pegar_muito_peso

Muitas pessoas acreditam que para ter um corpo bem definido e alcançar a hipertrofia é preciso pegar muito peso na academia. Porem, pensar dessa forma é um erro, pois nem sempre levantar muita carga é sinônimo de ganho muscular.

E nesse post, você vai entender melhor o porquê isso acontece, bem como os fatores que interferem diretamente na construção dos músculos.

Confira!

Veja também: Periodização de Treino.

Por Que Pegar Muito Peso Pode Não Gerar Hipertrofia?

O padrão de treino para hipertrofia sempre foi com cargas altas de peso e repetições menores e mais lentas. Dificilmente você vê um atleta ou alguém que deseja definir os músculos utilizando cargas mais leves. Especialmente quem já malha há muito tempo.

pegar_muito_peso

Porém, um estudo realizado nos EUA mostra que não é a carga que é responsável pelo ganho de massa e sim o tempo de esforço dispensado nesse movimento. Esse estudo concluiu que a hipertrofia muscular pode ser atingida sem a necessidade de pegar muito peso.

Tudo vai depender do esforço que você aplica nos treinos e não necessariamente na quantidade de peso que levanta por dia.

Carga x Movimento

Outro fator que explica porque pegar muito peso nem sempre é a melhor indicação para quem deseja definir os músculos é a relação Carga versus Movimento.

Quando uma pessoa levanta muito peso, ela acaba comprometendo o movimento correto a ser realizado. E isso implica em um rendimento ruim prejudicando a performance do treino.

A carga muito pesada compromete ainda a postura e acaba exigindo força de todo o corpo e não apenas do músculo em si.

Em contrapartida, cargas menores permitem que os movimentos sejam bem executados, beneficiando o resultado final do treino.

Pegar Muito Peso Inviabiliza Treinos Musculares Isolados

Treinos com pesos exagerados, além de comprometer a postura conforme mencionamos anteriormente, também impedem a realização de trabalhos focados em músculos específicos.

Isso porque, ao pegar muito peso, o músculo a ser trabalhado acaba necessitando do auxílio de outros grupos musculares próximo a ele para suportar a carga de força exercida sobre ele e, assim, completar a sequência de exercícios.

Treinando com cargas menores é possível trabalhar um músculo isoladamente e com isso garantir que todo o esforço realizado seja focado no músculo em questão. Isso vai garantir que o resultado de cada treino seja melhor, alcançando gradativamente a tão sonhada definição muscular.

Treinando Sem Lesões

Pegar muito peso pode comprometer seu músculo em diferentes aspectos, podendo causar até mesmo uma contusão.

Isso mesmo! Uma vez que um músculo foi lesionado, ele se torna mais suscetível a sofrer novas lesões. E a interrupção dos treinos por causa de uma contusão pode comprometer o seu desempenho nos treinos de hipertrofia.

Sendo assim, para não correr esse risco, o ideal é que você consulte seu personal para que seja definido uma quantidade de peso que não vai ultrapassar os limites do seu corpo e, com isso, lesões e prejuízos ao resultado final de seu treino sejam evitados.

Quantidade De Treinos Semanais

A quantidade de treinos semanais interfere diretamente no resultado dos treinos voltados para definição muscular. Para pessoas com menos tempo disponível o ideal é que se consiga treinar pelo menos 2 vezes na semana. O corpo é um indicador. E o treino deve exigir esforço de você, mas existe um limite entre esforço e exaustão que deve ser respeitado.

Um treino de 3 vezes por semana consegue dar um resultado melhor para aqueles que buscam a hipertrofia. A resistência muscular bem trabalhada, bem como o movimento feito de forma certa melhora sua postura e possibilita um ótimo resultado para o músculo.

Independentemente da quantidade de vezes semanal que você for realizar seu treino é importante que você realize uma pausa entre eles intercalando os dias para que o músculo possa descansar. Isso vai permitir uma reconstrução da musculatura. Então o caminho não é simplesmente pegar muito peso, músculo cansado não cresce!

Alimentação x Treino

Cerca de 40% do ganho de massa muscular está relacionado ao treino que você pratica. Os outros 60% está diretamente ligado àquilo que você come. Para o ganho de massa muscular é necessário uma alimentação rica em proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis. O excesso de alguns alimentos aliado a falta de outros pode prejudicar o resultado final.

pegar_muito_peso

Existem alguns mitos em relação a alimentação que acaba sendo muito utilizados por aqueles que estão em busca de uma hipertrofia muscular. Buscando alcançar o objetivo de ficar “grandão” alguns se utilizam de dietas desequilibradas com excessos e faltas que comprometem a saúde e não auxiliam no crescimento do músculos.

Cada organismo possui seu ritmo e suas necessidades, por isso é importante consultar um nutricionista para saber qual é a alimentação adequada para o seu objetivo. A dieta balanceada somada a treinos bem feitos com movimento certos e quantidade de peso correta com certeza fará com que você obtenha um resultado satisfatório nos treinos.

Resultados x Tempo

A ansiedade em chegar ao resultado é um inimigo constante para quem está em busca de um crescimento muscular saudável. Na busca desenfreada pela hipertrofia alguns investem em anabolizantes alcançando o resultado de forma rápida porem prejudicial para a saúde.

Entenda que não adianta você alcançar um resultado rápido, mas que é gerado por fatores que podem prejudicar seu bem-estar e qualidade de vida a longo prazo. A dedicação e a disciplina farão com que você alcance seu objetivo de forma gradativa e saudável. Além de uma alimentação saudável e equilibrada, você pode contar com suplementos alimentares que podem contribuir com seus músculos de forma saudável.

Outras Formas De Treino

Você pode alcançar seus objetivo fora da tradicional academia. É possível ganhar massa muscular através de modalidades que não vão fazer você Pegar muito peso. Modalidades esportivas: natação, ciclismo e corrida. Existem também modalidades de lutas que promovem o desenvolvimento dos músculos como: MMA e Muay Thai.

Como vimos nesse artigo, nem sempre pegar muito peso é o mais indicado para quem deseja ter músculos grandes e fortes. E você, o que acha desse assunto? Comente abaixo!

 

 

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha