A busca por qualidade de vida é meta de todo o ser humano. Não existe nenhuma pessoa que não almeje características que possam melhorar sua vida consideravelmente.

No entanto, alguns obstáculos aparecem no meio do caminho e fazem com que você demore um pouco para alcançar uma vida melhor.

Principalmente quando esses obstáculos se referem a hábitos ruins que são difíceis de serem mudados.

Seja na parte de alimentação, ou comportamental e até mesmo em sua rotina, os maus hábitos estão ali te cercando a qualquer custo.

Se você quer e espera melhorar sua vida consideravelmente e está disposto a largar os fatores que te impedem melhorar sua qualidade de vida, então continue lendo este artigo.

Como Obter Maior Qualidade De Vida Se Livrando De Hábitos Ruins?

qualidade-de-vidaA qualidade de vida é assunto muito falado pelos veículos de comunicação e principalmente entre grupo de pessoas que buscam melhorar suas vidas.

Especialmente, de forma natural através da busca de uma alimentação saudável, exercícios frequentes e convívio social sadio.

No entanto, nem todas as pessoas conseguem se dar ao luxo de ter uma qualidade de vida boa.

O termo em si representa o equilíbrio entre diversos fatores que englobam a vida em seu dia a dia.

Pessoas que consideram ter uma qualidade de vida geralmente integram três pontos para que se chegue a essa conclusão:

O principal inimigo na busca de uma vida melhor é o sedentarismo. Ele, é tido como o principal gerador de riscos de mortes súbitas.

Além disso, o sedentarismo está presente no diagnóstico de inúmeras outras doenças como a obesidade, doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, entre outras mais.

Para combater isso, muitas pessoas conciliam as práticas de atividades físicas com as práticas de alimentações saudáveis.

E adotar esse hábito, traz benefícios não só aos pontos que inicialmente foram o foco para serem tratados, mas também, se interligam a melhora da qualidade do sono, provê a eliminação do excesso de peso, melhora a autoestima e também reduz a ansiedade.

A chave para uma qualidade de vida saudável está em entender a co-relação ente os principais aspectos citados a cima que permitem que o bem-estar seja promovido no seu cotidiano.

Sendo assim, cada vez mais tem sido estudado a relevância da saúde mental. Segundo a OMS, a definição de saúde está interligada com o bem-estar mental e físico, completos.

Como os hábitos ruins interferem na qualidade de vida?

Inúmeros hábitos ruins interferem na qualidade de vida mental, social e alimentar. E a longo prazo, esses hábitos podem ser prejudiciais para sua vida.

Por exemplo, pessoas que dormem por muito tempo ou então dormem muito pouco. Estas pessoas estão mais propensas a terem um risco de doenças relacionadas ao coração de modo mais rápido que outras.

Hábitos ruins como não utilizar um protetor solar sem ser apenas ao ir à praia, deixam a pessoa propensa a desenvolver câncer de pele e envelhecimento precoce.

Quando o assunto são hábitos alimentícios, fica ainda mais difícil de mudar. Aqui, inúmeras questões podem aparecer como, diabetes, AVC, acumulo de gordura nos vasos sanguíneos, obesidade, hipertensão, entre inúmeros outros fatores.

Por isso que a alimentação juntamente com a prática de exercícios físicos, são as primeiras opções de mudanças quando o assunto é qualidade de vida.

No entanto, sabemos o quão difícil é mudar um hábito. Na verdade, nenhum hábito é capaz de ser mudado da noite para o dia.

Fato é que, a mudança leva tempo. Segundo teorias, levam cerca de 21 dias para que uma pessoa se habitue a um novo estilo de vida exercitando esse novo hábito, sem que o deixe desmotivar ou desistir.

Sendo assim, acabam por ressignificar os velhos hábitos por novos mais saudáveis.

Os hábitos que interferem em seus ganhos:

Para quem treina e foca no ganho físico, os piores hábitos que interferem em uma qualidade de vida sem dúvidas, estão relacionados a alimentação e atividades físicas.

Por exemplo, quem treina e pretende ganhar massa mas tem como hábito comer gordura, fritura  entre outras comidas não saudáveis, acabam interferindo em seu treino de ganho.

Pois todo o exercício feito para eliminar gordura e dar destaque muscular, é substituído rapidamente por mais gordura.

Por isso é indispensável que o foco na alimentação de quem se exercita seja mais saudável e tenha como destaque em seu cardápio alimentos que contenham proteína, vegetais, carboidratos, entre outros.

Hábitos alcoólicos também são extremamente prejudiciais. Além de aumentar as chances de desenvolvimento de câncer no fígado, boca, garganta, cólon, e esôfago, a bebida também é prejudicial para a formação de músculos definidos.

Além disso, deixar de praticar exercícios constantemente é extremamente danoso ao corpo, pois você acaba não criando memória muscular, assim como também não mantém a perda de peso.

Quando você foca em prestar atenção ao seu corpo, isso reflete em outras partes da sua rotina de maneira geral. Assim como também ao não dar a atenção devida à ele interfere em outras áreas.

Ter a percepção de qual estilo de vida você deseja para o seu futuro é imprescindível para questionar o quão disposto você está para que sua vida seja mudada.

Dicas para eliminar seus maus hábitos

  • Não acabe com um hábito ruim, substitua-o por um novo só que saudável;
  • Não mude vários hábitos de uma só vez;
  • Faça anotações e mantenha sua força de vontade;
  • Estipule uma data para começar sua nova rotina;
  • Não tenha pressa de mudança;
  • Comece por algo fácil;
  • Dívida seu hábito novo em blocos de tempo para que não se canse.

Conclusão

qualidade-de-vidaMais do que propor uma meta de não realizar tal coisa, planeje em como irá realizar a sua meta cotidiana.

Isso vai de pensamentos à atitudes.

Como dissemos, um hábito não desaparece da noite pro dia, é necessário que ele seja trabalhado constantemente para que sua qualidade de vida seja alcançada.

Sendo assim, nos conte aqui nos comentários o que você tem feito para que os maus hábitos não interfiram na sua vida e nos conte o que tem te ajudado a se manter em foco. Compartilhe este artigo!

Avatar
Escrito por Lincoln Oliver