O Brasil é um país que conta com milhões de atletas dos mais variados esportes. E o fisiculturismo é uma das modalidades que tem ganhado relevância cada vez maior, formando grandes desportistas. Um dos ícones do fisiculturismo nacional é Fernando Sardinha.
Você é fã da modalidade? Então acompanhe o post e conheça a trajetória desse fisiculturista!
Quem é Fernando Sardinha?
Fernando Luiz — ou Fernando Sardinha, como ficou conhecido no país — é um atleta de fisiculturismo nascido em 18 de novembro de 1969. Tem, portanto, 48 anos. Ele é natural de Ribeirão Preto, uma das maiores cidades do interior de São Paulo.
Sardinha começou a treinar com 15 anos de idade e, praticante de artes marciais, começou a fazer musculação com o objetivo de melhorar o seu condicionamento durante as lutas. Foi quando descobriu sua verdadeira paixão e, a partir daí, começou carreira de bodybuilder.
O apelido
Na academia onde malhava, todos os atletas tinham o apelido de um peixe. Fernando, por ser um dos menores, foi chamado de “Sardinha”. A alcunha pegou e hoje é como o atleta é conhecido.
O apoio
No início da carreira, Fernando Sardinha — assim como muitos atletas de fisiculturismo — não tinha o apoio dos familiares, e principal causa disso era a desinformação a respeito do esporte. Mas, conforme o atleta foi conquistando seu espaço nesse mercado e a família começou a entender a modalidade, Sardinha se tornou um orgulho para todos.
Como começou sua carreira de fisiculturista?
Sardinha sempre diz que desde que começou a treinar seu objetivo era ser atleta profissional. E seus esforços deram muito resultado. Sua primeira competição oficial foi o Campeonato Paulista de 1989, na categoria Júnior leve (até 70 kg). Aos 20 anos de idade, ele conquistava o primeiro título da sua carreira.
O palco é seu melhor momento
É quando está no palco competindo que Fernando se sente à vontade. Ou, como costuma falar, é onde mostra o seu lado verdadeiro: disciplinado, ele demonstra que trabalha muito e o faz com o coração.
O fisiculturismo como esporte
Atualmente Sardinha pode viver do esporte. Uma situação que, infelizmente não é possível para muitos atletas do fisiculturismo. Fernando conseguiu vencer as dificuldades e o preconceito e os patrocínios, eventos, palestras e cursos relacionados à modalidade são suas fontes de renda. Pode-se dizer que Fernando Sardinha é empresário do esporte e um personal trainer.
Como é o treinamento e a preparação?
Fernando Sardinha reside em Ribeirão Preto, sua cidade natal. Lá, montou sua própria academia. A Sardinha’s Gym é onde ele treina e se prepara para as competições. Esse espaço foi criado para proporcionar um ambiente ideal para os treinamentos. Mesmo os frequentadores da academia que não são atletas se sentem parte de um time vencedor e isso melhora o desempenho de todos.
Fernando costuma fazer sessões de treinos não muito longas, em torno de 45 minutos. O foco é a execução correta dos exercícios e a alta intensidade. Abaixo, vemos um exemplo de sequências que ele costuma executar, divididas em 5 etapas:
-
treino A: peito, parte frontal e lateral do ombro e panturrilha;
-
treino B: costas, lombar, posterior do ombro e abdômen;
-
treino C: quadríceps (anterior da coxa), glúteos, adutores e abdômen;
-
treino D: isquiotibiais (posterior da coxa) e panturrilhas.
A música é parte da rotina e, na Sardinha’s Gym, até a trilha sonora é selecionada para estimular a prática de atividades físicas.
Quais são as medidas de Fernando Sardinha?
Fernando é um atleta de elite e, portanto, acaba participando de competições importantes durante o ano todo. Como na rotina de qualquer atleta, existem os períodos onde ele entra em off, que é o descanso após um ciclo de competições antes de se preparar para outro. Nesse período suas principais medidas são:
-
altura: 1,64 m;
-
peso: 132 kg;
-
braços: 50 cm;
-
antebraço: 40 cm;
-
tórax: 132 cm;
-
quadril: 106 cm;
-
coxa: 74 cm;
-
cintura: 86 cm;
-
panturrilhas: 48 cm.
Quantos títulos o atleta detém?
Sardinha, em 26 anos de carreira, competiu e venceu alguns dos maiores torneios do Brasil e do mundo. Ao todo, ele detém 69 títulos e 74 troféus. Confira os que merecem destaque:
-
Campeão Brasileiro;
-
Vice-campeão Mundial;
-
3º colocado no Mr. Universe;
-
Bicampeão Paulista do Interior;
-
Tricampeão Paulista e overall;
-
Bicampeão do Troféu Brasil e overall;
-
Campeão do Duelo de Gigantes e overall;
-
7 vezes o Melhor posador do Brasil.
Como é a dieta do campeão?
Fernando é adepto de fazer dieta durante o ano todo. Isso significa que são 365 dias de dedicação total à alimentação balanceada. Mesmo quando tem os seus “dias do lixo”, acaba optando por alimentos diet ou light e, raramente consome um sorvete ou uma pizza, por exemplo.
Em seu cardápio estão presentes o frango e o corte patinho como principais carnes. Outras fontes de proteínas utilizadas por Sardinha são os ovos, o salmão e o Whey Protein. Já os carboidratos mais comuns no prato do fisiculturista estão macarrão integral, farinha de aveia, pães e torradas integrais e frutas.
Como todo atleta de elite, a suplementação é obrigatória. E os principais utilizados por ele são:
-
Whey Protein isolado;
-
Creatina;
-
Maltodextrina;
-
BCAA;
-
Glutamina;
-
Nona-pró (9 proteínas);
-
Multivitamínicos.
Quais são os ídolos de Fernando Sardinha?
Todo atleta que começa a praticar um esporte tem alguns ídolos como referência. Sardinha dividiu os seus de maneira interessante:
-
Arnold Schwarzenegger: o maior símbolo de vitória, que conquistou tudo que se propôs a fazer.
-
Ronnie Coleman: Sardinha o define como uma “aberração genética” de força, volume e definição.
-
Jay Cutler: é o fisiculturista mais disciplinado e profissional da história.
-
Dorian Yates: o mais estudioso, que levou o esporte a um novo nível de definição e volume muscular.
-
Milos Sarcev: é considerado o fundador daquilo que, para Fernando Sardinha, é a melhor academia do mundo, a Koloseun Gym.
-
Shaum Rey: é definido como o mais completo fisiculturista.
No Brasil: os grandes nomes do fisiculturismo para Sardinha são:
-
Fernando de Noronha;
-
Paulo Lima;
-
Éric Oishi;
-
Norton Murayama;
-
José Carlos dos Santos;
-
Charles Mário Soares;
-
Eduardo Corrêa;
-
Wilson Santos;
-
Júlio Cezar Balestrini.
Essa é a história do primeiro atleta da nossa série sobre fisiculturistas famosos. Como você pode perceber, o fator determinante para o sucesso de Fernando Sardinha é a dedicação, a disciplina e o foco. Algo comum à maioria dos grandes bodybuilders.
Quer saber mais sobre fisiculturismo e treinamentos de hipertrofia? Então curta nossa página no Facebook!