Qual Tipo De Óleo Mais Saudável Devo Consumir Na Dieta

Pensar qual é o óleo mais saudável para ser consumido em uma dieta é uma tarefa um tanto difícil, visto que os óleos ou gorduras são bastante recriminados e é, geralmente o que a maioria das pessoas buscam eliminar de suas vidas.

No entanto, o nosso organismo precisa de gordura para funcionar, pois delas é que se extrai a maioria das energias gastas no nosso dia a dia.

A substância tem um fator muito importante para que o corpo funcione de maneira correta.

Então, se você está de dieta e deseja saber quais gorduras são boas, continue lendo este artigo.

Qual O Óleo Mais Saudável Para Uma Dieta?

oleo-mais-saudavelConsiderada a fonte de energia para o nosso organismo, a gordura abraça outras funções como a construção de células e o mantimento da temperatura corporal.

Protegem também os órgãos vitais e são responsável pelo transporte de vitaminas e composição de enzimas, assim como hormônios e outras substâncias que ajudam o sistema imunológico.

A gordura, conhecida também como lipídeo, pode ser guardada em inúmeros locais do corpo.

Parte da gordura fica guardada sob a derme, e é popularmente conhecida como “pneuzinho”.

No entanto, existem ainda mais reservas de gordura sendo guardada dentro da cavidade abdominal, sobre os órgãos. Elas servem para protegê-los e preencher espaço.

A gordura que oferece mais risco ao organismo é chamada de gordura omental e fica localizada no abdômen.

Quando ela ultrapassa seu limite, os níveis de glicose, colesterol e pressão arterial podem aumentar devido o ocasionamento da síndrome metabólica.

Existem três tipos de gorduras nas quais o nosso organismo absorve.

  • Gordura Trans
  • Saturada
  • Gordura Insaturada

A gordura trans geralmente é desenvolvida através de um processo químico de hidrogenação, onde óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans. Pode ser encontrada em alimentos como biscoitos, batatas fritas, sorvete, etc.

Já a gordura insaturada pode ser achada nas formas monoinsaturadas e poli-insaturadas. Esta, se encontra em azeites, óleo de milho, amêndoas, castanhas, abacate, etc. Ajudam na produção do colesterol bom e evitam o acúmulo de placas e processos de inflamação obstrutivas.

A gordura saturada vem de produtos de origem animal. Seu excesso gera o aumento do colesterol ruim.

O óleo mais saudável para consumo com variedades:

Com inúmeras opções disponíveis nas prateleiras dos mercados, saber qual é o óleo mais saudável, se torna um pouco complicado.

Sendo assim, vamos mostrar aqui uma lista de óleos que podem ser consumidos sem problemas na sua dieta, contanto que haja equilíbrio, pois tudo em excesso faz mal.

1. Azeite de oliva

Rico em gordura monoinsaturada, é um clássico que todos já sabem dos benefícios. O azeite é um dos melhores óleos para cozinhar e pôr em alimentos. Ele tem o poder de auxiliar no controle do colesterol.

No entanto, seu uso para fritura não é indicado pois as temperaturas elevadas acabam por eliminar seus nutrientes.

2. Óleo de soja

O óleo de soja é o mais comum de ser usado no dia a dia, principalmente em frituras e qualquer alimento que necessite de um óleo para ir ao fogo.

O óleo de soja contém alta concentração de ácidos graxos, como Ômega 3 e 6. Por essa razão ele é considerado um óleo mais saudável, pois aumenta o nível de produção de colesterol bom chamado HDL.

3. Óleo de milho

O óleo de milho é cheio de ômega 6. Seu consumo também auxilia a nivelar os níveis de colesterol na corrente sanguínea.

Porém, ele não pode ser exposto a temperaturas acima de 180°C. Pois isso, assim pode fazer com que seus nutrientes se percam.

4. Óleo de girassol

Possui pouca concentração de gordura saturada, contém alta concentração de vitamina E e de substâncias antioxidantes.

Isso permite que o sistema imunológico seja fortalecido e o envelhecimento precoce, seja combatido.

Pode ser esquentado em uma temperatura de até 200°C.

5. Óleo de coco

O óleo de coco é famoso por inúmeros motivos. O principal deles é a usa usabilidade em diversas áreas como alimentação, cosméticos, produtos para cabelo, hidratante, entre outros.

O óleo de como pode ser considerado com um óleo mais saudável pois suas propriedades de vitamina E e antioxidantes, ajudam a combater fungos, parasitas intestinais, ajudam no emagrecimento e também protege o coração.

Uma de suas maiores qualidades, além de ser prático e usável em várias áreas, é que você pode coloca-lo sob temperaturas altas sem que ele deixe suas propriedades nutricionais de lado.

6. Ghee

Este não entra na classe de óleos, mas como sua origem é vinda da manteiga, podemos coloca-la na lista de óleos saudáveis para dieta.

O ghee nada mais é do que uma manteiga clarificada comumente usada na cozinha indiana e que se tornou popular na nossa cozinha também.

A manteiga clarificada pode ser produzida com leite de búfala ou de vaca. É muito mais saudável do que a manteiga normal e apresenta inúmeros benefícios para o corpo.

Além disso, ela é livre de lactose e não possui sódio.

7. Óleo de abacate

A composição do óleo de abacate é semelhante ao azeite de oliva. Sendo assim, tem presença significativa de gorduras monoinsaturadas e um pouco de gordura poli-saturada e saturada.

É resistente ao calor e é ótimo para ser inserido na culinária.

8. Óleo de palma

Conhecido também como azeite de dendê, é formada por gordura saturada.

É geralmente mais usado na fritura industrial, pois é um óleo menos vulnerável à oxidação. Pode então, ser utilizado repetidas vezes sem que haja mudança de sabor ou de cheiro.

No entanto, se ingerido em excesso, a gordura saturada pode interferir no funcionamento do coração.

Conclusão

oleo-mais-saudavelUm cardápio variado para quem está de dieta, deve conter algum tipo de óleo mais saudável em maior quantidade do que os óleos ruins.

No entanto, isso não significa que os óleos de colesterol ruim devam ser ignorados. Ambos devem andar em equilíbrio, pois servem de fonte de energia.

Sendo assim, sempre confira as tabelas nutricionais dispostas nos rótulos dos produtos. Lá, você poderá ver todas as informações necessárias para qual você necessita saber sobre os componentes dos alimentos.

Este artigo foi útil para que você soubesse qual óleo é mais saudável para sua dieta? Então comente aqui e deixe-nos saber!

Avatar
Escrito por Lincoln Oliver