foco na dieta e nos treinos

Você já teve que viajar, seja a negócios ou por lazer, e viu seus resultados da academia irem por água abaixo? Viajar sempre significa uma quebra na rotina, o que pode ser bom ou ruim, dependendo do ponto de vista. Para quem treinou o ano todo em busca do corpo perfeito, e faz tudo para manter o foco na dieta e nos treinos, as viagens têm grandes chances de representar uma perda dos resultados conquistados ao longo do ano às custas de muito treino e dieta.

Existem estratégias para evitar enfiar completamente o “pé na jaca” enquanto sai da rotina e esse é o tema do artigo de hoje. Se você quer saber como manter o foco na dieta e nos treinos durante as viagens, continue a leitura. Aqui, vamos falar da importância de manter esse objetivo e como fazer para que isso aconteça da melhor forma possível. Confira:

Tenha um bom planejamento para manter o foco na dieta e nos treinos

Como em qualquer coisa que fazemos na vida, uma viagem requer um detalhado planejamento, principalmente quando, além de aproveitar o objetivo do passeio, seja se divertir ou mesmo trabalhar, você pretende manter o foco na rotina fitness.

É muito importante saber exatamente quais serão as condições da viagem, como meio de transporte e duração, onde será hospedagem, quais serão as atividades realizadas e o quanto de energia necessitam. Para isso, faça uma pesquisa da disponibilidade de mercados e restaurantes, das condições do hotel (se possui frigobar, academia ou áreas abertas), calcule quantas refeições serão feitas, quais os momentos de descanso e tudo que é preciso para evitar ao máximo sair da rotina de treinos e dieta.

O planejamento é importante para evitar surpresas desagradáveis que podem te impedir de treinar ou encontrar alimentos de qualidade no local visitado. Com a rotina prevista, será muito mais fácil adaptar a viagem para que você não perca massa muscular ou ganhe gordura em excesso.

Procure lugares para treinar

Não é porque você está fora da sua academia que deve deixar os treinos de lado! Por mais que muitas vezes não dê para seguir a periodização dos treinos usual durante as viagens, manter um nível de atividade muscular é fundamental para a volta à rotina.

Vimos que o planejamento é fundamental, então, uma dica valiosa é: na hora de escolher o hotel, priorize aqueles que possuem academias, já que dificilmente alguém vai se matricular em uma durante os dias que estiver em outra cidade. Mesmo que não seja possível manter exatamente a mesma sequência de exercícios ou contar com o auxílio dos professores já conhecidos, na academia do hotel você vai poder treinar todos os grupos musculares e ainda manter o condicionamento físico em dia.

Em casos em que não é possível treinar em uma sala com aparelhos de musculação, existem algumas alternativas. A primeira delas é correr em áreas abertas, como parques e praias ou mesmo fazer caminhadas mais longas (você pode evitar o uso de transporte público, por exemplo). Assim, seu corpo não se acostuma ao sedentarismo momentâneo.

A segunda dica é praticar exercícios com o peso do próprio corpo, também em parques, em áreas abertas e até mesmo dentro do quarto de hotel. Você pode fazer exercícios, como agachamentos, flexões, abdominais ou pular corda, de acordo com a orientação de seu personal.

Hidrate-se bem

Durante passeios mais longos, nem sempre temos disponível, a todo momento, a quantidade de água a que estamos acostumados. Se você tem o hábito de fazer a sua hidratação de maneira correta, logo seu corpo vai perceber que existe algo errado. Para evitar problemas como a desidratação, sobretudo nos períodos mais quentes, certifique-se que terá sempre água acessível para o consumo e em boa temperatura. A dica é ter sempre garrafinhas que conservem a temperatura fresca ou gelada ou até mesmo levar uma bolsa térmica com gelo. Se quiser, bebidas isotônicas também podem ser interessantes por repor os sais minerais perdidos.

Cuide da alimentação

Tão importante quanto manter os treinos durante a viagem é cuidar da alimentação. Quando estamos em nossas casas, é fácil seguir dietas e não perder a linha. No entanto, nem sempre é possível comer de forma saudável quando estamos fora. Seja por não ser fácil comprar e armazenar ou pelo fato de os fast-foods se mostrarem a opção mais prática, uma alimentação desequilibrada provavelmente vai te dar muita dor de cabeça.

Se você quiser evitar as escorregadas das viagens, alguns passos podem te ajudar:

1. Faça marmitas

As marmitas são ótimas aliadas à dieta, já que você pode colocar exatamente o que foi prescrito pelo nutricionista e ainda ter certeza da qualidade dos alimentos. Você pode usá-las durante o percurso da viagem ou planejá-las para se alimentar durante os dias que estará fora. Mas lembre-se de cuidar do armazenamento: use bolsas térmicas para transportar e opte por congelar quando o período for maior que um dia.

2. Compre alimentos in natura

Se for possível preparar o próprio alimento, você pode ir ao supermercado e comprar os alimentos que está acostumado e prepará-los de forma segura.  Além de ter uma comida fresca, ainda evita o risco de contaminações e de tentações fora do plano alimentar.

3. Pesquise os restaurantes

Procure restaurantes que ofereçam opções saudáveis no cardápio, como carnes magras, vegetais e gorduras boas. Em diversos casos, é possível até pedir um prato personalizado, que não esteja no menu. Para isso, vale uma boa conversa!

4. Leve seus suplementos

Os suplementos são aliados nas viagens, principalmente quando você já tem o hábito de ingeri-los. Por isso, não deixe de levá-los sempre que possível, pois nunca se sabe quando será preciso uma ingestão de proteínas rápida ou energia para pré e pós treinos. Um shake é muito bem-vindo nesses casos!

Busque orientação profissional

Antes de viajar, converse com seu personal sobre a rotina de treinos no período em que estiver fora e peça orientações sobre quais exercícios podem ser executados. Se possível, também procure assistência na academia local e não realize atividades físicas sem orientação.

Para manter a dieta, consulte seu nutricionista e peça dicas para manter um plano alimentar que não prejudique os resultados alcançados, pensando sempre em substituições inteligentes, de acordo com as opções encontradas em cada local.

Com essas dicas de como manter o foco na dieta e nos treinos, você vai poder aproveitar as viagens da melhor forma possível. E lembre-se: busque sempre o equilíbrio, ou seja, treine, mas também procure relaxar e mantenha a dieta, mas sem deixar de conhecer a culinária local.

E aí, gostou das nossas dicas? Que tal contar para seus amigos compartilhando este post em suas redes sociais?

 

foco na dieta e nos treinos

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha