medicina esportiva

Você já ouviu falar em medicina esportiva? Embora reconhecida pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), trata-se de uma especialidade sobre a qual pouco sabemos.  

A medicina esportiva tem por objetivo cuidar de questões relacionadas à prática de esportes e de atividades físicas. Ela atende a homens e mulheres de todas as idades por meio da prevenção, do tratamento, da reabilitação e da melhoria no desempenho e na qualidade de vida.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o profissional especializado nessa modalidade não é somente “o médico do time de basquete” ou “aquele doutor que prescreve anabolizantes”.

Sua formação normalmente é como Clínico Geral, com foco em fisiologia. Como complemento, ele estuda os benefícios da atividade física para o organismo. Dessa forma, a medicina esportiva pode ajudar pessoas em geral, independentemente da sua profissão ou estilo de vida.

Ficou interessado? Quer saber como a medicina esportiva pode melhorar a sua vida? Confira a seguir a lista que elaboramos com alguns benefícios que ela proporciona.

Boa leitura!

Compreensão do corpo humano

Como dissemos, os profissionais da medicina esportiva estudam a fisiologia humana. Pois bem, isso é muito importante para entender o funcionamento do organismo das pessoas.

É esse conhecimento que permite que o médico dessa especialidade encontre a melhor forma de trabalhar o condicionamento físico de cada paciente, levando em conta seu histórico de saúde, estilo de vida, condições ambientais de onde vive — dentre outros fatores.

Na primeira consulta, o paciente deve responder a um questionário e descrever sintomas recorrentes (quando existirem). O médico pode pedir alguns exames complementares.

É a partir daí que o aconselhamento a respeito da atividade física será feito de acordo com as suas condições. Nesse sentido, vale lembrar que nem tudo o que funciona para um paciente funciona para outro. As condições de cada organismo são diferentes.

Minimização dos riscos de lesões

Em toda prática de atividade física existe o risco de lesões. Entretanto, quando o paciente passa por uma consulta com um médico do esporte, ele será orientado sobre as melhores práticas para a sua saúde. Como já mencionamos, essa orientação é personalizada e leva em conta o histórico de saúde do paciente.

A prática do exercício mais indicado para o seu organismo, aliada à execução correta deste, é o que minimiza o risco de acidentes e lesões. Vale lembrar que ninguém está totalmente imune a essas ocorrências — mas é sempre bom atenuar os riscos fazendo atividades adequadas ao seu tipo físico e estilo de vida.  

Auxílio na recuperação de lesões

Há pessoas que sofreram lesões durante a prática de esportes e outras que, embora sedentárias, já passaram por algum acidente. Esportistas normalmente “não veem a hora” de voltar a praticar seus esportes após uma lesão e há pessoas que sentem falta de uma vida mais ativa.

Independentemente do caso, a pessoa que sofreu uma lesão e deseja voltar (ou começar) a praticar esportes precisará passar por um médico do esporte. Esse profissional está acostumado a lidar com esse tipo de situação e, portanto, é capaz de avaliar quais são as possibilidades de retomar os treinos.

Há casos nos quais a pessoa precisa ficar algum tempo “de molho” para só depois voltar às atividades. Em outros, é possível praticar algum exercício com algumas restrições. Assim, o médico é a pessoa mais indicada para dizer o que cada pessoa fazer.

Apoio em busca de objetivos

Você quer emagrecer? Deseja começar a participar de corridas? Quer apenas levar uma vida mais saudável? Não importa qual seja o seu objetivo, a medicina esportiva pode ajudar a alcançá-lo. Com o auxílio dela você terá a certeza de que escolheu a modalidade correta, sem colocar a sua saúde em risco.

Muitas pessoas recorrem a dietas radicais em busca do corpo perfeito e desenvolvem outros problemas. Com orientação médica, você aprende a se alimentar corretamente e entende qual é o exercício físico mais indicado para as suas condições cardiovasculares e o seu objetivo.

Pessoas que nunca praticaram esportes (ou que estão há alguns anos paradas) jamais podem pensar em participar de uma corrida sem preparação. É aí que entra o médico esportivo: ele faz a avaliação do paciente e indica o tempo e a intensidade dos treinos iniciais.

A perda de peso, o ganho de massa muscular, o condicionamento físico e a flexibilidade são quesitos conquistados aos poucos durante a prática do exercício. A medicina esportiva atua na conscientização desses fatores e no desenvolvimento de estratégias para atingir os objetivos do paciente.

Qualidade de vida com a medicina esportiva

Além de alcançar seu objetivo em relação ao corpo e à saúde, a medicina esportiva ainda trará qualidade de vida. Pessoas sedentárias costumam sentir-se mais indispostas e têm maiores riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.

O médico, por sua vez, avaliará o paciente e poderá ajudá-lo a escolher a atividade física mais adequada para ele. Com pouco tempo de prática, as diferenças começarão a ser sentidas. O condicionamento físico é beneficiado, independentemente da modalidade escolhida.

A dieta indicada para doenças crônicas preexistentes e o estímulo a desenvolver hábitos mais saudáveis de vida e de alimentação estão sempre presentes no consultório desses profissionais. Além disso, a prática de atividade física regular e a adoção de hábitos alimentares mais corretos ajuda a prevenir doenças e aumenta a expectativa de vida.

É por isso que, após o início da atividade física com orientação médica, você perceberá que a sua vida mudará em vários aspectos — até o seu trabalho parecerá mais agradável e a rotina, menos estressante.

Percebeu como um ramo da medicina que você sequer conhecia até então pode trazer muitos benefícios à sua vida? Se você está pensando em começar a praticar exercícios, o primeiro passo deve ser conversar com esse profissional.

Lembre-se de que a prática incorreta de atividade física, sem o conhecimento de lesões e doenças existentes pode ser prejudicial à sua saúde. O médico esportivo é a pessoa mais indicada para avaliar essas condições e orientá-lo a fazer a melhor escolha.

Entendeu como funciona a medicina esportiva? Já passou por alguma situação embaraçosa relacionada à prática de esportes? Tem alguma dúvida sobre a atuação desse ramo da medicina? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe a sua dúvida ou história!

medicina esportiva

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha