Treinos para fazer em casa é ideal para quem deseja se exercitar e não possui muito tempo para se deslocar até uma academia, ou até mesmo para aqueles que não dispõem de uma condição financeira no momento.

Alguns dos benefícios de realizar os treinos em casa:

treinos-para-fazer-em-casa

  • Nenhum valor mensal será gasto com academia
  • Pode ser barato (equipamentos básicos como colchonete, halteres e bola podem ser comprados mais baratos).
  • Economiza tempo, eliminando a ida e volta para a academia.
  • Conveniência, sua academia é dentro da sua própria casa
  • Sem filas para usar seu equipamento favorito de ginástica.

Treinos para fazer em casa, que equipamento você precisa?

Aqui estão alguns dos itens principais em que você deve pensar em investir ao configurar inicialmente seu espaço de academia em casa:

  • Tapete de exercícios
  • Bola de estabilidade
  • Halteres 

É inteiramente possível construir um corpo impressionante sem os equipamentos da academia. Treine em casa sem nenhum equipamento você pode completar perfeitamente uma boa rotina de exercícios em casa, usando nada além do que seu próprio peso corporal.

Tríceps, prancha, alpinistas, lunges e agachamentos com pesos corporais são exemplos de excelentes exercícios de condicionamento. À medida que você progride no treinamento, você pode aumentar as repetições concluídas de cada exercício, aumentar o número de séries e também reduzir o tempo de descanso entre as séries.

Outra opção de treinos para fazer em casa é seguir um vídeo de treino. Existem muitos vídeos disponíveis on-line para você escolher e eles raramente envolvem qualquer equipamento adicional além de você.

Então, os exercícios em casa são eficazes?

A resposta curta é sim. Desde que você esteja preparado para dedicar um pouco de tempo e esforço ao seu treino diário, ele pode ser tão eficaz quanto um treino de academia.

Tudo depende do indivíduo, algumas pessoas preferem ver outras se exercitando para encontrar motivação e sabem que, se não fizessem um esforço para ir à academia, não se incomodariam em realizar nenhum exercício em casa.

No entanto, para outros, a perspectiva de entrar em uma academia é assustadora e, portanto, treinos para fazer em casa é um alternativa atraente. Considerando que você pode realizar os treinos no conforto de sua casa já é um grande incentivo.

Quais os melhores treinos para fazer em casa?

Agachamento

O agachamento é um dos mais importantes treinos para fazer em casa que são indicados, e você pode fazer isso de uma forma simples, com a intensidade e contagem que precisa.

Nele você pode também experimentar as variações, como agachamento  e avanços, tendo uma atenção sempre com a postura correta e o movimento preciso.

Assim certamente você tem acesso a todos os benefícios, consegue dar mais firmeza à perna e pode também definir o músculo, desde que tenha regularidade.

Flexões

Flexões também são estratégias interessantes, pois dão maior firmeza para os músculos dos braços, e pode até mesmo trabalhar também o peitoral.

Da mesma maneira, você pode pensar em estratégias para conseguir trabalhar com o aumento gradual da intensidade, para obter maiores benefícios.

Para esse tipo de exercício você não precisa de equipamentos ou de espaços muito grandes, o que já é muito importante e pode ser ideal para o que você busca de fato.

Abdominais

Os abdominais também são alternativas muito interessantes de treinos para fazer em casa, sendo também um que você não precisa necessariamente de equipamentos.

Sendo assim você pode trabalhar com todas as variações possíveis para dar o tônus muscular que precisa na região abdominal, e ajuda a definir sua barriga.

Por isso é uma estratégia que você pode ter para conseguir aproveitar melhor o espaço e o tempo disponível para esse tipo de exercício de uma maneira geral.

Movimentos musculares

Por fim você pode fazer alguns movimentos musculares, primeiro com vassouras, como rosca direta, e depois com itens da própria dispensa, que podem ser interessantes.

Assim você consegue trabalhar com algumas alternativas para obter o movimento e o trabalho muscular que pode ser feito, de maneira a conseguir trabalhar esse grupo muscular.

Assim ele não fica de fora e você pode também obter o trabalho que é preciso para que a região possa se desenvolver também, assim como as outras.

Mergulho

Esse tipo de exercício também é voltado para os músculos superiores, mais especificamente o tríceps, e pode ser feito mesmo em casa, com o tipo de aproveitamento que precisa.

Nele você só precisa de um banco e uma superfície para apoiar os pés, e então é só realizar o movimento para que você consiga trabalhar a musculatura.

Sendo também uma oportunidade de trabalhar tal grupo muscular tendo uma variação muito interessante.

Pular corda

Por fim uma possibilidade de você conseguir trabalhar com um exercício aeróbico, que serve para que você consiga queimar gordura de uma forma mais garantida.

Assim você pode fazer também como aquecimento e aproveita para adquirir a forma que você de fato precisa ter para obter tais benefícios de uma maneira geral.

A partir disso é possível também começar a pensar em estratégias para aumentar o grau de dificuldade para que você consiga perder a gordura de uma forma mais ativa.

Quais os benefícios

Para quem não tem dinheiro para pagar uma academia ou mesmo pensar em algumas estratégias para conseguir ter um cuidado mesmo em casa, para quem não tem tempo.

É uma estratégia que você pode ter e que resolve de fato quem procura oportunidades caseiras para obter tais benefícios de uma maneira geral.

Com esse tipo de cuidado, é possível também trabalhar com alternativas mais seguras de pensar em estratégias que sejam o mais importante nesse sentido.

Fazer treinos para fazer em casa é algo que sempre chama a atenção de muitas pessoas, principalmente pelo fato de que você tem maior conforto e pode realizar exercícios de forma garantida.

Assim também é preciso que você tenha foco para que seja feito recorrentemente, e assim consiga trabalhar com outras formas de você trabalhar com essas dicas, obtendo o máximo de benefícios para a sua saúde.

Escrito por Fernando Sardinha