Os exercícios aeróbicos para fazer em casa conhecidos como exercícios cardiovasculares, necessitam do bombeamento de sangue oxigenado para ir direto para os músculos que estão em atividade durante a prática e por isso estimulam a elevação do ritmo cardíaco e respiratório.
Toda atividade que você pode levar por mais do que só uns minutos enquanto o seu coração, pulmão e músculos atuam bastante é considerada aeróbica.
Os benefícios desse tipo de atividade não se limitam a problemas físicos, pois essas atividades podem ajudar a saúde emocional, além de reduzir as chances de câncer, diabetes, depressão, doenças cardiovasculares e osteoporose.
Confira alguns exercícios aeróbicos para fazer em casa.
Exercícios Aeróbicos Para Você Fazer De Casa
Confira a lista de exercícios aeróbicos caseiros:
Vejamos a seguir, 6 exercícios aeróbicos para fazer em casa que você precisa.
O ideal é que todas as atividades sejam praticadas por pelo menos 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana.
1. Pular corda
O que uma vez já foi uma atividade infantil, hoje pode ser reutilizada como um ótimo exercício aeróbico na qual promove perda de peso e ganho físico.
Pular corda é simples e até mesmo uma diversão para quem pratica.
O instrumento lhe permite criar movimentos variados, como salto enquanto anda, giro da corda, salto de uma perna só, entre muitas outras variações.
Para quem é iniciante, é preferível que a corda seja pulada em intervalos com tempo reduzidos, e com o passar do tempo e do desenvolvimento pessoal com o instrumento, poderá aumentar o ritmo.
Existe um contador de giro que pode ser usado na corda para que sejam contados quantos pulos você dá por minuto. É uma ótima maneira de saber como intensificar seu treino.
2. Polichinelo
Outro exercício muito praticado enquanto criança nas aulas de educação física, é o polichinelo.
O que você talvez não saiba, é que o polichinelo é um dos exercícios aeróbicos no qual mais exige coordenação motora com os membros inferiores e superiores.
Além disso, pode ser feito em casa tranquilamente.
A única advertência quanto a prática do polichinelo, vai para pessoas com sobrepeso ou que possuem problemas nas articulações pois estas, precisam ter um cuidado maior.
O ideal para este exercício aeróbico, é ser executado com movimentos em série e mantendo um ritmo constante.
É extremamente importante ter cuidado com os joelhos, pois a força excessiva poderá afetar o local.
Então é preciso estar atento ao fato de que seu corpo está em processo de adaptação e que o exercício vai além de queimar suas gorduras, pois ele cria uma resistência melhor na sua rotina cotidiana.
3. Agachamento com halteres
Apesar de prático e simples, este exercício não é o mais indicado para quem tem problemas nas articulações do joelho, pois são áreas extremamente mais solicitadas que outras.
O agachamento é o melhor exercício para que os músculos da perna e glúteos, sejam definidos.
Então, ele deve ser executado com as pernas afastadas na largura dos ombros e os joelhos não podem ir além do que um ângulo de 90° para que não sejam provocadas sobrecargas nas articulações.
Este é um exercício que pode ser feito sem um equipamento, posicionando então os braços na frente do corpo.
Para executar o exercício com o halter, é só dar um passo para frente, de modo que deixe os pés totalmente apoiados no chão.
Em seguida, basta flexionar o joelho da perna que avançou até que sua coxa esteja paralela ao chão. Depois, o pé que está atras deve manter o calcanhar levantado e sem que toque o chão.
Assim, é só descer o quadril lentamente até que o joelho da perna que está atrás fique bem perto do chão.
Então é só subir e voltar a posição de início e repetir tudo de novo alternando as pernas.
4. Cooper parado
O cooper parado – também conhecida como corrida estacionária – acelera o ritmo cardíaco muito rapidamente, por isso é uma excelente opção para perda de peso e força física.
No entanto, também é necessário prestar atenção às suas limitações aqui.
Este exercício também ajuda na coordenação motora, porque exige que o praticante corra com movimentos sincronizados de pernas e braços.
E é por isso que ele é uma boa opção para melhorar a operação de corrida normal.
Comece o cooper com movimentos de baixa intensidade para que seu corpo possa se adaptar a ele.
Em seguida, exercite-se vigorosamente por cerca de 30 segundos até a marcha desacelerar para médio.
Desde que possa ser suportado, você pode misturar força média e alta.
Por esse motivo, é importante conhecer seus limites físicos para que seu exercício não seja interrompido repentinamente.
5. Burpee
O Burpee é um dos exercícios aeróbicos para fazer em casa, que pode ter um estilo mais avançado, sendo mais intenso e podendo exercitar partes musculares ao mesmo tempo.
Portanto, possui uma alta taxa de queima de calorias e pode atuar nos músculos de todo o corpo.
Os movimentos se iniciam com um agachamento em sequencia de um rápido gesto de posicionar as mãos no chão e colocar os pés para trás, fazendo que o movimento de flexão seja realizado.
Após ter sido feito, deixe as pernas na posição de agachamento e erga o tronco finalizando o movimento com um salto, pondo as mãos para o alto.
O objetivo aqui é executar esses movimentos em sequência sem ter que parar entre executar uma sequência e executar outra.
Um truque é executar cinco vezes seguidas e ir progredindo. Tente fazer 8 séries com 5 repetições.
6. Dança
Pode parecer bobeira mas a atividade de dança é um dos melhores exercícios aeróbicos para fazer em casa.
Existem inúmeros canais no youtube que fazem aula com proposta de perda de peso através da dança em movimentos pensados e que podem ser feitos de casa.
Conclusão
Lembre-se, todas essas atividades devem ser realizadas em um local amplo e que lhe dê segurança de movimentação e execução dos exercícios.
Além disso, o ideal é que você peça a um profissional para lhe passar os melhores aeróbicos de acordo com sua condição física e limitações para que não haja nenhuma lesão provocada por erros.
Gostou dessas atividades? Tem mais alguma sugestão? Deixe aqui nos comentários e compartilhe este artigo.