quais esportes mais queimam calorias

Resolvi escrever este artigo para você saber quais esportes mais queimam calorias e, desta forma, você não terá mais nenhuma dúvida na sua escolha, caso o seu objetivo seja a perda de gordura corporal.

Todos sabemos que a vida sedentária só traz prejuízos. A longo prazo, aquela famosa “preguicinha” pode custar caro à saúde.

No entanto, qual esporte queima mais calorias? Existe uma atividade que potencialize a redução de gordura no corpo humano? Em meio ao cotidiano atarefado das obrigações é preciso economizar tempo, sem que isso nos afaste de uma rotina saudável, com o espaço que nosso bem-estar merece.

Leia também: Como posso emagrecer de maneira saudável?

Listamos alguns esportes populares entre os brasileiros — e outros sem tantos adeptos assim — para que você conheça os benefícios de cada um, o consumo calórico médio e faça a escolha que melhor se adequa às suas necessidades. Continue lendo!

Corrida

A tradicional corrida é uma das práticas esportivas mais queridas em todo o mundo. Ela conquista pela praticidade: não são necessários equipamentos e pode ser feita em praticamente qualquer lugar.

A queima calórica proporcionada por essa atividade é bastante variável, afinal, tudo depende da intensidade do treino. Acredita-se que, correndo em um ritmo mediano, cerca de 900 calorias são queimadas a cada 60 minutos.

Existem ainda outras recompensas interessantes para o corpo, como o trabalho localizado nas pernas e panturrilhas, além da melhora na capacidade cardiovascular.

Porém, alguns cuidados devem ser tomados. A fim de poupar o desgaste da cartilagem, que pode causar grandes danos à coluna, o ideal é investir em um tênis com bom amortecimento. Pode parecer bobagem, mas quem quer se dedicar para valer ao ato de correr precisa proteger a pisada e os joelhos.

Ciclismo

Andar de bicicleta é relaxante, não polui a cidade e ainda ajuda a reduzir a silhueta. Assim como a corrida, ela também traz ganhos relevantes para o sistema cardíaco.

Quem vive em grandes cidades precisa lembrar de adquirir equipamentos que garantam segurança e estabilidade para a bike, já que a movimentação de carros e motos é um risco iminente para quem pedala. O capacete, por exemplo, é indispensável.

Ainda assim, é um exercício que vale muito a pena, podendo queimar entre 600 e 1000 calorias — dependendo da velocidade e do esforço feito no trajeto — ao longo de uma hora.

Futebol

Bater uma bolinha com os amigos também ajuda a emagrecer: a média é de 700 calorias queimadas em 60 minutos. Mas tudo isso vai depender do quanto você corre e se esforça pelo seu time. Ou seja, nada de ficar parado esperando a bola chegar, hein?

Movimente-se bem pela quadra ou campo e busque o jogo, pois assim você fará um trabalho específico para as pernas. Fique atento às divididas e administre bem seu fôlego. O condicionamento físico agradece.

Vôlei

Apesar de o vôlei ter intervalos entre as ações, uma hora de prática significa a perda de 500 calorias, aproximadamente.

Além de ser extremamente divertido, ele mexe com diversos músculos do corpo, ajudando sensivelmente na definição de cada um deles.

Mas lembre-se de que as mãos e os dedos ficam expostos, então, é preciso tomar o devido cuidado para não sofrer com luxações ou lesões mais sérias, como fraturas.

Basquete

O basquete é outro esporte coletivo que faz muito bem para o nosso corpo, além de proporcionar interação social. Embora seja menos praticado que os outros dois, o basquete tem suas vantagens: 600 calorias vão embora em 60 minutos.

A velocidade do jogo, combinada com os frequentes saltos necessários para arremessar e bloquear o adversário, é responsável por gerar esse número. Os braços e as pernas acabam sendo beneficiados igualmente.

Natação

Uma prática consideravelmente intensa de natação pode ajudar a queimar mais de 800 calorias no decorrer de uma hora. Como se não fosse o bastante, dar um mergulho faz com que todas as partes do corpo sejam exercitadas.

Refrescante no calor e reconfortante no frio — quando a água é aquecida, é claro — , nadar também traz bons resultados para os pulmões e deixa o condicionamento físico em dia.

Boxe

Sim, você não vai aprender somente sobre socos e esquivas ao vestir as luvas vermelhas. O boxe, por exigir constante movimento do esportista, gera um consumo calórico médio de 700 calorias/hora.

Estender os braços, tentar manter o equilíbrio e todas as outras exigências da luta são excelentes para emagrecer. No entanto, é indicado um preparo prévio antes de se arriscar no mundo dos punhos cerrados.

Se o contato físico não atrai tanto sua atenção, bater em um saco de pancada já pode ajudar bastante, sabia? Só não exagere na força.

Taekwondo

O Taekwondo é uma arte marcial coreana, cujas raízes datam de mais de 2000 anos. Se você não sabe muita coisa a respeito, o mais importante é que essa atividade pode queimar quase 1000 calorias durante uma hora de treino, quando praticada em alta intensidade.

O estilo de lutar se tornou um esporte olímpico em 1988 e, desde então, vem ganhando inúmeros praticantes ao redor do globo.

Outra boa notícia é que seus benefícios não ficam só na esfera física. Há um aumento na capacidade de concentração e reação, além de trazer um excelente aprendizado em defesa pessoal.

HIIT / HIIE

Segundo estudo, o HIIT ou HIIE, cuja tradução quer dizer “treino intervalado de alta intensidade”, é um dos métodos que mais tem atingido resultados quando o assunto é queima calórica, chegando a 550 calorias em treinos de 20 minutos.

Ao combinar aeróbico e anaeróbico, ele exige bastante energia em um curto espaço de tempo, mostrando ser ideal para quem não tem muitas horas disponíveis por dia para se exercitar.

Melhor do que isso é o fato de que algumas séries podem ser feitas em casa sem nenhum problema.

Musculação

Por último, mas não menos importante, vem a nossa querida musculação. Um treino de uma hora, quando feito corretamente, pode eliminar até 600 calorias.

Ela também aumenta a quantidade de massa magra no corpo, o que colabora demais para a perda progressiva e acelerada de gordura. Quer mais motivos ainda para ir à academia? A resistência muscular aumenta e os ossos são fortalecidos. A musculação é a mãe de TODOS os esportes!

Sair do sofá

Levantar da poltrona ou do sofá não é, propriamente, um exercício, mas vai te ajudar muito a se livrar de vez do peso.

Independentemente do período diário ou semanal que você pode destinar às atividades físicas, é importantíssimo criar uma regularidade e encontrar algo que você goste de fazer. Não adianta nada saber qual esporte queima mais calorias sem se envolver com a prática de ao menos um deles. Mas lembre-se de consultar um médico antes de iniciar, ok?

E aí, o que achou do artigo? Qual esporte você quer praticar? Compartilhe sua opinião nos comentários!

quais esportes mais queimam calorias

Escrito por Fernando Sardinha