis
2. Fisiculturismo
iculturismo é a forma mais clássica de cultura e construção do corpo. Provavelmente você deve conhecer alguns nomes reconhecidos internacionalmente que estão associados a essa prática, como o ator Arnold Schwarzenegger.
Ele é considerado uma das maiores inspirações entre os atletas por conta da sua dedicação a essa modalidade. E foi justamente o corpo cravado de músculos e a resistência elevada que fez dele um dos atores mais famoso de Hollywood.
Além disso, ele até mesmo criou um campeonato internacional de fisiculturismo, o Arnold Schwarzenegger Sports Festival.
O Fisiculturismo tem como base não só a construção do corpo, mas também a competição. Ou seja, ele é considerado um desporto mesmo, assim como a capoeira, equitação, marcha atlética, lançamento de vara, entre outros.
Os atletas que praticam Fisiculturismo podem competir em modalidades amadoras ou profissionais, dependendo do tipo de condicionamento de cada um.
3. Musculação
A musculação por sua vez é encarada como um treino de força. BodyBuilding e Fisiculturismo são praticamente filosofas de vida que podem envolver uma série de outros treinamentos além da musculação.
Por exemplo, é muito comum encontrar atletas de BodyBuilding e Fisiculturismo praticando modalidades como o Crossfit.
É preciso deixar claro que nem todo praticante de musculação é um adepto das outras duas modalidades. Isso porque esse tipo de treino pode ser utilizado para uma série de funções, tais como:
- Emagrecimento
Boa parte das pessoas que busca pela musculação tem como principal objetivo o emagrecimento. Por conta da alta exigência, esse treino acaba gerando uma queima de gordura acelerada.
Logo, ele é frequentemente recomendando por profissionais de nutrição para quem deseja perder peso.
- Correção de postura
A musculação também é frequentemente utilizada para a correção de postura. Como esse treinamento exige a execução de movimentos perfeitos e de alta exigência muscular, ele pode auxiliar pessoas que possuem uma postura incorreta.
É muito comum ele ser recomendado em conjunto com o Pilates. Os dois combinados acabam gerando não apenas a correção mas o fortalecimento de músculos.
- Condicionamento físico
Com toda certeza uma das maiores funcionalidades da musculação é melhorar o condicionamento físico. Nesse sentido esse tipo de treino é amplamente recomendando para todos os públicos Homens, mulheres e até idosos.
Por ser uma modalidade que pode ser facilmente adaptada, justamente pela variação de carga, exercícios, intensidades, velocidades e repetições, ela é indicada para casos diversos.
- Diminuição de risco de doenças
A musculação também é amplamente indicada para diminuir o risco de doenças. Principalmente as cardiovasculares.
Esse treino consegue trabalhar uma série de funções do seu corpo, deixando dele menos suscetível a distúrbios.
Essas são as principais diferenças entre BodyBuilding x Fisiculturismo x Musculação. Ter essa diferença bem definida é o primeiro passo para tomar a decisão certa de como definir o seu corpo.
Qual o melhor BodyBuilding x Fisiculturismo x Musculação?
Além da dúvida sobre a diferença entre BodyBuilding x Fisiculturismo x Musculação, muitas pessoas se perguntam qual a melhor modalidade. Contudo, não há uma melhor ou pior.
Elas são coisas totalmente distintas, logo, igualmente eficazes e boas. O que pode diferenciar essas opções como melhor ou pior são as suas próprias necessidades.
Muitos iniciantes chegam na academia com a seguinte meta “fazer o corpo ganhar massa”, mas somente isso não é o suficiente para determinar o que é melhor.
Por exemplo, se ele deseja ganhar massa sem qualquer tipo de vinculo competitivo. Ou será quer apenas melhorar o condicionamento do corpo, a musculação é a opção mais indicada.
Agora, se ele realmente quer ganhar músculos para competir, então tanto o BodyBuilding como o Fisiculturismo podem ser boas opções.
Dentro dessa questão, ele precisa decidir se deseja uma abordagem mais clássica (fisiculturismo) ou uma mais moderna (BodyBuilding). E tudo isso sempre tendo o auxílio constante de um profissional de condicionamento físico.
Somente tendo suas metas claras é que você poderá escolher entre BodyBuilding x Fisiculturismo e consequentemente se preparar com treinamentos, mudanças alimentares, acompanhamento profissional, mudança de hábitos e etc.
Conclusão
Muitos atletas ignoram as diferenças de BodyBuilding x Fisiculturismo x Musculação por acreditarem que não faz diferença. Mas eles estão enganados, isso faz sim diferença, e muita.
Isso porque, cada modalidade tem um foco diferente, bem como toda uma dinâmica, não é todo atleta de musculação que faz musculação que é fisiculturista. E a falta desse discernimento faz muitas pessoas desistirem de suas jornadas em busca de uma vida mais saudável e um corpo definido.
Agora que você já sabe as diferenças entre BodyBuilding x Fisiculturismo x Musculação, não deixe de procurar um profissional para te ajudar a ingressar na jornada que mais se enquadra nos seus objetivos.
Deixar um comentário