O ano de 2020 já chegou e está na hora de cumprir a meta de ser fitness! Esse é um dos mais famosos planos de réveillon, mas sabemos que não é tão simples assim entrar naquele tão desejado shape.

fitness

Que tal aproveitar pra sair agora da frente do computador e procurar uma vida mais saudável?

 

Para te ajudar, separamos algumas dicas para você alcançar suas metas e finalmente se tornar saudável!

1 – Saiba o que você realmente quer

O primeiro passo para uma vida saudável é traçar seus principais objetivos. Por exemplo, se o seu desejo é perder peso, o ideal é procurar uma academia para emagrecer. Mas, se a meta é ganhar mais massa, o treino muda.

 

Por isso, saiba o que você realmente quer! Lembre-se que ter um estilo fitness não quer dizer só ter um corpo dentro dos padrões, mas também cuidar da sua saúde.

 

Sendo assim, seja para fins de emagrecimento ou definição muscular, não se esqueça de escrever no seu papel de objetivos: “manter a saúde em dia!”.

2 – Enxergue o seu sucesso

Sabemos que uma das coisas que mais desmotiva é a falta de sucesso no cumprimento da sua meta. 

Isso porque mudar um estilo de vida não é algo que ocorre da noite pro dia, é preciso paciência, persistência e muita dedicação.

 

A recomendação para não desanimar é enxergar como as mudanças podem te afetar mais pra frente. Pense em tudo que você pode alcançar com uma vida mais saudável!

 

Imagine ter mais disposição para acordar cedo? Mais energia para brincar com seus filhos? Ou então, vestir aquela calça jeans antiga, que já ficou esquecida no guarda-roupas?

 

Além disso, ter uma vida mais saudável pode ser a resposta para a cura de dores e doenças.

 

Se você já faz algum tratamento, como acupuntura hérnia de disco, os exercícios físicos podem te ajudar – e muito! – no alcance de resultados rápidos e satisfatórios. Ou seja, você pode enxergar o fim dos seus incômodos!

3 – Faça exercícios prazerosos

Não é todo mundo que tem pique para aguentar um treino pesado nas academias. Por conta disso, muitas pessoas acabam desistindo logo nos primeiros dias, porque é realmente difícil fazer algo que não gostamos.

 

O objetivo dos exercícios físicos é aumentar a sensação de prazer, já que durante a atividade o nosso organismo libera diversas substâncias, como a endorfina. Assim, sentimos mais alegria e disposição.

 

De qualquer forma, se as tradicionais academias não foram o mais indicado para você, busque por treinos alternativos.

 

Por exemplo, o pilates com bola é uma ótima pedida para quem deseja começar com exercícios mais leves e investir em um bom alongamento.

 

A atividade trabalha a reeducação das funcionalidades do corpo, tornando-o mais flexível e resistente.

 

Além disso, o pilates é uma modalidade muito indicada para quem quer manter o equilíbrio da mente. 

 

O exercício trabalha movimentos de respiração e concentração, ajudando a prevenir lesões musculares e reduzir o estresse. Não é à toa que o curso de pilates em SP tornou-se muito popular nos últimos anos!

4 – Pegue leve nos primeiros meses

Independentemente do tipo de atividade física, é importante ir com calma nos primeiros meses.

 

De fato, a prática de exercícios traz muitas vantagens para o nosso organismo, mas se exagerarmos na dose e não respeitarmos os limites do nosso corpo, isso pode resultar em lesões, estiramento muscular e muita dor!

 

Essa recomendação é indicada para todas as pessoas, principalmente as mais velhas. 

 

Atualmente, é possível encontrar treinamento funcional para idosos totalmente personalizado, que busca atingir a máxima performance, de acordo com as necessidades de cada praticante – sem esquecer dos limites!

 

O ideal é que você faça os treinos junto com um profissional competente, que saiba te orientar sobre a realização correta dos movimentos e aumente a intensidade do exercício, conforme o desempenho de cada aluno.

 

E sempre é bom lembrar: se você não tem conhecimentos sobre atividades físicas, NÃO TREINE SOZINHO.

 

Além de não atingir seus objetivos com sucesso, dispensar o treinador ou um profissional da área pode ser muito perigoso. Você pode se machucar e ter que interromper a prática de exercícios.

5 – Não descuide da alimentação

Ser fitness não é apenas passar horas em uma academia, ou fazer várias modalidades esportivas. É cuidar do seu corpo por inteiro, e isso envolve a sua alimentação!

 

Uma recomendação é procurar um nutricionista particular e começar um acompanhamento, de acordo com os seus objetivos.

 

Por exemplo, se a sua intenção é perder peso, o nutricionista pode indicar uma reeducação alimentar, seguindo as especificações do seu corpo.

 

Lembre-se que cada ser humano é único, portanto, nada de pegar aquela “dieta milagrosa” da sua amiga. 

 

Você precisa verificar quais são as características do seu corpo e é aí que entra o trabalho do nutricionista.

 

Agora, se você já é um amante dos esportes, mas quer aumentar o desempenho do seu corpo e ser ainda mais fitness, pode ser interessante procurar por um nutrólogo para atletas.

 

Com esse profissional, além de um acompanhamento da rotina alimentar, você também pode receber aconselhamento médico e colaborar para sua vida ser ainda mais saudável!

6 – Procure por alternativas mais saudáveis

Um dos principais desafios da vida fitness é resistir às tentações! Chocolate, refrigerante, salgadinhos… Tudo isso pode ser um obstáculo muito difícil para manter a saúde em dia, a alimentação saudável e ter sucesso com os treinos.

 

Por isso, uma dica é: procure por ingerir alimentos alternativos, que vão colaborar para a sua saúde e vida fitness.

 

Por exemplo, ao invés de comer um sorvete antes da academia, que tal um shake pré treino?

 

Atualmente, existem inúmeros suplementos alimentares disponíveis no mercado, inclusive com uma diversidade de sabores!

 

Outras recomendações para você resistir às tentações são:

 

  • Inclua mais frutas e legumes na alimentação;
  • Beba bastante água (mínimo 2 litros/dia);
  • Tenha uma boa noite de sono;
  • Prefira alimentos naturais.

 

Essas dicas ajudam o seu organismo a ter mais saciedade e evitar a ingestão de alimentos prejudiciais à saúde. 

 

Mas, lembre-se: qualquer dúvida, sempre busque um profissional nutricionista para aconselhamento!

7 – Deixe pra lá a opinião alheia

Procure entender o que realmente te incomoda no seu corpo. Como dissemos, ser fitness é muito mais do que ter um corpo bonito e músculos definidos, diz respeito à sua saúde e o bem-estar com você mesmo.

 

Então, mesmo que alguém muito querido faça um comentário desagradável sobre o seu corpo, busque ignorar a opinião alheia e desenvolver a sua autoestima.

 

Outro ponto importante é excluir as inseguranças desnecessárias e concentrar energias para obter os resultados que você espera. Um estilo de vida saudável também inclui a qualidade da sua saúde mental!

8 – Não sinta culpa por uma “escorregada”

Nós sabemos que a vida fitness não é fácil. Tem sempre aquele encontro de amigos, aquela festa de família, ou a saidinha de final de semana que pode atrapalhar todo o planejamento (especialmente, com relação à alimentação).

 

Mas, não se sinta mal se você deu uma “escorregada” e comeu aquele X-Tudo. O equilíbrio é a chave para uma vida saudável!

 

Exagerou com a comida? Intensifique seus exercícios com a ajuda do treinador e busque segurar um pouco na alimentação.

 

Ficar se culpando toda vez que você desviar um pouco do caminho só vai levar à frustração e o desânimo.

9 – Tenha uma companhia para a vida fitness

Uma maneira muito divertida de conseguir alcançar as suas metas fitness é ter uma companhia para os treinos.

 

Afinal, fazer exercícios ao lado de um(a) amigo(a) é muito mais legal, não é mesmo?

 

O conselho é juntar um grupo de pessoas e compartilhar seus progressos! As aulas nesse tipo de modalidade também são ótimas para quem quer começar um novo estilo de vida.

10 – Seja realista

Colocar uma meta impossível pode não ser a melhor estratégia para começar a vida fitness. Se você quer perder peso, construa objetivos a curto e longo prazo. Não comece querendo perder 20kg em um mês!

 

Se você deseja ganhar massa, não se compare com os atletas de musculação hipertrofiados e deseje um corpo daqueles em menos de 1 ano.

 

Tenha em mente que a mudança de estilo de vida é um processo e, em muitos casos, os resultados podem demorar mais do que o esperado.

 

Dessa maneira, seja realista na hora de escrever suas metas. Você pode não perder 20kg em um mês, mas que tal começar com 3kg?

 

Mês a mês você pode aumentar as suas metas e perceber o seu desenvolvimento, a mudança no estilo de vida e as alterações no seu corpo e mente!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha