benefícios da atividade física

Que você já sabe realmente quais são os benefícios da atividade física, nós já sabemos. Mas você sabe realmente qual o impacto ela causa na sua rotina de trabalho?

Benefícios da atividade física

A correria do dia a dia faz com que você não tenha tempo para praticar exercícios? Pois saiba que o sedentarismo contribui para a sensação de indisposição e para a diminuição do condicionamento físico. Além disso, os exercícios físicos proporcionam qualidade de vida e melhoram a saúde.

Mas você sabia que eles também melhoram a produtividade no trabalho? É isso o que vamos mostrar neste post. Listamos, a seguir, 7 benefícios da atividade física para a sua rotina de trabalho. Acompanhe:

1. Potencializa a concentração

A prática regular de atividades físicas melhora a memória, a concentração e a clareza de pensamento.

Quem realiza exercícios regularmente estimula uma atividade intensa no hipocampo (região do cérebro que auxilia na memória e na aprendizagem). Ali também se encontra o armazenamento de células-tronco, que são responsáveis por dar origem aos novos neurônios.

Desenvolver o cérebro é tão importante quanto exercitar os músculos. Ao realizar uma atividade física, o seu cérebro recebe constantes estímulos, os quais potencializam o raciocínio e a concentração.

A seguir, listamos as principais atividades que ajudam nessa potencialização:

  • basquete;

  • bicicleta;

  • corrida;

  • natação;

  • e tênis.

2. Melhora a produtividade

Com tantos compromissos urgentes, você acaba estagnado e não consegue produzir como deveria.

As atividades físicas também servem para aliviar o estresse do dia a dia. Ao realizá-las, você vai espairecer a sua mente e ter mais foco na prática das suas tarefas — o que, consequentemente, melhora a sua produtividade.

Experimente ir à academia antes de se dirigir para o trabalho. Se preferir, faça uma caminhada matinal ou qualquer outro exercício mais leve, como a ioga.

Você vai notar que não só a sua produtividade vai melhorar, como também o seu humor e a sua disposição. Isso porque, com a prática de atividades físicas, o seu corpo libera a endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

3. Reduz a fadiga

A fadiga é aquela sensação de desgaste, que vai muito além do cansaço. Isso ocorre porque a maioria dos empresários têm a mesma rotina todos os dias.

O sedentarismo e a inatividade contribuem muito para o aumento da fadiga, deixando você com aquela sensação de exaustão, mesmo sem ter feito muita coisa durante o dia.

As pessoas que praticam exercícios são mais ativas, têm mais energia e, geralmente, são mais saudáveis.

Portanto, encontre uma atividade que você gosta de fazer — pode ser desde a mais leve até as que exigem mais força. As endorfinas, liberadas nos exercícios, relaxam a sua musculatura, diminuindo a fadiga diária e proporcionando uma sensação de prazer.

4. Combate as tensões

A necessidade de alcançar resultados satisfatórios e o estresse de ter que tomar decisões rápidas para solucionar problemas urgentes fazem com que você se sinta tenso diariamente? Saiba então que isso pode prejudicar a sua saúde.

Com a prática de atividades físicas, você alivia as tensões criadas no seu ambiente de trabalho, diminuindo o estresse e a ansiedade, melhorando a qualidade do sono.

A ginástica laboral, por exemplo, é uma excelente maneira de aliviar as tensões no local de trabalho. Além disso ela proporciona um espaço alegre e descontraído. Ótima maneira de começar o dia, não é mesmo?

5. Melhora a autoestima

Além das atividades produzirem benefícios físicos, elas também proporcionam benefícios psicológicos. Os exercícios ajudam a manter o equilíbrio emocional, pois eles aliviam o estresse, a ansiedade e a insegurança.

E, com a prática das atividades, os grandes vilões da felicidade são contidos, como:

  • a depressão;

  • a sensação de deslocamento;

  • a dificuldade em lidar com as relações pessoais;

  • entre outros.

Há, ainda, um grande impacto no bem-estar físico, pois, quando você deixa de realizar exercícios físicos, o risco de engordar ou de adquirir uma doença aumentam — e isso pode prejudicar a sua autoestima.

Sentir-se bem consigo mesmo é o 1º passo para melhorar a qualidade de vida. Com os exercícios, você se sentirá autoconfiante para resolver qualquer problema.

6. Aprimora o condicionamento físico

O estilo de vida adotado pela maioria das pessoas incentiva o sedentarismo, fazendo com que o condicionamento físico fique abaixo do esperado.

A falta de condicionamento físico prejudica o seu sistema cardiorrespiratório, pois você não está utilizando os seus músculos com a frequência necessária. Isso pode causar, ao longo dos anos, o surgimento de várias doenças.

Os exercícios físicos vão fazer o seu corpo se movimentar. Com isso, o seu condicionamento vai melhorar, principalmente se você optar por musculação ou por atividades aeróbicas.

A atividade ideal depende de qual condição física você está neste momento. Para os sedentários, é recomendado:

  • andar de bicicleta;

  • musculação;

  • natação;

  • etc.

Mas lembre-se: mesmo que a atividade física seja leve, o acompanhamento de um profissional torna-se indispensável para não gerar lesões que podem comprometer a sua saúde.

7. Diminui os afastamentos

Com a redução da fadiga e a diminuição das tensões, você se sentirá mais motivado para encarar novos desafios, pois não será mais aquela pessoa que sempre está esgotado e estressado.

E com um bom condicionamento físico, o número de afastamentos por doenças tende a diminuir. Dessa forma, a sua empresa estará mais apta a crescer, pois você poderá monitorar tudo de perto — diminuindo, assim, os riscos de equívocos que podem prejudicar o seu negócio.

As atividades físicas proporcionam saúde e bem-estar para aquele que a prática. Você precisa ter em mente a importância dos exercícios no seu dia a dia não somente para melhorar a sua performance diária, mas também para cuidar da sua saúde, que deve ser considerada um dos seus bens mais preciosos.

Os benefícios da atividade física vão transformar a sua vida. Você se sentirá mais alegre, confiante, motivado… e produtivo! A sua família verá os pontos positivos da sua mudança de hábito e vai querer seguir o seu exemplo para ter uma vida saudável e longe do sedentarismo.

Você gostou deste post sobre os benefícios da atividade física? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto ou quer compartilhar as suas experiências ligadas a esse tema? Então deixe um comentário e conte, para a gente, quais são as suas impressões!

 

beneficios-da-atividade-fisica

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha