O fisiculturismo é um esporte praticado em todo o mundo e que tem ganhado muitos adeptos. Alguns praticantes de musculação usam os atletas do fisiculturismo como inspiração para treinar. Um dos atletas que mais chama a atenção é Kai Greene.
Ele é reconhecido no mundo todo pelas suas conquistas e teve uma história difícil, com muitos obstáculos e problemas em sua vida. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre ele e suas principais vitórias. Confira!
Conheça a história de Kai Greene
Kai Greene nasceu no Brooklyn, em Nova Iorque (EUA), no dia 12 de julho de 1975. Devido a uma situação familiar conturbada, aos 6 anos ele passou a ser cuidado pelo Estado. Por isso, ele passou a infância passando por muitos lares adotivos e abrigos. Na sua adolescência começou a praticar a musculação como uma forma de fuga da realidade. Ele não era um bom aluno, mas começou a se destacar pelo seu físico e, por incentivo dos professores, ele começou a competir.
Segundo Kai, ele adorava competir e se comparar com outros meninos da sua idade. Ele conta que quanto mais se desenvolvia mais ânimo ele tinha para treinar. Através das competições ele passou a vislumbrar um futuro.
Além de ser atleta de fisiculturismo, Greene também é artista plástico e empresário. Alguns acham que a definição do seu corpo, através da prática de musculação, foi sua primeira obra de arte, sua forma de expressar como realmente se sentia na época.
Kai Greene também lançou uma marca de suplementos, a Dynamik Muscles. Ele se destacou na carreira de fisiculturista, artista plástico e empresário e conseguiu superar as estatísticas contrárias a ele, que previam mais um jovem no crime, e se tornou um grande sucesso.
Conheça como começou e desenvolveu sua carreira
A carreira de fisiculturista o ajudou a ganhar confiança. Ele disputou vários torneios durante o ensino médio e colecionava troféus. Um dos pontos decisivos de sua carreira foi quando ele conheceu o Instituto de Educação do Competidor. Lá ele pode conhecer os maiores atletas da categoria natural. Com isso, ele pôde desenvolver seu potencial, se tornando um bodybuilder natural e um dos fisiculturistas mais jovens da época.
Nessa federação, ele ganhou todos as competições que participou e, em 1999, atingiu seu objetivo: conquistar o Team Universe. O título lhe rendeu um convite para participar do mundial na Eslováquia. Ele ficou abaixo dos 40 melhores competidores, o que o deixou desanimado, fazendo uma pausa de 4 anos em sua carreira.
Em 2004, o NPC Team Universe virou um qualificador para IFBB. Então, mesmo sem competir por 5 anos, Kai decidiu encarar o desafio de recuperar o título de Team Universe e entrar para o IFBB. Toda a sua dedicação e foco lhe renderam bons frutos: os juízes decidiram em unanimidade a seu favor. Em agosto de 2004, Kai Greene entrou para a IFBB Profissional.
Veja as medidas dele
- Altura: 1,73m
- Braços: 56cm
- Tórax: 148cm
- Peso em off season: entre 135 e 141kg
- Peso em pre contest: 116 e 121kg
Veja os prêmios que ele já conquistou
Os principais títulos que ele conquistou em sua carreira:
- 1994 NGA American Nationals
- 1996 WNBF Pro Natural Worlds – 1º
- 1997 NPC Team Universe Championships – 2º
- 1998 NPC Team Universe Championships – 3º
- 1999 World Amateur Championships – 6º
- 1999 NPC Team Universe Championships – 1º
- 2005 New York Pro – 14º
- 2006 Iron Man Pro – T20º
- 2006 Shawn Ray Colorado Pro/Am Classic – 14º
- 2007 New York Pro – 6º
- 2007 Keystone Pro Classic – 3º
- 2007 Shawn Ray Colorado Pro/Am Classic – 1º
- 2008 New York Pro – 1º
- 2008 Arnold Classic – 3º
- 2009 Australian Pro Grand Prix – 1º
- 2009 Arnold Classic – 1º
- 2009 Mr. Olympia – 4º
- 2010 Arnold Classic – 1º
- 2010 Australian Pro Grand Prix – 1º
- 2010 Mr. Olympia – 7º
- 2011 New York Pro – 1º
- 2011 Mr. Olympia – 3º
- 2011 Sheru Classic – 3º
- 2012 Mr. Olympia – 2º
- 2012 Sheru Classic – 2º
- 2013 Mr. Olympia – 2º
- 2013 Arnold Classic Europe – 2º
- 2013 EVL’s Prague Pro – 1º
- 2014 Mr. Olympia – 2º
- 2016 Arnold Classic – 1º
- 2016 Classic Australia Arnold – 1º
- 2016 Brasil Arnold Classic – 1º
Apesar de nunca ter vencido o campeonato Mr. Olympia, Kai Greene é o atleta com a maior base de fãs do mundo e ela continua crescendo. O Mr. Olympia é o principal campeonato do fisiculturismo. Alguns dizem que seu maior oponente é o americano Phil Heath, que já conquistou o título cinco vezes.
Veja qual o treino e a dieta do Kai
Todos os dias antes do treino, Kai faz trinta minutos de exercício aeróbico. De acordo com ele, isso é necessário para melhorar o fluxo sanguíneo para a musculatura trabalhada. Ele treina de maneira clássica, fazendo a maior parte das séries em pirâmide decrescente. Ele divide o treino da seguinte maneira:
- Segunda: Peito e Bíceps
- Terça: Costas
- Quarta: Descanso
- Quinta: Quadríceps
- Sexta: Ombros e Tríceps
- Sábado: Femurais e Panturrilhas
- Domingo: Descanso
Um dos focos do fisiculturismo está na simetria e proporção muscular, além da definição e volume. Para isso ele dá algumas dicas, além do treino, como: focar na musculatura a ser trabalhada, alimentar o corpo com os nutrientes que ele necessita e não ir além da falha, para evitar lesões.
Desde o início, Kai aprendeu a comer para ganhar massa magra, e não gordura. A rotina alimentar varia de acordo com o momento. Se está próximo a uma competição ele reduz o consumo de carboidratos e açúcares. Em alguns períodos ele chegou a comer 50 ovos e 12 peitos de frango por dia!
Uma curiosidade é que Kai é alérgico a lactose. Como ele não podia usar suplementos a base da proteína do leite, ele recorreu a carne vermelha como fonte principal de proteína.
A história e a carreira de Kai Greene foram marcadas pela dedicação, superação e foco. Podemos aprender com ele a nunca desistir e que com dedicação podemos alcançar nossos objetivos. E, claro, com uma consultoria de um bom Profissional de Educação Física fica mais fácil ainda alcançar o sucesso.
Você gostou de conhecer a história de Kai Greene? Então continue com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Fisiculturistas famosos: saiba mais sobre o Fernando Sardinha”. Você vai conhecer ainda mais sobre esse grande atleta brasileiro.
Deixar um comentário