emagrecer de maneira saudável

Conquistar um corpo bonito e esbelto está entre um dos maiores desejos entre homens e mulheres do mundo inteiro. Diariamente essas pessoas procuram emagrecer de maneira saudável, de perder vários quilos e como conseguir isso rapidamente.

Algumas pessoas inclusive querem tanto conquistar resultados rápidos que acabam apelando para medidas desesperadas, como recorrer a remédios milagrosos e dietas malucas que prometem resultados surreais, mas que quase nunca surtem o resultado esperado, tornando a perda de peso um verdadeiro pesadelo.

Mas não se desespere! Isso só acaba acontecendo porque muitas vezes essas pessoas esquecem que o mais importante quando se trata de perder peso, é conseguir fazer isso de maneira saudável.

Pronto para aprender como emagrecer de maneira saudável, obter resultados realmente satisfatórios e duradouros? Então continue a leitura!

Mude seus hábitos alimentares

Mudar os seus hábitos alimentares não significa passar fome. Até porque se você passa muitas horas sem se alimentar, seu metabolismo tende a desacelerar para poupar energia e estocar gordura para utilizar como combustível.

Além disso, uma pessoa mal alimentada tende a ter problemas de humor, problemas intestinais e pouca energia para realizar suas atividades diárias.

Por isso, esqueça de vez aquelas dietas absurdas. Aposte numa reeducação alimentar, que nada mais é do que comer bem, comer saudável, dar ao seu corpo tudo o que ele precisa e na quantidade que ele precisa.

Substitua os carboidratos simples por carboidratos complexos

Cortar os carboidratos é uma das primeiras coisas que as pessoas fazem quando querem emagrecer de maneira saudável. Entretanto, já foi comprovado por diversos estudos que isso não só resulta numa perda extremamente baixa de peso a longo prazo, como normalmente dietas assim falham.

Uma alimentação saudável inclui o consumo de carboidratos, porém em quantidade moderada e, de preferência, do tipo complexo, como:

  • batata-doce;

  • feijão, lentilha, grão-de-bico e outros legumes similares;

  • aveia;

  • pão integral;

  • massas integrais;

  • frutas inteiras;

  • arroz integral;

  • centeio, linhaça, quinoa e outros grãos e sementes;

  • inhame.

Essas são as opções de carboidratos complexos que você pode adicionar a sua dieta que irão lhe alimentar bem, lhe ajudarão a emagrecer e ainda poderão oferecer diversos benefícios para a sua saúde.

Insira várias fontes de proteínas na sua dieta

As proteínas são muito importantes para quem deseja ter um corpo saudável e bonito, pois são elas as responsáveis pela construção de tecidos musculares.

Claro que os benefícios do consumo da proteína podem ser ainda mais bem percebidos com a prática de exercícios que forcem o crescimento da musculatura.

Inclusive, foi comprovado pelos cientistas da McMaster University, em Hamilton no Canadá, que as dietas ricas em proteínas, associadas ao treinamento com pesos de alta intensidade e à restrição calórica, são capazes de proporcionar uma perda rápida de gordura e mudanças significativas na composição corporal em apenas quatro semanas!

Por isso, passe a inserir em sua dieta alimentos ricos em proteínas, como:

  • ovo — tanto a clara como a gema;

  • carnes magras vermelhas, como o patinho bovino, a maminha e o filé-mignon;

  • aves, como frango — principalmente o peito sem pele e preferencialmente cozido ou grelhado;

  • peixes e frutos do mar, que além de proteínas são ricos em ômega 3, um poderoso antioxidante;

  • leite, porém prefira as opções menos gordurosas, como o desnatado e o semidesnatado;

  • queijos — prefira os brancos que são menos gordurosos, como o cottage;

  • nozes, amêndoas e outras oleaginosas.

Existe também no mercado algo que é muito utilizado pelos atletas para aumentar seu consumo de proteínas diariamente e, em consequência, seu índice de massa magra corporal: os suplementos de proteína.

Eles realmente podem ajudar muito no ganho de massa magra, no emagrecimento e na melhora da performance nos treinos, porém é importante utilizá-los de maneira correta, seguindo as orientações do seu nutricionista e de seu treinador.

emagrecer-de-maneira-saudavel

Evite alimentos industrializados

Antes de toda essa tecnologia que nos trouxe a era dos produtos industrializados, as pessoas tinham de se alimentar de produtos naturais e comida de verdade, como carnes frescas, vegetais e frutas da estação.

Porém, para tornar a alimentação algo mais fácil e rápido, os produtos industrializados passaram a tomar conta das prateleiras dos supermercados e do armário das pessoas, como é o caso do macarrão instantâneo, dos alimentos congelados, dos biscoitos recheados e das comidas enlatadas.

O problema desses alimentos produzidos industrialmente é que eles são cheios de produtos químicos prejudiciais à saúde para imitar o sabor, o aroma e outras características dos ingredientes frescos. É isso e a sua falta de nutrientes que têm encurtado a vida humana com problemas como obesidade, doenças cardíacas, diabetes e até o câncer.

Leia também: Dieta Saudável Para Emagrecer | Você Está Fazendo Do Jeito Certo?

Alimentos industrializados possuem, na grande maioria dos casos, excesso de açúcares, sódio e gordura, além de corantes, conservantes e outros aditivos que não apenas geram um aumento de peso ou inchaço, mas que realmente fazem mal a quem os consome.

Por isso, procure sempre dar preferência para os alimentos naturais, às carnes, frutas e vegetais frescos. Evite saciar a fome com um macarrão instantâneo ou alimento congelado, nunca tempere a comida com temperos de sachê ricos em glutamato monossódico, e nem mate sua sede com refrigerantes e sucos de pacote.

Essa mudança, além de ajudar a emagrecer de maneira saudável, diminuirá o inchaço, deixará pele e cabelos mais bonitos e ainda fará um bem danado para a sua saúde!

Fuja das gorduras ruins

Nem toda gordura é igual, existem alguns tipos que podem inclusive fazer bem para a saúde. As gorduras ruins são conhecidas como gorduras saturadas e trans, e fazem um mal e tanto para o organismo. Elas estão presentes em alimentos como o leite integral, biscoitos recheados, chocolates e outros alimentos industrializados.

Já as gorduras insaturadas fazem bem para o organismo — como é o caso da gordura do abacate, das nozes e dos óleos vegetais — aumentando o colesterol bom (HDL) e melhorando a saúde do coração.

Pratique atividade física para emagrecer de maneira saudável

Apesar de uma boa dieta ser fundamental para emagrecer de maneira saudável, a prática de atividade física também é importantíssima nessa empreitada. Por isso, se você ainda não faz nenhum exercício, está na hora de começar.

No começo pode ser difícil, mas não é nada que não melhore com o tempo. Comece com atividades não muito intensas, até ganhar condicionamento, e vá aumentando a intensidade progressivamente.

Além disso, não precisa ficar escolhendo entre aeróbico e treino de força: o ideal é criar uma rotina de exercícios intercalando os dois. Assim, você poderá queimar as gorduras e ganhar condicionamento físico com o treino aeróbico e também ganhar força e tonificar os músculos com o treino de força!

Então, agora que você já sabe como emagrecer de maneira saudável, que tal utilizar nossas dicas e traçar o plano perfeito para se livrar de vez daqueles quilinhos extras? Gostou do artigo? Deixe o seu comentário!

emagrecer-de-maneira-saudavel

 

Escrito por Fernando Sardinha