Treino_Funcional

Quem deseja definir o corpo, geralmente foca na musculação, ou em outras modalidades de média e alta intensidade. Contudo, o Treino Funcional pode proporcionar uma série de benefícios para esses praticantes.

O treino funcional é focado em exercícios que estimulem funções usadas diariamente pelo nosso corpo, como andar e correr. Em boa parte dos movimentos, o peso do próprio corpo é utilizado.

Já em outros, também podem ser usados acessórios e equipamentos.

O grande diferencial do Treino Funcional é que ele trabalha diferentes habilidades. Desde o controle da respiração, até equilíbrio e flexibilidade.

Como O Treino Funcional Pode Ajudar Na Hipertrofia?

Treino_Funcional

Muitos atletas acreditam que para conseguir bons resultados nos exercícios de hipertrofia, é necessário apenas intensidade e carga. Contudo, eles se esquecem que cada movimento da musculação ou de outras modalidades de média e alta intensidade, também utilizam funções básicas do corpo.

A respiração, por exemplo, precisa se manter controlada durante a execução do exercício. Caso contrário, você pode acabar ficando com a sensação de fadigado, ou até mesmo não estimulando os músculos corretamente.

E é justamente por isso que o treino funcional é altamente recomendado. Ele ajuda a trabalhar todas essas funções fundamentais do corpo, e otimiza outros tipos de exercícios.

Esse tipo de treinamento também é importante, pois, ajuda no alongamento dos músculos. Dessa forma, as chances de lesões e fraturas se tornam bem menores.

Quais Os Benefícios Do Treino Funcional?

O treino funcional também pode agregar uma série de outros benefícios para o seu corpo, tais como:

Fortalecimento Muscular

Os exercícios funcionais conseguem fortalecer uma série de músculos, deixando eles tonificados e resistentes. Ele consegue ativar tanto as fibras musculares, como as estabilizadoras.

Dessa maneira, o seu corpo ficará ainda mais preparado para os exercícios de musculação. E segundo alguns especialistas, dependendo das estratégias e movimentos funcionais, você pode conseguir resultados ainda melhores, se comparados a musculação.

Ajuda A Corrigir A Postura

A postura tem um grande peso não apenas nos exercícios de hipertrofia, como no dia a dia dos atletas. Se você não mantém uma postura correta, pode acabar tendo vários tipos de problemas de saúde, como dores lombares.

O treino funcional também ajuda a corrigir esse aspecto. Através de alguns movimentos, você consegue trabalhar a posição correta da coluna, ombros, pescoço e quadril, deixando tudo de forma alinhada.

Contudo, é importante se vigiar. Apesar desse tipo de treinamento trabalhar diretamente a correção de postura, você precisa tomar cuidado para manter ela dessa forma ao longo do dia.

O Treino Funcional Ameniza As Dores Lombares E Nas Costas

As dores na lombar e nas costas se tornaram muito comuns, mesmo entre quem pratica exercícios. Isso porque, muitas pessoas acabam mantendo a mesma postura por horas, ou até mesmo pelo excesso de carga/intensidade em alguns exercícios.

Treino_Funcional

O treino funcional também pode ajudar a amenizar essas dores. Estudos mostram que boa parte dessas dores são causadas pela falta de força de sustentação da região central do tronco, o chamado core. Essa região é uma espécie de cinturão que liga que consiste nos músculos da lombar, pélvis e do quadril.

E a função do core é sustentar o corpo de maneira geral. Logo, quando ele está fraco, a tendência é surgirem dores lombares e nas costas.

O treino funcional consegue trabalhar justamente o fortalecimento do core, dando assim mais sustentação para o seu corpo.

Melhora O Controle Cardiorrespiratório

Os exercícios funcionais também fazem um excelente trabalho na questão do controle cardiorrespiratório. Isso porque, os movimentos são feitos em uma velocidade relativamente elevada, e o praticante precisa ter um alto tempo de permanência em cada posição.

Isso estimula diretamente a frequência cardíaca. Além disso, cada movimento trabalha a inspiração e expiração controlada.

Geralmente, o praticante precisa controlar a expiração, para que ela dure todo o movimento, ou parte dele. Esse tipo de controle irá ajudar o atleta durante a musculação, evitando que ele fique fadigado.

Aumenta A Flexibilidade

A musculação está diretamente ligada a flexibilidade do corpo. vários exercícios desse tipo de modalidade exigem que o atleta fique em posições complexas, e execute movimentos amplos e bem controlados.

Por meio do treinamento funcional é possível ter mais consciência sobre o próprio corpo. E dessa maneira, o praticante consegue ter mais flexibilidade.

Isso acaba sendo muito útil, também, para evitar cãibras ou até mesmo as famosas “travadas”. Seja nos treinos de musculação, ou executando tarefas simples do dia a dia.

O Treino Funcional Melhora Também A Coordenação Motora

A musculação depende diretamente da coordenação motora do atleta. Isso porque, ao executar os exercícios de média e alta intensidade, ele precisa sentir o músculo trabalhando, através da conexão musculação-mente.

O treino funcional também consegue melhorar esse aspecto. Existem vários movimentos de alta complexidade que exigem que o atleta melhore a coordenação motora, bem como o equilíbrio.

Logo, ao fazer os exercícios funcionais, automaticamente o praticante também vai melhorar o seu desempenho nos treinos de musculação.

Facilmente Adaptável

Uma das principais vantagens do treino funcional é que ele pode ser facilmente adaptado para diferentes demandas e atletas. Ele pode ser executado tanto por jovens, como por pessoas mais velhas. Existem exercícios de diferentes níveis de intensidade e complexidade, e cada um deles poderá melhorar os seus resultados de forma gradativa.

Além disso, esse tipo de treinamento pode ser agregado aos de musculação, para otimizar a recuperação. Inclusive, muitos atletas intercalam os treinos de musculação com os funcionais, para ter um desempenho ainda melhor.

Pode Ser Feito Em Casa

Se você não tem tempo para ir todos os dias na academia, o treino funcional também pode ser benéfico. Como boa parte dos movimentos é feito usando apenas o próprio peso corporal do praticante, esse treinamento pode ser feito em casa.

Você não precisa ter necessariamente equipamentos como bolas suíças e bandas elásticas para fazer exercícios funcionais. Há uma grande variedade de movimentos que podem ser executados.

O treino funcional pode agregar muito para quem deseja definir o corpo. Por isso, não deixe de falar com o seu treinador para incluir esse tipo de exercício no seu cronograma.

 

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha