É preciso saber como ganhar massa muscular, por exemplo, respeitando o tempo do seu organismo, sem tomar atitudes para acelerar esse processo a qualquer custo. Assim, a atividade física poderá realmente trazer benefícios e mudanças para a sua vida.
Quando uma pessoa decide cuidar melhor de si mesma e investir em um estilo de vida mais saudável, deve tomar alguns cuidados para que o resultado final não seja justamente o oposto: prejudicar sua saúde.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira o post a seguir para descobrir dicas valiosas de como ganhar músculos de forma saudável!
Seja disciplinado com a rotina alimentar
Um dos primeiros passos para alcançar resultados positivos é ter a consciência que todo o esforço realizado nos exercícios físicos pode ser prejudicado por uma alimentação inapropriada.
Por isso é tão importante ter atenção com a dieta, dando prioridade aos alimentos e suplementos que favoreçam a formação dos músculos. A ajuda de um bom nutricionista pode ser fundamental nesse momento, pois só esse profissional pode avaliar quais são as necessidades e metas de cada pessoa, para criar uma rotina alimentar personalizada e adequada para cada metabolismo.
Isso inclui a elaboração de um cardápio variado, equilibrado e nutritivo, além da indicação de suplementos e dos melhores horários para ingerir determinados nutrientes — ou seja, o que é melhor consumir antes e depois dos treinos, por exemplo.
Nesse sentido, seguem algumas das dicas mais gerais para quem quer aumentar a massa muscular:
ingerir carboidratos leves antes do exercício para fornecer energia para o corpo;
evitar substâncias como álcool, açúcar, sal e gordura;
consumir proteínas até 30 minutos depois do treino, para ajudar na recuperação dos músculos;
esquecer dietas malucas, que não consideram a nutrição do seu organismo como objetivo principal.
É claro que cada corpo reage de uma maneira e cada pessoa tem suas preferências, por isso o acompanhamento profissional auxilia bastante a fazer trocas saudáveis — inclusive para que o paciente não canse da sua rotina alimentar ou pense que precisa comer só ovo, frango e batata-doce para o resto da vida.
É preciso ser disciplinado nas refeições para fazer valer o esforço físico e conseguir alcançar os resultados desejados. A organização e a disciplina são fatores essenciais, tanto para a rotina alimentar quanto para a prática de atividades físicas.
Faça um treino focado na hipertrofia para ganhar massa muscular
Não há outra maneira de aumentar a massa muscular se você não trabalhar os seus músculos, certo?
A musculação tradicional é a alternativa mais indicada para trabalhar cada grupo muscular de forma mais intensa, tendendo a favorecer o ganho de massa muscular mais rapidamente.
Um bom treino de hipertrofia deve ser elaborado por um profissional qualificado e evoluir gradativamente, sempre trabalhando vários grupos musculares com exercícios diversificados, para evitar que o corpo se acomode.
Leita também: Afinal, como ter o corpo perfeito?
O processo de construção dos músculos ocorre no interior de suas células, quando elas são incentivadas pelo exercício físico a produzir as enzimas responsáveis pela formação de proteínas.
Em aproximadamente oito semanas já começa a surgir algum tipo de resultado, mas depende muito de alguns detalhes como o tipo de treino, frequência, intensidade etc.
Vale lembrar ainda que cada pessoa tem características próprias que interferem nesse processo de formação muscular. A genética tem um papel relevante, ou seja, mesmo se duas pessoas seguirem o mesmo treino, elas podem apresentar resultados bem diferentes.
Outro detalhe importante para quem está em busca de um corpo mais saudável e com mais músculos é continuar com a regularidade do exercício para manter a massa muscular, mesmo que a meta já tenha sido alcançada.
Descanse os músculos
Não pense que para ganhar massa muscular basta malhar o tempo todo, sem nenhum descanso. Esse é um erro bastante comum entre quem não busca as melhores orientações para conseguir atingir seus objetivos.
Como o músculo é desgastado durante a atividade física — causando inclusive microlesões — o ideal é dar um tempo nos exercícios para que as proteínas consigam regenerar os músculos, formando mais massa muscular.
Portanto, uma das recomendações mais importantes é intervalar os treinos, permitindo que o corpo descanse e se recupere bem. Se você treina diariamente, é melhor alternar o grupo muscular trabalhado em cada dia para que a exaustão não gere maiores complicações.
É por essa razão que a maioria dos treinadores elaboram pelo menos dois tipos de treinos para seus alunos — normalmente chamados de treino 1 e 2 ou treino A e B — para dividir o foco em membros superiores e inferiores, por exemplo.
Conte com a ajuda de profissionais qualificados
Por fim, é importante contar com a ajuda de profissionais qualificados para garantir maior segurança e cuidado com a saúde. Sejam eles médicos, nutricionistas, nutrólogos e personal trainers — cada um pode contribuir em sua área específica.
Há muitas questões envolvidas no assunto, que vão desde o uso de suplementos a problemas derivados de sobrecarga ou movimentos incorretos durante o treino.
Em vista disso, o ideal é realmente procurar ajuda especializada para avaliar a situação e fornecer as melhores indicações para cada caso. Essa é a melhor maneira de aliar o ganho de músculos com uma vida saudável, tomando as precauções necessárias para não prejudicar o organismo.
Dessa forma, é possível desfrutar de uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos, entre outros benefícios como maior flexibilidade, menos dores nas articulações e até mesmo uma melhora da autoestima.
A presença dos músculos ainda acelera o metabolismo, influenciando desde a eliminação de toxinas do corpo, até o sono e a capacidade de concentração. Fique sempre atento à sua saúde e não deixe de praticar exercícios regularmente!
Gostou de saber um pouco mais sobre como ganhar massa muscular de maneira saudável? Que tal assinar a nossa newsletter para continuar recebendo outras dicas preciosas de como conquistar o seu corpo ideal com saúde?
Alie o suplemento vitamínico Trembodrol, com a sua dieta para aumentar seu ganho muscular.
Bom dia Magnânimo Fernando Sardinha,sou seu seguidor e faço dieta hipocalórica e hiperproteica. Montei meus sets de treino que pratico diariamente em casa.
Possuo um dumblell com 2 pares de anilhas de 2 e 5 kg.
Sempre começo com flexão para peitorais superior e inferior.(4 séries)Na excêntrica lenta.
Depois tríceps, Deltoides,dorsais,trapézio e bíceps.Finalizo com abdominais e glúteos.
Duração 1 hora e 50 minutos.
Aplico a biomecânica do movimento.Estudo muito sobre a cinealogia muscular.
Refinei meus treinos com Paulo Muzy,Will Detilli,Fernando Maradona,Felipe Franco e Arnold Schwarzenegger.Um forte abraço meu abrigo e excelentes treinos.
PAULO HENRIQUE GIL MARQUES 06/07/2017 at 08:54 RESPONDER
Bom dia Magnânimo Fernando Sardinha,sou seu seguidor e faço dieta hipocalórica e hiperproteica. Montei meus sets de treino que pratico diariamente em casa.
Possuo um dumblell com 2 pares de anilhas de 2 e 5 kg.
Sempre começo com flexão para peitorais superior e inferior.(4 séries)Na excêntrica lenta.
Depois tríceps, Deltoides,dorsais,trapézio e bíceps.Finalizo com abdominais e glúteos.
Duração 1 hora e 50 minutos.
Aplico a biomecânica do movimento.Estudo muito sobre a cinealogia muscular.
Refinei meus treinos com Paulo Muzy,Will Detilli,Fernando Maradona,Felipe Franco e Arnold Schwarzenegger.Um forte abraço meu amigo e excelentes treinos.
Parabéns pelo post ??????
Texto com uma linguagem simples e elucidativa. Parabéns!!!
[* O plugin Shield marcou este comentário como “trash”. Motivo: Falha no teste de filtro de robô GASP (caixa de seleção) *]
Nossa muito bom seu artigo,melhor que eu li até agora rs gostei de mais. Parabéns! :D