Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente 25% da população mundial é sedentária. E com os avanços tecnológicos e as facilidades que eles trazem, cada vez menos pessoas têm realizado atividades físicas. Com isso, a quantidade de problemas desencadeados pelo sedentarismo tem aumentado, tais como: diabetes, hipertensão, obesidade, entre outros. Esta é uma realidade comum no Brasil. Contudo, esse cenário só persiste porque muita gente não entende quais são os verdadeiros motivos para sair do sedentarismo.

E você, sabe por que largar o sedentarismo e começar uma atividade física hoje mesmo é uma ação tao importante? Sera que a simples pratica de exercícios físicos regulares tem o potencial necessário para transformar sua saúde, assim como sua vida para melhor?

Para lhe ajudar a compreender a importância de fazer uma atividade física, nesse post separamos alguns motivos para lhe incentivar a sair do sedentarismo e iniciar o seu projeto de qualidade de vida hoje mesmo! Confira abaixo!!

Diminui Os Riscos De Uma Série De Doenças É Um Dos Motivos Para Sair Do Sedentarismo

Ao praticar atividades físicas, você reduz os riscos de desenvolvimento de uma série de doenças, como, por exemplo, distúrbios cardiovasculares. Isso porque se manter ativo estimula o funcionamento das funções vitais.

Por meio delas, por exemplo, é possível eliminar gorduras e toxinas que prejudiquem os órgãos e funções.

Aumento Da Massa Muscular

Mais um dos motivos para sair do sedentarismo e começar hoje mesmo o seu cronograma é o fato dos exercícios físicos estimularem o ganho de massa muscular. Além de eliminarem o excesso de gordura, eles também trabalham o fortalecimento e crescimento dos músculos.

motivos para sair do sedentarismo 1

Basicamente, quando você pratica exercícios está gerando um desgaste nos tecidos musculares. Por sua vez, eles vão se recuperar, ficando assim mais fortes e maiores.

Se Manter Ativo Ajuda No Combate Da Ansiedade E Do Estresse

Muita gente não sabe, mas ter uma rotina ativa pode ajudar diretamente no combate do estresse e da ansiedade. Quando você se exercita, o seu corpo passa a produzir mais hormônios de prazer e bem-estar.

Dessa forma, você consegue se sentir melhor consigo mesmo. Além disso, as atividades físicas ajudam a diminuir o índice de cortisol do corpo. Esse é o hormônio responsável pelo estresse e que pode ser prejudicial em excesso.

Motivos Para Sair Do Sedentarismo: Auxilia No Combate Dos Radicais Livres

Quando você mantém uma rotina ativa e saudável, acaba diminuindo a quantidade de radicais livres no seu organismo. Esses agentes maléficos são responsáveis por destruir células saudáveis, desencadeando assim vários problemas.

Eles podem, por exemplo, estimular o envelhecimento precoce, fazendo assim que a sua pele fique flácida rapidamente, e que marcas de expressão surjam no rosto. Mas, estudos também apontam que esses agentes maléficos também estão ligados ao surgimento de vários tipos de câncer.

Tenha Mais Energia No Seu Dia A Dia

Você se sente constantemente cansado? Parece que mesmo depois de dormir por horas, seu corpo ainda está exausto?

Pois saiba que isso está diretamente ligado ao sedentarismo. Pessoas sedentárias tendem a ter um índice maior de gordura, e uma quantidade menor de energia.

Esses dois fatores em conjunto acabam causando essa sensação constante de cansaço. Por isso, um dos Motivos Para Sair Do Sedentarismo é que ao se tornar mais ativo você também terá mais energia e disposição no seu dia a dia.

Isso porque por meio dessas atividades você conseguirá eliminar a gordura que atrapalha a obtenção de energia e o funcionamento do corpo. Consequentemente, você se sentirá com vigor para fazer as tarefas do dia a dia.

Reduz A Celulite E A Flacidez São Motivos Para Sair Do Sedentarismo

Você sofre constantemente com celulite e flacidez? Pois saiba que as atividades físicas também podem ser muito úteis para acabar com esse tipo de problema. Muita gente não sabe, mas esses dois problemas geralmente são desencadeados pelo excesso de gordura no corpo.

Por meio dos exercícios, é possível estimular a eliminação das gorduras, bem como estimular a produção de hormônios e substâncias importantes para garantir a firmeza da pelo, como, por exemplo, o colágeno.

Motivos Para Sair Do Sedentarismo: Melhora A Qualidade Do Sono

Não está conseguindo dormir direito? Você sabia que isso pode estar acontecendo porque o seu organismo não está funcionando como deveria?

Quando você é sedentário, o seu corpo tende a não gastar energia suficiente. Dessa maneira, a qualidade do seu sono é diretamente afetada.

motivos para sair do sedentarismo

Além disso, o excesso de gordura e toxinas no organismo atrapalha diretamente a produção de hormônios importantes para o processo de dormir, como a melatonina. Com isso o seu corpo não consegue ingressar no processo de dormir.

Agora, quando você mantém uma rotina ativa em conjunto com hábitos alimentares saudáveis, o seu organismo passa a funcionar como realmente deve. Assim, você consegue ter mais qualidade de sono.

Melhora O Controle Da Respiração É Um Dos Motivos Para Sair Do Sedentarismo

Você é do tipo de pessoa que corre alguns metros e já está cansado? Ou sobe dois patamares de escada e já chega ofegante no final do segundo?

Geralmente isso ocorre porque você não estimula sua capacidade pulmonar e também não controla sua respiração. Mais um dos motivos para sair do sedentarismo é que você conseguirá acabar com esse tipo de situação.

Isso porque, quando você pratica exercícios físicos precisa ter muito controle sobre a sua respiração. Afinal de contas, ela interfere diretamente nos movimentos.

Mais Qualidade De Vida E Bem-estar

Ao manter uma rotina ativa, você também terá mais qualidade de vida e bem-estar. Uma vez que as atividades irão estimular o funcionamento eficaz do organismo, você passará a ter mais disposição, saúde e até mesmo ânimo no seu dia a dia.

Sem contar que esse tipo de atividade também é considerado terapêutica por muitos especialistas. A partir do momento que você se desliga do mundo exterior e foca nos exercícios, é possível desenvolve o autoconhecimento ao mesmo tempo que você fortalece o próprio corpo.

Agora que você sabe quais os motivos para sair do sedentarismo e começar a treinar, não deixe de procurar um profissional. Ele poderá te ajudar e desenvolver um programa focado nos seus objetivos e que ajude a ter mais saúde e qualidade de vida.

 

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha