Você chegou a uma etapa de sua vida em que percebeu o quanto o exercício físico é importante para a sua saúde e o bem-estar? A partir dessa conclusão, resolveu iniciar alguma atividade física, mas não sabe ao certo se o melhor é começar sozinho ou contar com a ajuda de uma assessoria esportiva?

Nesse post vamos ajudar você com essas questões! Com certeza, contratar uma ajuda profissional é a melhor escolha, pois essa opção conta com inúmeros benefícios para o praticante de atividades físicas.

Se você que ainda está na dúvida, criamos esse post com algumas dicas explicando por que se deve contar com uma assessoria esportiva na hora do treinamento. Acompanhe!

Orientação – Assessoria Esportiva

Quando se conta com uma assessoria esportiva para auxiliar nas atividades físicas, há uma melhor orientação do que quando uma pessoa simplesmente começa a treinar sozinha. E isso reflete diretamente no desempenho e, principalmente, no resultado que se obterá.

Muitas vezes, ao se exercitar sem orientação, o indivíduo não consegue ter um treino adequado para as metas que deseja alcançar e, além de perder tempo, possivelmente o treino poderá acarretar algum tipo de lesão, por ser feito de maneira incorreta.

O treino com o acompanhamento de um profissional capacitado é muito mais produtivo, seguro e focado nas necessidades de quem pratica a atividade física.

Periodização

A periodização de treinamento é o planejamento da variação de exercícios, agrupados de acordo com a parte do corpo que é exercitada em determinado período de tempo.

Essa organização, e a escolha adequada do que será feito, permite que o atleta tenha uma melhor evolução, fazendo-se notável a mudança do corpo, da força e do movimento realizado em cada exercício.

Para conseguir realizar a periodização de maneira adequada, a ajuda de um profissional capacitado se faz indispensável.

Ajuste regular no treino

Quem treina sozinho não sabe o momento adequado de ajustar o treino, seja na troca do exercício ou até mesmo no ajuste de peso ou repetição.

Além disso, nem todo o treinamento faz efeito em todo mundo, e um profissional capacitado conseguirá perceber isso e fazer os ajustes necessários para que se consigam os resultados esperados.

Outro problema relacionado com o ajuste do treino é quando o atleta está com alguma dor em determinada região. O assessor esportivo saberá exatamente como substituir o exercício de maneira adequada, cuidando para que não haja perda de performance.

Desenvolvimento da parte técnica

O desenvolvimento da parte técnica do treinamento é uma etapa importante que proporciona um ganho grande quando é realizada com um acompanhamento.

Por meio da assessoria esportiva, há uma constante correção do movimento da pessoa, além de ser ensinado exatamente como deve estar posicionado o corpo, quais os músculos necessitam contrair em cada movimento e como funciona a respiração em cada exercício.

Variedade de exercícios

A variedade de exercícios e modelos de treinamento é um dos motivos que faz da assessoria esportiva uma excelente alternativa. Normalmente o treino de uma pessoa que se exercita sozinha está condicionado a poucas variedades por dois motivos: a pessoa não conhece muitas opções e em grande parte das vezes ela não sabe como executar de maneira correta outros exercícios.

Essa limitação acaba deixando o treino com pouca variedade, entediando os atletas e fazendo com que eles possam desistir precocemente. A assessoria esportiva conta com inúmeras possibilidades e inclusive com exercícios que podem ser adaptados ou reformulados de acordo com as condições que se encontram no dia.

Um treino ao ar livre em dia de chuva, por exemplo, pode ser remodelado para ser realizado em um espaço diferente, com menos materiais. Ou um dia em que a pessoa necessite se exercitar por menos tempo também pode ser encaixando na rotina, por meio do uso da variedade de exercícios.

Estabelecimento de metas viáveis

As metas são objetivos importantes que devem ser estabelecidos antes mesmo do treinamento iniciar. Uma pessoa sozinha pode criar objetivos muito difíceis de serem atingidos, e por essa razão acabar se desmotivando e até mesmo abandonando o treino.

A principal tarefa na hora de escolher as metas de cada etapa é que elas sejam atingíveis. Ou seja, precisam estar de acordo com a capacidade física, com o condicionamento e com a disponibilidade de treino de cada pessoa.

Motivação

Mesmo que uma pessoa seja apaixonada por determinada prática esportiva, em algum momento do dia, da semana ou do mês ela vai acabar se desmotivando. Esse desinteresse acontece aos poucos, até que o exercício físico é deixado de lado por completo.

Quando existe um treinador para motivar essa pessoa, esse abandono torna-se muito mais difícil de acontecer. O acompanhamento de uma assessoria esportiva faz com que o praticante fique constantemente mais motivado em alcançar os seus objetivos, uma vez que há alguém o incentivando e o lembrando que não deve desistir.

Comprometimento entre professor e aluno

O comprometimento é um fator que conta positivamente a favor daqueles que optam por contar com uma assessoria esportiva. Quando se treina sozinho, qualquer coisa é desculpa para se deixar o treino para outro dia.

Um convite para sair, por exemplo, é usualmente aceito quando se treina sozinho, pois não há um compromisso firmado em determinado dia e horário. Já no treino com a assessoria esportiva, a pessoa terá mais motivação em responder que naquele horário não pode, pois já está marcado seu treino, sugerindo outro dia.

Esse comprometimento só existe quando há outro lado que faz parte do processo. É muito difícil que as pessoas tenham esse compromisso consigo mesmas, por isso, contar com a ajuda de um treinador capacitado é mais interessante do que treinar sozinho.

O exercício físico somado a uma alimentação saudável é uma meta de vida que muitas pessoas vêm buscando. Para que se tenha um melhor resultado, economizando tempo e otimizando o processo, é indispensável que se conte com a ajuda de profissionais desenvolvidos e capacitados.

Se você curtiu o post, se interessou pelo assunto e gostaria de saber um pouco mais a respeito da assessoria esportiva, entre em contato conosco e descubra muito mais!

 

assessoria-esportiva

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha