Veja Como A Atividade Física Faz Bem Para O Coração

Você sabia que a atividade física faz bem para o coração reduzindo muito os seus riscos de sofrer uma doença cardíaca?

Uma pessoa sedentária tem muito mais riscos em relação a saúde do coração do que uma pessoa que realiza atividade física frequentemente.

Isso acontece porque a atividade física traz muitos benefícios para o nosso corpo em geral, melhorando o seu funcionamento como um todo.

Mas, existem alguns tipos de exercícios que, segundo estudos, mostram um efeito melhor e mais significativo na nossa saúde.

Para entender esses benefícios e saber quais exercícios fazer, continue lendo esse artigo.

Como A Atividade Física Faz Bem Para O Coração?

Atividade-Física-Faz-Bem-Para-O-CoraçãoVocê sabia que realizar exercícios físicos pode reduzir de 30 até 70% os riscos de doenças cardiovasculares? Isso é muita coisa não?

Se você tem algum problema cardíaco, ou está com colesterol alto, principalmente o LDL, as atividades físicas podem ajudar nisso.

Ao realizar atividades físicas de maneira regular, você promove uma melhora na sua circulação sanguínea.

Assim, o seu sangue se distribui mais facilmente, evitando entupimento de artérias e veias. Fazendo com que o coração funcione da maneira correta.

Ainda, pode auxiliar pessoas que possuem problemas de veias e artérias entupidas, melhorando esse problema.

Afinal, uma pessoa sedentária tem mais chance de sofrer um ataque cardíaco ou até mesmo um AVC, em mais de 50% em relação a uma pessoa que se exercita.

Com o exercício físico, o seu sangue flui mais facilmente, da maneira correta, diminuindo complicações que podem ser gravíssimas.

Com isso, há a diminuição também da pressão sanguínea, e como consequência, o nosso coração sai fortalecido.

Além disso, ao se exercitar, o nosso corpo passa a produzir enzimas que não produzimos quando estamos sedentários.

Essas enzimas podem controlar o nível de gordura no nosso sangue, e, como consequência, diminuir o colesterol ruim, LDL, e aumentar o bom, HDL.

Ainda, o sistema cardiovascular está diretamente ligado ao respiratório. Com isso, a prática de atividade física não faz bem apenas para o coração, como também para a respiração e para o pulmão.

Assim, diversos exercícios são conhecidos por trazerem benefício para o sistema cardiorrespiratório, promovendo uma melhor resistência tanto cardíaca quanto respiratória.

Outro benefício é que a prática de atividades físicas, ao melhorar o seu condicionamento físico, regula a função miocárdica, que é o músculo do coração, que passa a se exercitar e trabalhar melhor quando você tem o costume de se exercitar.

Qual A Melhor Atividade Física Que Faz Bem Para O Coração?

Atividade-Física-Faz-Bem-Para-O-CoraçãoSempre ouvimos muito falar que os exercícios aeróbicos fazem muito bem para o coração, o que é verdade, claro.

Mas, muitas vezes esquecemos de falar sobre os benefícios que outros tipos de exercícios podem trazer para o coração.

Na verdade, estudos recentes mostram que os exercícios que demandam mais força são os que mais trazem benefícios para a nossa saúde cardíaca.

Ou seja, exercícios realizados no treino de musculação, como levantamento de peso.

Então, o recomendado para quem deseja melhorar a saúde do coração e reduzir significativamente o risco de doenças cardíacas é misturar diversos tipos de exercícios físicos.

Ou seja, o ideal é misturar atividades de resistência, equilíbrio, aeróbica e de fortalecimento. Pois, qualquer exercício auxilia na saúde do coração.

Com essa combinação, irá ocorrer uma melhora na sua respiração e, consequentemente, na frequência do seu coração.

Para ver esse resultado, o indicado é que você realize, pelo menos, 150 minutos de atividade física na semana.

Isso é na verdade bem pouco né? Isso é para você ver que pode ser simples melhorar a sua saúde.

Ainda, para você ter melhores resultados, o valor indicado seria cerca de 300 minutos na semana, incluindo musculação.

E quais exercícios de musculação podem ser aliados na luta contra doenças cardíacas e fazer bem ao coração?

Separamos 3 tipos de atividades físicas que fazem bem para o coração. Mas, lembre-se que exercícios aeróbicos também são excelentes para trabalhar o sistema cardiorrespiratório.

Ainda, exercícios como Yoga e Pilates são recomendados, por misturarem diversos tipos de exercícios em uma prática só.

Principalmente para pessoas que possuam algum tipo de problema muscular. Assim como algumas atividades, como natação, que podem ser excelentes para quem tem problema respiratório.

1. Exercícios com peso:

Um dos tipos de exercícios recomendados é qualquer um que tenha o levantamento de peso.

Ou seja, são os exercícios de musculação que realizamos na academia, e necessitam de uma maior força, seja por carga ou exercícios de aparelho.

Pois, eles exigem uma maior concentração e força, trabalhando assim o nosso sistema cardiorrespiratório como um todo.

Portanto, inclua sempre no seu treino alguns exercícios de musculação, incluindo aparelhos e cargas soltas.

2. Variações de agachamento:

O agachamento é um bom exercício para cuidar da saúde do nosso coração, porque ele é de força, mas trabalha também resistência e equilíbrio, por ser feito com o peso corporal.

Uma variação que pode ser muito benéfica para a saúde do nosso coração é o agachamento com salto. Nessa versão, ao subir você dá um salto, para trabalhar mais o seu sistema cardiorrespiratório.

A versão afundo também pode ser boa, pois mistura um pouco exercício muscular com aeróbico, uma vez que você deve se movimentar mais.

3. Prancha e Flexão:

Esses exercícios e suas variações também são excelentes atividades físicas para o bem do coração.

Pois, são exercícios de força, mas que trabalham muito a respiração, por ser com o peso corporal, melhorando a nossa resistência.

São muitas as variações, possuindo algumas que exigem maior força e concentração, recomendados para pessoas mais experientes.

Conclusão

Atividade-Física-Faz-Bem-Para-O-CoraçãoEntão, agora você já sabe porque a atividade física faz bem para o coração e que tipos de exercícios você pode fazer para melhorar a sua saúde.

Lembrando que, apesar da musculação ser muito boa para o coração, todas as atividades físicas são.

O importante é você se exercitar, dentro dos seus limites, para melhorar a sua saúde e aumentar a sua longevidade.

Ainda, cuidado para não exagerar, faça tudo de acordo com as suas limitações, buscando um profissional em casos necessários.

E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui o seu comentário.

Avatar
Escrito por Lincoln Oliver