musculação

Já faz mesmo alguns anos que a musculação vem ganhando espaço na preferência dos brasileiros. De acordo com a pesquisa Consumidor Brasileiro, por exemplo, a musculação é a segunda prática esportiva mais comum, com 30% de adeptos.

E não é à toa. Afinal, os benefícios da musculação vão além do corpo definido: ela acelera o metabolismo, faz bem para o coração e proporciona força e resistência, além de ajudar no bem-estar, na autoestima e na saúde, de modo geral.

Agora, é claro que esse treino precisa ser elaborado por um profissional da área, levando em consideração os seus objetivos e necessidades. E, para conseguir resultados ainda mais satisfatórios, uma boa dica é contratar de um programa para treino de musculação.

Programa para treino de musculação

1. Acesso a um treino ajustado à sua rotina

De fato, é bem difícil definir qual é o tempo ideal de duração para um treino de musculação. Uma pessoa pode ter ótimos ganhos com apenas 30 minutos por dia, por exemplo, ou ter evoluções semelhantes fazendo a atividade por 60 a 90 minutos diários.

A verdade é que, desde que não haja extremismos, é possível ter resultados excelentes independentemente do tempo na academia. O que é ótimo para quem tem uma rotina atribulada com o trabalho e precisa de treinos mais rápidos, que se adequem ao dia a dia corrido e com pouco tempo livre.

Nesse sentido, um dos pontos levados em consideração pelo profissional na hora de programar um treino de musculação é justamente o tempo que o aluno tem disponível. Toda a sua rotina é analisada para que seja possível praticar a atividade com eficiência, sem que isso atrapalhe nas outras tarefas pessoais.

2. Facilidade em reavaliar e ajustar o treino

Geralmente, os treinos montados pelos professores da própria academia têm duração de 2 a 3 meses. O que é natural — como são muitos alunos para atender, é necessário esse tempo para que seja possível satisfazer a todos.

Para quem está começando na musculação, na fase de adaptação, isso é até interessante. Mas, para aqueles que já são intermediários ou avançados na modalidade, o ideal é que a mudança de treinamento ocorra a cada 3 ou 4 semanas, para evitar a estagnação e ter desenvolvimento e ganhos reais.

Por isso, com um programa para treino de musculação, os ajustes e adaptações nos exercícios são mais constantes, sempre de acordo com as suas necessidades.

Se em alguma série você está tendo dificuldades ou outro problema relacionado, por exemplo, é possível descrever o que está acontecendo para o profissional, que rapidamente regulará seu treino da maneira mais apropriada.

3. Planejamento de acordo com suas necessidades

No tópico anterior, falamos a respeito dos treinos montados pelos professores da academia. Destacamos sobre o tempo curto e a grande quantidade de alunos, que são dificultadores para planejar melhor o treinamento.

Diante disso, vale destacar que, quando se tem um treino personalizado, o profissional pode se atentar a todos os detalhes, como a sua personalidade, as modalidades de sua preferência e atividades que você já praticou — além de analisar questões como a quantidade de horas que você dorme por dia, como você se alimenta, entre outros fatores.

Você entende que, nesse caso, há um atendimento muito mais individualizado e cuidadoso? Isso porque, conhecendo você melhor, o profissional consegue avaliar como deve ser o seu treino e a sua evolução, disponibilizando um treinamento muito mais completo.

4. Muito mais incentivo

A citação de Zig Ziglar, “As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho! E é por isso que ele é recomendado diariamente” não é famosa sem motivo. Afinal, quem nunca deixou de ir à academia por falta de motivação?

E esse incentivo precisa mesmo ser constante, pois rapidamente deixamos a preguiça, as preocupações e outros problemas serem maiores que a nossa força de vontade para a prática da atividade física.

Quanto a isso, uma das vantagens de contratar um treino personalizado é o fato de que o profissional estará sempre estimulando você a cumprir os exercícios, cobrando melhores resultados.

5. Ótimo custo/benefício

A primeira coisa em que uma pessoa pensa quando quer um acompanhamento maior na academia é a contratação de um personal trainer. E, realmente, ela é interessante para quem quer se dedicar na musculação. O problema é que isso exige um bom investimento, e não é todo mundo que está disposto a pagar.

Mas contratar um treino personalizado pode resolver essa situação. Isso porque o professor a distância fica mais em conta, já que seu preço é por planilha, diferente do personal que, geralmente, cobra por hora/aula.

Ou seja, enquanto para o programa você precisará pagar pelo serviço de uma planilha mensalmente, por exemplo, para o personal será preciso pagar, no mínimo, duas aulas por semana para obter resultados satisfatórios.

6. Resultados mais rápidos

Pense bem: você tem um treinamento de acordo com a sua rotina, tornando possível que você pratique a musculação de maneira frequente. Sua planilha de treino tem todos os exercícios corretos, pensando exatamente nas suas características, objetivos e necessidades.

E ainda tem o incentivo e a cobrança, na medida certa, de um profissional da área. Há como não ter resultados mais rápidos e satisfatórios assim?

Por meio do treino personalizado, é muito mais fácil atingir suas metas. O conhecimento e as metodologias de trabalho individualizados fazem com que os resultados apareçam ainda mais rápido, e com mais qualidade.

Conclusão

Enfim, essas foram algumas das principais razões para contratar um programa para treino de musculação. Se optar por esse serviço, procure um professor regulamentado, analise a sua experiência e conhecimentos técnicos, sua disponibilidade e sua paixão por aquilo que faz. Tudo isso é essencial para essa parceria!

E para aqueles que não têm indicações e estão com dificuldade de encontrar um bom professor, saibam que é possível contratar programas desse tipo pela internet, com excelentes profissionais.

O Fernando Sardinha, por exemplo, é um dos fisiculturistas mais reconhecidos no Brasil, e oferece, em seu site, um método de treinamento online. Além do treino personalizado, o cliente tem acesso à área de membros da plataforma, que dispõe de outras vantagens, como vídeos dos exercícios e treinamentos.

E então, gostou do post? Agora que você entendeu por que vale a pena contratar um programa para treino de musculação, aproveite para conferir o Sardinha Evolution!

 

programa-para-treino-de-musculacao

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha