tempo para treinar

Com a agitação do dia a dia, muitas vezes é difícil encaixar na agenda um tempo para treinar alguma atividade física. Mas você sabia que um dos maiores fatores do sedentarismo é justamente a falta de tempo? Por isso, driblar esse empecilho é fundamental para ter um estilo de vida saudável e sempre em equilíbrio.

No post de hoje, você verá que a falta de tempo para treinar não é desculpa para ficar parado. Veja as nossas dicas!

Organize a sua rotina e tenha tempo para treinar

Esse é o primeiro passo para quem está sofrendo com a falta de tempo para treinar. Afinal, com a rotina desorganizada, fica realmente difícil encaixar as atividades físicas diárias.

Por isso, o ideal é anotar em um calendário ou cronograma todas as tarefas da semana e, assim, verificar qual é o tempo livre de cada dia para inserir no planejamento um tempo para se dedicar aos exercícios.

É importante priorizar em cada dia somente aquilo que será feito, as demais possibilidades deverão ficar em segundo plano.

Aproveite o tempo livre

Existem alguns momentos no dia que podem ser aproveitados para a prática de exercícios físicos. Se você costuma ir de ônibus até o trabalho, por exemplo, considere descer dois ou três pontos antes do seu destino para caminhar até o local. Caso costume ir de carro, estacione o automóvel um pouco mais longe do destino para fazer uma caminhada até o trabalho.

Pode parecer pouco, mas 20 minutos de caminhada já são um grande avanço e não deixam de ser uma atividade física que proporciona benefícios para o corpo e para a mente.

Ainda sobre aproveitar o tempo livre, procure se alongar durante alguns minutos do dia — seja no trabalho ou durante a aula —; isso melhora a respiração e relaxa os músculos.

Vá à academia no horário de almoço

Outra dica para quem sofre com a falta de tempo para treinar é usar o horário de almoço para ir à academia. Se o seu trabalho fica perto de alguma, esse é o melhor momento para encaixar os exercícios em sua rotina.

Reserve cerca de 30 minutos para se alimentar e mais 30 minutos para treinar, por exemplo. Use o tempo livre para comer uma fruta e trocar de roupa.

Treine aos finais de semana

Para quem trabalha ou estuda a semana inteira, o ideal é se dedicar às atividades físicas nos finais de semana da melhor maneira possível.

Uma estratégia interessante é treinar no sábado de manhã e no domingo no final da tarde. Dessa maneira, o corpo se recuperará melhor entre os treinos, aumentando as chances de fazê-los sempre com mais qualidade.

A segunda dica é não deixar que o restante da semana seja de sedentarismo. Sempre que puder, faça uma caminhada curta, pois, independentemente do seu objetivo (emagrecer, ganhar massa, ter uma melhor qualidade de vida), essa atividade poderá aumentar as suas chances de alcançar bons resultados.

Invista no treino HIIT

O treino HIIT (high intensity interval training), ou chamado também de treino intervalado de alta intensidade, é um dos mais indicados a quem não tem tempo para treinar.

A modalidade consiste em exercícios aeróbicos que são realizados com alta intensidade e por um curto período de tempo intercalados com momentos de descanso.

Leia também: Quais Esportes Mais Queimam Calorias | Veja Os Top 10

É possível fazer o HIIT com diversos tipos de atividades: corrida, bike, natação, flexões, entre outras. O melhor de tudo é que esse tipo de treino não precisa ser feito diariamente. Basta reservar 30 minutos do dia e praticá-lo cerca de duas a três vezes por semana.

A modalidade proporciona diversos benefícios que vão desde melhoria no sistema respiratório até a perda de peso e o aumento de massa magra. Bacana, não é mesmo?!

Aposte em treinos com bi-set ou tri-set

Outra modalidade perfeita indicada para quem sofre com a falta de tempo para treinar é o bi-set. Ele consiste na realização de exercícios consecutivos para o mesmo grupo muscular, porém sem descanso. O objetivo principal é o aumento de massa muscular.

O tri-set, por sua vez, utiliza uma variação de 3 exercícios consecutivos, sem descanso, também para o mesmo grupo muscular, bem semelhante ao bi-set.

Acorde mais cedo

Muitas vezes, a falta de tempo para treinar pode ser resolvida com um simples passo: acordar mais cedo. Se essa é a única maneira de encaixar as atividades físicas em sua rotina, invista no hábito. No início, pode parecer difícil e, por isso, uma boa dica é pensar sempre nos benefícios e bons resultados que levantar naquele horário poderá trazer para a sua vida.

Lembre-se: praticar exercícios no período da manhã também proporciona mais energia e entusiasmo no decorrer do dia.

Mantenha sempre uma alimentação saudável

Aqui vai o alerta: de nada adianta organizar a sua rotina para eliminar a falta de tempo para treinar se a sua alimentação não for saudável.

Consumir alimentos leves e que são fontes de vitaminas e proteínas é essencial para fornecer energia ao corpo. Por isso, atente-se à sua dieta e, entre uma atividade e outra, coma frutas, legumes, verduras e, claro, beba muita água para manter o corpo sempre hidratado.

Se você costuma comer fora, prefira sempre saladas, suplementos e alimentos que sejam fontes de proteína. Caso leve marmitas, prepare-as para a semana inteira e opte sempre por saladas frescas e alimentos leves e ricos em proteínas e fibras.

Faça exercícios dentro de casa

Se o único momento livre do dia for aquele no qual você chega em casa, aproveite para treinar.

Reserve um espaço na casa para realizar as atividades, coloque uma música de fundo e foque nos exercícios para pernas, braços e abdome — que não precisam de aparelhos específicos. Dedique alguns minutos para essas atividades diariamente e, assim, crie uma rotina fixa.

A falta de tempo para treinar é um dos maiores empecilhos que milhões de brasileiros enfrentam, e, por causa isso, deixam de lado a saúde do corpo e da mente. Com pequenas mudanças nos hábitos, é possível retomar as atividades e garantir um estilo de vida muito mais saudável e feliz.

O que achou das nossas dicas? Para ficar sempre por dentro das novidades do blog, assine a nossa newsletter. Basta cadastrar seu e-mail!

tempo-para-treinar

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha