beneficios_da_aveia

Conhecer os benefícios da aveia, e incluí-las nos seus treinos pode fazer toda a diferença nos seus resultados! Esse é um alimento muito presente nos mais variados tipos de dieta. E não é à toa.

A aveia é um cereal que pode agregar e muito aos seus treinamentos, além de ajudar em vários aspectos da saúde. E nesse post vamos falar mais à fundo desses benefícios. Então não deixe de ler até o final!

Benefícios Da Aveia

Além de ser um alimento rico em fibras, a aveia contem vários outros nutrientes que proporcionam diversos benefícios para o corpo. E dentre os benefícios da aveia que merecem destaque, estão:

1. A Aveia Auxilia Na Regeneração Muscular

Um dos diferenciais de incluir a aveia no seu cardápio é que esse alimento atua diretamente na regeneração muscular. Ele é riquíssimo em fibras, que são importantes para a formação e reconstrução dos tecidos musculares.

beneficios_da_aveia

Basicamente, esse alimento ajuda o seu corpo a se recuperar das atividades, e deixa ele pronto para o próximo treino.

2. Acelerar O Emagrecimento É Um Dos Principais Benefícios Da Aveia 

Mais um dos benefícios da aveia é em relação ao emagrecimento. Esse cereal ajuda a potencializar e muito a perda de gordura.

Isso porque, ao entrar em contato com o sistema digestivo, ele incha. Dessa maneira, você consegue sentir a sensação de saciedade por muito mais tempo.

Além disso, a aveia é um carboidrato de baixo índice glicêmico. Ou seja, ele demora muito mais para ser absorvido pelo corpo, sendo ideal para dietas.

3. Ajuda Em Várias Funções Do Organismo E Também Promove O Bem-estar

Outro benefício da aveia é que esse alimento tem uma série de nutrientes que ajudam diretamente em várias funções do organismo. Além disso, esse alimento também auxilia na promoção do bem-estar.

Isso porque, ele é rico em potássio. E essa é uma das principais substâncias que promove o combate ao estresse e a ansiedade. Logo, quando você mantém uma dieta rica em aveia, consegue se sentir melhor no dia a dia.

4. Faz Com Que O Sistema Digestivo Funcione Melhor

A aveia também é extremamente benéfica para o funcionamento do sistema digestivo. Isso porque, ela possui uma combinação única de fibras alimentares solúveis e insolúveis.

Elas agem em diferentes mecanismos do intestino, mas ambas regulam o seu funcionamento. Além de conseguir ir ao banheiro com mais tranquilidade, você também acaba melhorando outras funções do seu corpo.

Isso porque é sistema intestinal que interfere diretamente na absorção de nutrientes. Ou seja, se ele está funcionando bem, o seu corpo consegue receber a quantidade adequada de nutrientes para funcionar.

5. Ajuda Na Prevenção E No Combate Da Diabetes

Muita gente não sabe, mas todo alimento rico em carboidratos se transforma em açúcar no corpo. Logo, se você consome carboidratos de rápida absorção, acaba sofrendo com os picos de glicemia, que são extremamente prejudicais para o corpo. Por meio deles é possível que você desenvolva, inclusive, diabetes.

Um dos benefícios da aveia é justamente o fato dela ser um carboidrato de baixo índice glicêmico. Isso quer dizer que ela demora muito mais para ser absorvida pelo corpo. E com isso evita-se os picos de glicemia.

Por conta disso, inclusive, que esse cereal é altamente recomendado para quem deseja se prevenir da diabetes, ou até mesmo já tem a doença e precisa manter a glicemia controlada.

6. Fortalece Os Ossos

Muitos atletas acreditam que apenas fortalecer os músculos é importante para se alcançar a hipertrofia. Mas muitos se esquecem dos ossos, que são elementos fundamentais para o crescimento muscular.

beneficios_da_aveia

Afinal de contas, são eles que sustentam a musculatura. Se você promove um crescimento muscular rápido e volumoso, mas sem fortalecer os ossos, as chances de lesões e fraturas são gigantescas.

E um dos benefícios da aveia é justamente o fato desse alimento ajudar diretamente no fortalecimento da saúde óssea. Ele é uma fonte rica de potássio e cálcio, as principais substâncias ligadas a formação e fortalecimento dos ossos.

Inclusive, além de ajudar na hipertrofia, a aveia é muito útil na prevenção de doenças ósseas.

7. Fortalece O Sistema Imunológico

Quem está em busca da hipertrofia precisa ter em mente que o fortalecimento do sistema imunológico é um dos pilares para o bom crescimento muscular. Afinal de contas, qualquer gripe que deixe você longe dos treinos por uma semana já irá prejudicar diretamente os seus resultados.

Mais um dos benefícios da aveia é que ela ajuda a fortalecer essa função do corpo. Como ela é rica em uma série de nutrientes e vitaminas, acaba ajudando o sistema imunológico a ficar mais forte e potente.

Com isso, você consegue melhorar a prevenção contra uma série de doenças.

8. Ajuda No Combate Da Compulsão Alimentar

Manter uma alimentação regrada é a premissa de qualquer pessoa que está buscando por definição corporal. 

Contudo, é muito comum que vários atletas sintam dificuldades de controlar a fome. Afinal de contas o organismo acaba tendo uma demanda muito maior, o que pode gerar até mesmo a compulsão alimentar, o que compromete a perda de massa gordurosa, o ganho de massa magra, e a saúde.

A aveia é uma grande aliada nesse sentido, pois, consegue aumentar a saciedade. Dessa forma, o atleta consegue evitar essa compulsão, focando apenas na alimentação saudável e adequada para o seu desenvolvimento muscular.

Conclusão

Muitos atletas acreditam que apenas os exercícios importam na hipertrofia. No entanto, a alimentação é igualmente importante para quem deseja definir o corpo.

Apenas através de um cardápio equilibrado é que você consegue potencializar os resultados dos seus treinos, e ainda garantir uma definição de forma saudável. E mantendo uma boa alimentação, você também consegue agregar uma série de outros benefícios para o seu corpo.

Agora que você conhecer os benefícios da aveia, não deixe de incluir esse serial na sua dieta. Mas importante! Lembre-se sempre que antes de fazer qualquer tipo de alteração na sua alimentação é recomendado falar com o seu nutricionista. Ele poderá te dar todas as orientações necessárias.

Quer saber mais sobre como alcançar a hipertrofia? Então não deixe de conferir outros artigos do blog e saiba tudo sobre crescimento muscular.

 

 

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha