Com certeza você já ouviu muito falar em proteínas que auxiliam no ganho de massa. Mas você já ouviu falar da importância do selênio na hipertrofia muscular?

É comum que as pessoas procurem os suplementos mais populares, buscando uma ajuda no crescimento muscular.

Mas, além de todos esses suplementos que temos disponíveis hoje em dia, são muitos os produtos naturais que podem nos auxiliar nesse processo.

Assim, esses alimentos se encaixam na nossa rotina e no nosso cardápio diário, sendo o selênio um deles.

Além dos macronutrientes, temos muitos minerais e vitaminas a nossa disposição, e que podem auxiliar na hipertrofia muscular.

Portanto, continue lendo esse artigo para saber sobre a importância do selênio na hipertrofia muscular e definição corporal.

Qual A Importância Do Selênio Na Hipertrofia?

Importância-Do-Selênio-Na-Hipertrofia-muscularA principal receita para atingir a hipertrofia muscular é treinar intensamente, certo? Bom, não é bem assim.

Claro que o treino intenso é fundamental para a construção muscular e a famosa hipertrofia.

Mas, a alimentação merece igualmente a sua atenção. Pois, muitas vezes a pessoa adota uma alimentação mais restrita, para construção de músculos.

Entretanto, essa alimentação se não for acompanhada e feita corretamente, pode gerar estresse no nosso corpo. E prejudicar o ganho muscular.

Ou seja, muitas vezes consumimos menos do que realmente precisamos. Assim, o treino acaba não sendo eficiente, por estarmos sem energia.

Ainda, essa falta de energia faz com que o nosso corpo não consiga se recuperar corretamente depois de um treino intenso.

Por isso, muitas pessoas buscam suplementos e micronutrientes para melhorar a alimentação e fortalecer o corpo para a hipertrofia.

Entre esses micronutrientes, o selênio na hipertrofia acaba se destacando pela sua importância.

Sendo assim, é um mineral-traço. Ou seja, um mineral que está presente e é essencial para várias proteínas que temos no nosso corpo.

Portanto, precisamos de pouco selênio por dia, cerca de 100 mg. Na verdade, ele já está presente no nosso corpo.

A sua função é ajudar em diversos processos do nosso organismo. Principalmente na recuperação e regeneração dos nossos músculos.

Por isso, acaba sendo muito útil para quem possui um treino intenso e deseja atingir a hipertrofia.

Pois, em um treino intenso, o nosso corpo se estressa, aumentando a produção de radicais livres.

Com isso, precisamos de mais antioxidantes no nosso corpo, para aumentar a defesa do nosso organismo.

E a importância do selênio na hipertrofia muscular, é que ele irá agir como antioxidante, combatendo esses radicais livres, e protegendo nossas células de possíveis danos.

Sendo assim, essa proteção auxilia na recuperação muscular, que é fundamental para que o processo de hipertrofia seja eficiente.

Benefícios Do Selênio Na Hipertrofia

Importância-Do-Selênio-Na-Hipertrofia-muscularA atuação do selênio contra os radicais livres no nosso organismo não é importante apenas para a hipertrofia muscular.

Pois, acaba auxiliando também o nosso corpo contra o envelhecimento precoce e diversas doenças relacionadas ao envelhecimento.

Sendo assim, atua também fortalecendo o nosso sistema imunológico, atuando nas inflamações.

Além disso, o selênio também age no nosso sistema endócrino. Pois, tem como função estimular a glândula tireoide.

E essa é a glândula responsável por regular o nosso metabolismo. O que é importante para a nossa saúde e também para a construção de massa muscular.

Ainda, é aliado do nosso sistema cardíaco, ao proteger o nosso sistema circulatório. Reduzindo assim o acúmulo de colesterol ruim e possíveis coágulos.

Mas, e a hipertrofia? Qual a importância do selênio na hipertrofia muscular, e como ele age na queima de gordura diretamente?

Pela sua atuação na tireoide, ele ajuda a acelerar o metabolismo. Sendo importante para o processo de queima de gordura.

Dessa maneira, torna possível que você queime gordura e caloria até mesmo quando está parado, fazendo nada.

Além disso, auxilia na recuperação pós treino ao proteger os seus músculos da ação dos radicais livres, como já foi falado.

Ao mesmo tempo, se o seu corpo estiver com deficiência desse mineral, você pode, com o tempo, sentir uma certa fraqueza muscular.

Portanto, ao incluir selênio na sua dieta, na quantidade ideal, você evita aquela sensação de fadiga e fraqueza pós treino, se sentindo com mais energia.

Onde achar selênio na alimentação?

Antes de falarmos onde você pode conseguir selênio para fortalecer o seu organismo, entenda que todo mundo tem selênio no corpo.

Por isso, essa “suplementação” é necessária apenas para pessoas que possuem deficiência de selênio, ou que treinem muito.

Então, se você tem um treino muito intenso, com uma dieta muito restritiva, o selênio na hipertrofia irá lhe ajudar muito.

Apesar de auxiliar na construção e no crescimento muscular, ele deve ser consumido com moderação, assim como tudo que comemos.

Pois, o seu excesso pode trazer problemas de saúde, e prejudicar o seu ganho, como por exemplo cansaço e enjoo.

Então, o recomendado é que você consuma até 400 microgramas por dia, e nunca mais do que isso.

Mas, onde achar o selênio no nosso dia a dia. São duas maneiras, por suplemento ou pelo alimento.

O selênio pode ser achado na maioria dos multivitamínicos que encontramos nos mercados e na farmácia.

Pode ser uma boa opção, principalmente, porque ele atua bem misturado com outras vitaminas, como a Vitamina E por exemplo.

Nesses casos, você irá ingerir em forma de capsula. Mas, na verdade, você consegue a quantidade ideal diária de selênio com uma boa alimentação.

Então, esses são os principais alimentos para você encontrar selênio e inserir esse mineral na sua alimentação diária:

  • Castanha-do-pará;
  • Ovo;
  • Feijão preto;
  • Uma fatia de pão integral;
  • Chia;
  • Arroz integral;
  • Aveia;
  • E lombo.

Portanto, se você tem uma alimentação equilibrada e saudável, provavelmente já consome muitos desses alimentos da lista acima.

Então, nesse caso, não é necessário suplemento. Mas, se você quer garantir, o ideal é consultar um nutricionista.

Conclusão

Importância-Do-Selênio-Na-Hipertrofia-muscularEntão, agora você entendeu melhor a importância do selênio na hipertrofia muscular e no seu corpo em geral.

Você pode encontrar esse mineral em muitos alimentos, ou até mesmo em forma de multivitamínico.

E aí, esse artigo foi útil para você? Se sim, deixe aqui o seu comentário.

Avatar
Escrito por Lincoln Oliver