emagrecer com saúde

Todo atleta que deseja emagrecer com saúde precisa dar uma atenção especial a sua alimentação. Apesar dos exercícios potencializarem a queima de gordura, sem uma dieta saudável dificilmente será possível alcançar a definição corporal desejada.

Se você se alimenta mal, acaba contribuindo para o acúmulo de gordura. Além disso, se você não tiver um cardápio rico com os nutrientes que o seu corpo precisa, acabará prejudicando até mesmo os resultados obtidos com os exercícios físicos que você pratica no dia a dia.

Para evitar isso, continue lendo esse post e confira os melhores alimentos para emagrecer  e ficar em forma com saúde.

Conheça Os Melhores Alimentos Para Emagrecer Com Saúde

Para emagrecer com saúde você precisa mudar vários hábitos do dia a dia. Entre eles está a sua alimentação. Confira abaixo alguns alimentos que irão te ajudar no processo de emagrecimento:

1.    Canela

Um dos melhores alimentos para potencializar o emagrecimento é a canela. Isso porque ela possui uma excelente ação termogênica.

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Basicamente ela consegue elevar a temperatura do seu corpo. Para estabilizá-la, o metabolismo passará a queimar mais gordura, principalmente as localizadas, como a do abdômen.

Um dos diferenciais desse condimento é que ele pode facilmente ser usado nas mais diferentes refeições. Desde chás até sobremesas fitness com frutas.

2.    Pêra

Outra excelente alternativa para quem deseja emagrecer com saúde é a pêra. Isso porque ela é uma fonte rica de água e fibras. Esses dois elementos em conjunto aumentam a sensação de saciedade. Com isso você irá comer menos, mas sem prejudicar o funcionamento do seu organismo.

Além disso, ela tem frutose que é um açúcar natural das frutas. Por conta disso ela acaba sendo uma excelente alternativa para quem não abre mão de um doce.

O ideal é comer ela 20 minutos antes das refeições. Você verá que as suas porções de comida irão diminuir gradativamente e que o seu corpo se manterá muito mais hidratado.

3.     Berinjela

Mais uma das dicas de alimentos para emagrecer com saúde é a berinjela. Assim como a pêra ela é uma fonte de fibras.

Ao consumir esse vegetal, além de aumentar a sensação de saciedade, você também vai melhorar o funcionamento do seu intestino. Esse alimento também gera outros benefícios para a saúde, como diminuir o índice de colesterol ruim, por exemplo.

Esse alimento também é rico em minerais e vitaminas e tem poucas calorias. Com isso é possível combater a retenção de líquidos. Isso sem contar no seu efeito desintoxicante poderoso que irá te ajudar eliminar não só as gorduras como as toxinas do seu organismo.

4.    Feijão

Leguminosas de forma geral são excelentes alternativas para quem deseja emagrecer com saúde. Entre esses alimentos se destaca o feijão.

Por ser rico em proteínas e fibras alimentares, além de aumentar a saciedade ele também gera muita energia para o corpo. E se você deixar ele de molho por algumas horas antes de cozinha-lo, ele ainda ajudará a combater a prisão de ventre.

É indicado que você consuma ao menos três colheres de sopa diariamente. Mas, atenção na preparação. Evite usar muito sal, temperos prontos ou outros itens que podem agregar gordura ruim a ele, como toucinho e calabresa.

5.    Arroz integral

Mais uma opção para você incluir no seu cardápio é o arroz integral. Ele tem carboidratos mais saudáveis que o branco, além de ser rico em fibras.

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Esse tipo de arroz também se destaca por ser rico em vitaminas do complexo B, zinco e selênio. Esses nutrientes antioxidantes geram uma série de benefícios para o seu corpo.

Além de melhorar circulação sanguínea, eles combatem os radicais livres. Isso sem contar que aumentam a concentração e melhoram a memória.

6.     Aveia

A aveia, assim como alimentos integrais e outros cerais, aumenta a sensação de saciedade. Além disso, ela também é excelente para regularizar o intestino.

Outro benefício desse alimento é que ele ajuda a controlar os níveis de glicemia no sangue. Inclusive, ele é constantemente consumido por pessoas diabéticas.

A aveia ainda ajuda a diminuir os índices de colesterol. O melhor de tudo é que ela é super versátil, podendo ser usada tanto em frutas como em pães e bolos fitness.

7.    Farelo de trigo

Outra fonte rica de fibras que não pode faltar no cardápio de um atleta. Assim como a aveia o farelo de trigo também auxilia no controle dos níveis de glicemia, combate o colesterol e também a prisão de ventre.

O principal diferencial desse item é que ele não altera em quase nada no sabor dos alimentos. Ou seja, você pode acrescentar algumas colheres deles nas refeições para otimizar a queima de gordura e ainda melhorar a sua digestão.

8.    Melancia

Essa é uma fruta ideal para quem não dispensa uma sobremesa. Além de ter pouquíssimas calorias, ela é riquíssima em água. Com isso ela pode ser usada para combater a retenção de líquidos. A melancia também é uma grande aliada no combate a pressão alta.

Outro diferencial é a sua ação desintoxicante. Com isso é possível eliminar todo o excesso de gordura e toxinas através dos suxos Detox.

9.    Chá verde

O chá verde está presente na humanidade a milênios. Graças as suas propriedades termogênicas, ele consegue acelerar o metabolismo fazendo ele queimar mais gordura.

Além disso, estudos já comprovaram que ele pode trazer benefícios para a saúde como um todo. Ele ajuda, por exemplo, a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.

10. Linhaça

E claro que a linhaça não poderia ficar de fora da lista de alimentos para emagrecer com saúde. ela é uma fonte rica de antioxidantes e ômega-3.

Esses dois elementos são essenciais para o combate dos radicais livres. Eles também ajudam a diminuir inflamação no organismo. Com isso o processo de emagrecimento se torna bem mais rápido

Por conta das suas fibras ela também estimula o funcionamento do sistema digestivo e intestinal. Com isso você não sofrerá mais com má digestão ou prisão de ventre. Versátil, ela pode ser facilmente combinada com frutas, sucos, shakes e outros alimentos.

Agora que você já sabe quais são os alimentos que aceleram o emagrecimento, não deixe de incluí-los no seu cardápio. Mas lembre-se que para emagrecer com saúde você precisa de orientação profissional. Tanto na parte nutricional como na de exercícios físicos.

Gostou do post? Então aproveite para conferir também o artigo sobre Dicas para quem está començando a treinar.

 

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha