tipos_de_exercicio_fisico

Precisando se exercitar mas não encontra uma atividade que goste e combine com você? Esse problema é mais comum do que se imagina! Existem vários tipos exercício físico que correspondem aos diferentes perfis de praticante e, principalmente, com a rotina de cada um.

A primeira coisa que deve-se considerar é a disponibilidade de tempo para a dedicação às atividades físicas. Por isso, analise suas tarefas diárias e, a partir delas, separe um período para se exercitar.

Depois, escolha o treino de acordo com suas preferências. Para te ajudar nessa decisão, separamos alguns tipos de exercício físico e suas características. Veja:

Objetivo e determinado

Você é do tipo objetivo, que traça metas e se compromete com elas? Então a malhação é a atividade física ideal para você.

Essa prática, inclusive, é uma das mais completas. Os praticantes regulares desse treino podem observar benefícios como:

  • melhora do condicionamento físico;

  • aumento da massa muscular;

  • definição muscular;

  • queima de gordura.

Nesse caso, os exercícios são realizados individualmente em academias. Os treinos, por mais que dependam apenas do praticante, permitem a troca de experiências com outras pessoas que frequentam o mesmo espaço, além de orientações de profissionais especializados.

Toda a atividade é supervisionada por um personal trainer, que é responsável por auxiliar nos movimentos de máquinas ou halteres. Assim, o aluno completa os exercícios de maneira correta e segura, sem comprometer sua condição física.

Quando se fala em academia, algumas pessoas acabam não gostando pelo fato de ser um ambiente fechado. Porém, esses centros esportivos muita vezes possuem outras atividades além de “levantar peso”, como:

Exercícios funcionais

Esse método de treino visa atividades por meio de circuitos utilizando o corpo como principal carga e alguns equipamentos auxiliares, como halteres, bola, corda e elásticos.

Os exercícios podem ser praticados ao ar livre, fugindo de academias fechadas e aparelhos complexos. Há também a opção de séries de baixa, moderada e alta intensidade. Ótimo para queimar calorias e trabalhar vários músculos ao mesmo tempo, essa atividade ajuda na definição corporal.

Crossfit

O crossfit é baseado em movimentos funcionais de alta intensidade, pensados para o condicionamento físico. Com exercícios variando constantemente, essa alternativa foge totalmente da rotina.

No entanto, quando se fala em alto nível de treino, isso pode variar para cada pessoa. Por exemplo: para quem treina há mais tempo, as cargas são bem maiores, correspondentes aos limites do indivíduo, enquanto que para quem está começando, alto nível pode significar fazer várias flexões e agachamentos.

Por isso, essa ideia de que o crossfit só serve para pessoas “fortes” é bastante errada. Afinal, existem estilos de treinos nessa modalidade para todas as idades e portes físicos.

Introvertido

Para quem gosta de praticar esportes sozinho, correr é um dos exercícios fundamentais para o bem-estar. Se praticada com regularidade, a corrida resulta no ganho de condicionamento físico e no aumento da musculatura de membros inferiores.

Para os que optam por começar a correr, é preciso ter paciência e iniciar aos poucos. Além disso, é preferível fazer percursos em locais adequados, como parques, centros esportivos, praças e outros espaços com pouca movimentação de automóveis.

Nesse sentido, comece alternando corrida e um pouco de caminhada, de 3 a 5 vezes por semana. Conforme seu corpo for se acostumando, as distâncias aumentarão e você se sentirá confortável em traçar novas metas.

Desinibido e flexível

A natação é um excelente exercício para os desinibidos, de perfil flexível, que curtem sair da zona de conforto. Muito recomendada para aliviar estresse, ela aumenta a concentração, melhora a respiração, desenvolve a musculatura etc.

Esse é um esporte individual, mas não significa que você precise nadar sozinho. As aulas podem ser feitas em grupo, o que permite a interação entre pessoas com interesses em comum.

Contemplativo

Andar de bicicleta é a atividade preferida das pessoas contemplativas, afinal, esse é um exercício que permite a apreciação de paisagens, reflexões e um encontro com o autoconhecimento. Tanto que quem continua praticando não tem do que reclamar — pelo contrário, a vontade de explorar novas experiências só aumenta. Além disso, esse é um dos tipos de exercício físico mais populares e que mais proporcionam resistência física.

Ultimamente, ciclistas estão ganhando espaço no contexto urbano e está a cada dia mais fácil encontrar ciclofaixas pelas cidades. Reserve as manhãs ou o fim do dia para pedalar: você precisará apenas de determinação, objetividade e, claro, uma boa bicicleta.

Atlético e radical

Para os que curtem sair da cidade e tomar um bom ar fresco, existe uma série de atividades que envolvem aventura e adrenalina em meio a natureza, como:

  • escalada;

  • trilha;

  • alpinismo;

  • mountain bike;

  • arborismo;

  • surf.

Esses esportes se diferenciam pelo maior grau de dificuldade e risco, geralmente relacionados a um grande esforço físico para serem realizados e a habilidades que demandam do praticante. No entanto, todos têm uma coisa em comum: estimulam a produção de serotonina, endorfina e dopamina no corpo.

Mesmo assim, eles devem ser realizados com cautela, equipamentos de segurança apropriados e supervisão de profissionais. Para uma boa prática, é igualmente importante estar preparado mentalmente e fisicamente de acordo com o nível de complexidade.

Competitivo e sociável

Gosta de fazer amigos, conhecer gente nova e interagir? Então esses são os esportes que mais combinam com seu perfil:

  • basquete;

  • handball;

  • futebol;

  • tênis;

  • alguma luta;

  • vôlei;

Na maioria dessas atividades há contato físico (exceto vôlei) e em todas existem impacto. Além disso, essas modalidades exigem:

  • condicionamento físico;

  • força muscular;

  • competitividade;

  • agilidade;

  • precisão;

  • coordenação motora.

Por esses exercícios exigirem muito do corpo, o desgaste físico é alto. Assim, se não houver preparação adequada, podem ocorrer lesões. Lembre-se de que é importante estar sempre fortalecido e fazer alongamentos antes e depois de qualquer uma dessas atividades.

É interessante conciliar o esporte a atividades de condicionamento físico, como natação e musculação, para tonificar o corpo, evitando dores nos dias seguintes à prática e melhorando a performance nos treinos.

Há vários tipos de exercício físico que combinam com diferentes personalidades e estilos de vida. Por isso, analise as características de cada um e opte pelo que te deixe com mais vontade de progredir. Afinal, tanto acompanhado de amigos quanto sozinho, é importante manter o corpo e a mente em movimento.

E aí, qual modalidade você mais gosta? Conte-nos suas preferências e experiências nos comentários!

tipos-de-exercicio-fisico

Escrito por Fernando Sardinha