Existem inúmeros tipos de alongamentos que podem ser feitos por quem treina. No entanto ainda há dúvidas sobre qual o melhor tempo o exercício deve ser realizado, antes ou pós treino?

A prática do alongamento é muito benéfica principalmente para quando o exercício exige muito do corpo.

Muitas pessoas sentem desconforto no dia seguinte pós treino por não terem aquecido seus músculos antes.

Além disso, a prática de se alongar evita incômodo nas costas, assim também como dores, incômodos, cansaço, entre outros.

Alongar-se antes é essencial, mas depois o treino é fundamental também. Então se você quer saber mais, continue lendo.

Tipos De Alongamentos Pós-Treino E Seus Benefícios

tipos-de-alongamentosComo dito na introdução, quando fazemos atividades físicas e não alongamos o corpo, muito provável que no dia seguinte, iremos sentir algum desconforto.

O hábito de se alongar não é essencial apenas para quem pratica atividade física, mas para qualquer um que queira evitar tensão nos músculos e uma melhora na postura.

Quando você realiza tipos de alongamentos em que você põe seu corpo em uma posição na qual te permite alongar um certo músculo por um tempo determinado, você acaba alongando as fibras musculares.

Quando feito por um espaço de tempo menor (por algumas horas ou minutos), o alongamento se mantém e o músculo tem a tendência de perder a força e sua potência, pois ele se encontra alongado.

Se feito em tempos maiores (semanas ou meses de alongamento) o músculo acaba se adaptando e criando novas fibras musculares, no qual o músculo se torna verdadeiramente mais longo.

Não há grandes benefícios executar a primeira opção de se alongar por um tempo mais curto. No entanto, se alongar por muito tempo traz inúmeras vantagens.

Músculos mais longos tendem a se machucarem menos, e além disso, protegem as articulações.

Os benefícios do alongamento a longo prazo são variados, como:

  • Proporcionam uma melhora física e mental de quem pratica;
  • Desenvolve no corpo o estímulo de percepção;
  • Diminui as chances de ocorrerem lesões musculares;
  • Diminui o risco de disfunção na coluna;
  • Melhoramento da coluna;
  • Desenvolvimento de uma postura melhor;
  • Tensões musculares diminuídas;
  • Irritabilidade muscular suavizada;
  • Cãibras diminuídas.

Se você está se perguntando o motivo de realizar alguns tipos de alongamentos depois de já ter se exercitado, a gente te explica.

Ao realizar a atividade depois do exercício físico, tem uma ação positiva no relaxamento da musculatura pois ajuda que as dores musculares tardias sejam diminuídas.

Mas e o alongamento antes da execução da minha série de treino, como fica?

O que você deve fazer antes de começar a se exercitar é o chamado aquecimento. Isso basicamente é apenas umas atividade dinâmica que inclui alguns movimentos, em uma intensidade mais suave do que o exercício que você irá fazer.

Alguns tipos de alongamentos para acrescentar em sua rotina

O alongamento trabalha a postura e o alinhamento da mesma. Então, antes de começar, se atente a esses pontos.

1. Alongamento em pé:

De pé, preferencialmente de frente para uma parede, deixe uma das pernas um pouco flexionada enquanto a outra se mantém esticada.

Dessa maneira, incline o tronco para frente apoiando-o com os braços na parede por uns 10 segundos. Depois troque a perna a ser exercitada.

Ainda de pé, apoie a mão na parede e flexione uma das pernas para cima e segure seu tornozelo com a mão que está livre.

Faça pressão com a perna puxando-a um pouco para trás com a mão, cerca de 30 segundos. Repita o alongamento com o outro membro.

2. Alongamento sentado:

Sentado com a coluna sempre reta, estique suas pernas, levante seus braços para cima da cabeça, incline suas mãos em direção aos seus pés e mantenha as costas esticadas para frente. Segure essa posição por 20 segundos.

3. Alongamento deitado:

De bruços, flexione os cotovelos e mantenha as mãos apoiadas do chão. Inspire e levante o tronco, dobrando a lombar. Com as pernas estiradas, permaneça por 20 segundos nesta posição.

4. Alongamento estilo criança:

Este alongamento requer que você se mantenha na posição de quatro e com os braços esticados à sua frente. A face deve descer até ficar perto do chão.

Então, de maneira devagar, sente-se sobre os calcanhares e deixe que o peito encoste na perna e a cabeça encoste no chão. Você deve permanecer nesta posição por 20 segundos e voltar a posição inicial lentamente.

5. Alongamento de braço:

Estando sentado, alongue os braços e a palma da mão de maneira que estejam viradas para frente. Sendo assim, reúna as mãos e entrelace-as, mantenha-se nesta posição por pelo menos 15 segundos.

6. Alongamento de bíceps:

De pé, com os membros superiores esticados na horizontal, apoie-os na parede e dê início ao alongamento de braços. Dessa maneira, tente forçar o corpo contra parede para que o alongamento seja estendido.

É desejável que a posição se mantenha por pelo menos 20 segundos.

7. Alongamento posterior da coxa:

Você deve executar este alongamento de maneira que se encontre sentado na ponta de uma cadeira, possibilitando então que uma perna seja flexionada e a outra fique estendida.

Traga o tronco para frente e tente agarrar no pé da perna que está esticada. Fique nesta posição por 15 segundos antes de trocar os lados.

8. Alongamento de ombros:

Aqui, o alongamento será feito de modo que os braços se mantenham na frente do corpo e o cotovelo virado para fora de modo que esteja na mesma altura que os ombros.

Assim, leve seu cotovelo direito em direção ao ombro adjacente e segure essa posição por 20 segundos até que troque para o outro lado.

Conclusão

tipos-de-alongamentosO uso dos tipos de alongamentos existentes, são ótimos pois aumentam a elasticidade e a flexibilidade do músculo.

Além disso, como vimos, eles são capazes de interferir no risco de ocorrência de lesão, contribuem também para que a postura seja corrigida e auxiliam na regulagem da circulação sanguínea.

Extremamente importante que sejam feitos constantemente e após os treinos, pois proporcionarão para os músculos, alívio e diminuição de dores pré existentes.

Se você achou este artigo útil, nos conte sua opinião. Se tiver também alguma sugestão de alongamento que seja eficiente, compartilhe ela nos comentário.

Avatar
Escrito por Lincoln Oliver