Musculação vs Crossfit vs Calistenia

Não é de hoje que muitos atletas se questionam sobre qual é a melhor alternativa para ganhar massa muscular e alcançar a hipertrofia, Musculação vs Crossfit ou Calistenia?

Como vários aspectos da definição muscular, a resposta é: Depende.

Tudo vai depender dos seus objetivos, da sua experiência com prática de exercícios físicos, da sua rotina e uma série de fatores. Para começar, antes você precisar entender que Musculação vs Crossfit e Calistenia possuem abordagem diferentes:

  • Musculação

A musculação é um treinamento com foco no levantamento de pesos, que pode ou não utilizar equipamentos.

  • Crossfit

O Crossfit por sua vez, é um método de treinamento que mistura exercícios de várias modalidades, desde levantamento de peso até ginástica.

  • Calistenia

Essa prática foca em um conjunto de exercícios que trabalha um grupo muscular, em uma sequência quase como de ginástica olímpica. Visa controle muscular.

Musculação vs Crossfit vs Calistenia: Avalie O Que Você Quer Conseguir Com Os Exercícios

Para determinar qual das três opções, Musculação vs Crossfit ou Calistenia, é a melhor para você, primeiro precisa estabelecer suas metas e saber para que os exercícios em questão serão feitos.

Se o seu objetivo é explosão, resistência e força, sem sombra de dúvidas, a musculação é a mais indicada. Isso porque com ela você consegue trabalhar 70% até 80 % da carga máxima que o seu corpo suporta.

Já a calistenia, é voltada para o aumento de controle muscular e equilíbrio corporal. Já o crossfit, é mais voltado para o trabalho de vários grupos musculares combinados e trabalha também com a mobilidade.

Claro que as três modalidades podem trazer benefícios para o seu corpo e benefícios no seu dia a dia. Mas dependendo dos seus objetivos, você terá que forcar mais em uma do que nas outras duas.

Por exemplo, quem pratica artes marciais como Taekwondo, precisa ganhar explosão. Isso porque a luta em si já foca muito em movimentos repetitivos. Logo, nesse caso, a musculação é mais indicada, pois é por meio dela que você poderá ganhar mais potência de explosão e força.  

Na dúvida, sempre procure um profissional em condicionamento físico. Ele irá avaliar tudo, desde as atividades que você pratica até alimentação e com base nisso, poderá indicar a modalidade mais adequada e até mesmo o treinamento ideal.

Gostou de saber mais sobre Musculação vs Crossfit e Calistenia? Então não deixe de conferir o vídeo a seguir e descubra qual dessas modalidades tem o que é preciso para lhe ajudar a hipertrofia com saúde e qualidade de vida.

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha