Usar quinoa ou arroz em sua dieta, ainda pode ser um dilema para você. Afinal, qual das duas é a melhor para manter em uma dieta?

Uma alimentação balanceada é a chave de qualquer atividade que inclua uma vida saudável e o não sobrepeso.

No entanto, escolher entre alguns alimentos ainda é difícil para a maioria das pessoas. Seja por não saber qual escolher, ou por não saber qual encaixa melhor em determinada situação, quinoa ou arroz.

Seja qual for a questão, muitos recorrem a internet para tirarem suas dúvidas. Sendo assim, neste artigo, te contaremos tudo o que você precisa saber.

Quinoa Ou Arroz, Qual O Melhor Para Uma Dieta?

quinoa-ou-arrozHoje em dia, com variedades de informações circulando, opções de montar um cardápio saudável não faltam.

Assim aconteceu com a quinoa, que foi escolhida como uma alternativa no dia a dia de muitas pessoas e ocupa, por muitas vezes, o lugar do arroz em várias receitas. Mas, qual é melhor quinoa ou arroz?

Ambos alimentos, possuem benefícios valiosos em uma dieta para alguém que treina musculação.

A quinoa não é um grão, mas sim uma semente. É popularmente conhecida como sendo um cereal pois seu preparo é feita no fogo através do cozimento e é consumida como se fosse um grão.

Além disso, o seu perfil nutricional é muito equivalente à de um grão.

Benefícios da quinoa:

Os principais benefícios da quinoa é por ela ser um vegetal na qual oferece uma proteína completa, é rica em fibras e também minerais.

Por essa razão, acaba por ser uma proteína completa apesar de ser muito pequena.

Ainda, a quinoa oferece 9 aminoácidos fundamentais para que o organismo sustente o desenvolvimento dos músculos e não possui glúten.

Para que se tenha noção de seu benefício, um copo de quinoa possui 5 gramas de fibra alimentar, no qual é muito mais do que um arroz contém.

Além disso, para quem tem problemas intestinais, a fibra da quinoa ajuda na regularização, e ainda controla as doses de glicose na corrente sanguínea, ajudando então a diminuir o colesterol.

Por tantos benefícios, a quinoa ajuda no auxílio de controle de apetite e ainda te oferece sensação de saciedade por mais tempo. Seu grão é fonte de:

  • Magnésio;
  • Zinco;
  • Fósforo;
  • Manganês;
  • Ferro;
  • Cálcio;
  • Selênio;
  • Potássio.

Entre outros incontáveis benefícios.

Benefícios do arroz:

Um dos alimentos que não podem faltar no dia a dia do brasileiro, é o arroz. Além disso o arroz é de simples digestão, riquíssimo em fibras e ainda auxilia na redução da pressão das artérias.

Em uma dieta, o melhor arroz a se comer é o integral. Ainda, ele produz baixíssima gordura e sal, além disso, são livres de colesterol e gorduras trans.

O arroz se destaca pelos seguintes fatores:

  • Sem glúten;
  • Fonte fósforo;
  • Manganês;
  • Magnésio;
  • Selênio;
  • Zinco;
  • Cobre;
  • Cálcio.

Além da fácil digestão como dissemos acima, o consumo de arroz não causa nenhum tipo de problema gastrointestinal.

Além disso, é o principal alimento usado por profissionais que fazem fisiculturismo que precisam consumir uma grande quantia de carboidratos sem que haja problemas no intestino.

O arroz integral possui muito mais fibra comparado a outros tipos de carboidratos refinados, além disso, ele pode auxiliar na eliminação de gordura, fazendo com que a sensação de saciedade seja prolongada.

O Que Escolher, Quinoa Ou Arroz?

quinoa-ou-arrozNessa batalha, não há como dizer qual é mais saudável do que o outro, pois ambos têm suas propriedades que auxiliam na busca de uma dieta balanceada.

Sendo assim, escolher quinoa ou arroz não fará tanta diferença.

Então, ambos caminham juntos para que façam parte de um estilo de vida saudável. Os benefícios de ambas, seja quinoa ou arroz integral são extremamente semelhantes.

Então, onde pode ir quinoa em uma dieta, assim pode também o arroz e vice-versa. Você pode usar os dois para manter uma variação saudável no seu cardápio.

Opções de uso para quinoa e arroz:

Para quem está em uma dieta na qual precisa focar na redução de índices glicêmicos, então a quinoa pode ser uma opção, já que ela é uma semente que demora a ser transformada em glicose no sangue.

Para quem está em uma dieta equilibrada na qual o principal objetivo é o emagrecimento ou a manutenção do peso, então o arroz integral é uma opção a ser escolhida.

Se você é vegetariano e segue uma dieta restrita, então a quinoa pode ser uma boa opção para ser inclusa no seu cardápio pois em cada 100 gramas de quinoa, 10,9 miligramas de ferro. Isso garante um combate a anemia e assegura seu pique.

Para quem desenvolve uma dieta voltada para o crescimento muscular, então o arroz pode ser encaixado perfeitamente no dia a dia.

Pois sua ingestão produz energia e também é responsável pelo desenvolvimento de massa. Por ter digestão lenta, não produz elevações de açúcar no sangue.

Para uma dieta rica em nutrientes, além de não possuir gordura saturada, a quinoa traz uma proposta com inúmeros benefícios como o ômega 3, gordura boa, sem glúten e com baixo teor calórico.

Por ser rico em fibras, quem faz uma dieta voltada para o bem-estar corporal tanto de fora, quanto de dentro, ingerir arroz é uma ótima opção para auxiliar na preservação do intestino.

 Enquanto fibras insolúveis combatem a constipação, as fibras solúveis impedem que substâncias cancerígenas se fixem no colo retal.

Para quem quer modificar o cardápio e incluir sobremesas, a quinoa pode exercer bem esse papel e ser consumida com frutas ou então com leite, através de shakes. Pode ser ingerida como um cereal matinal e é uma ótima opção para incluir as fibras no café da manhã.

Conclusão

quinoa-ou-arrozQuinoa ou arroz andam juntos na busca de uma alimentação saudável.

Pensando em dietas, o arroz integral traz muito mais benefícios que o arroz branco por ser muito mais saudável e por conter mais fibras.

No entanto, se comparado com a quinoa, seus benefícios são quase os mesmos. Dessa forma ambos não contém glúten, são ricos em minerais, e na maioria das vezes, são aceitados pelo organismo de qualquer pessoa.

Dessa forma, basta que você apenas escolha para qual finalidade um seria melhor do que o outro.

O que achou de saber das propriedades de ambos os grãos? Nos conte nos comentários e compartilhe este artigo.

 

Avatar
Escrito por Lincoln Oliver