Quem está iniciando no universo da malhação e hipertrofia muscular geralmente não sabe por onde e nem como começar para deixar o corpo definido sem comprometer a saúde. Se você também apresenta essa dúvida, saiba que  algumas dicas para quem está começando a treinar podem ser muito úteis nesse caso.

Isso mesmo! Muita gente acaba entrando em um cronograma de exercícios com altas expectativas, mas sem muito conhecimento sobre o assunto. Com isso, é comum que a frustação de não alcançar os resultados apareça com o tempo.

Contudo, o que muitos atletas iniciantes precisam entender é que a hipertrofia não acontece como um passe de mágica, de um dia para o outro. É necessário trabalho e foco, principalmente nessa primeira fase para obter a hipertrofia desejada.

Se você não era não ativo, o início pode ser ainda mais puxado. Afinal de contas, o seu organismo e seus músculos terão que se acostumar a uma rotina mais exigente.

E para ter o melhor desempenho possível, sem acabar sofrendo lesões ou fraturas, é necessário colocar em prática algumas dicas para quem está começando a treinar. Confira nesse post algumas delas!

6 melhores dicas para está começando a treinar

Se você deseja começar os treinos de hipertrofia, mas quer fazer do jeito certo, até mesmo para evitar lesões ou qualquer outra coisa que venha a comprometer seu bem estar fisico, uma das dicas que precisa seguir é:

1.    A periodização é indispensável

Uma das principais dicas para quem está começando a treinar é fazer a periodização. Esse é um termo conhecido pelos atletas mais experiências, mas, que também é importante para quem está começando.

dicas para quem está começando a treinar

A periodização nada mais é do que o planejamento de estratégias que serão usadas nos treinamentos. Desde a quantidade de carga, até a intensidade e variação de exercícios.

E porque ela é importante? Basicamente para dar mais segurança aos treinos. Essa progressão se faz necessária para que você consiga condicionar o seu corpo aos poucos.

É a periodização que vai basear toda a sua rotina de exercícios, justamente para que você saiba suas metas e como atingi-las.

2.    Não tente copiar o desempenho dos outros atletas

Essa é uma das dicas para quem está começando a treinar mais importantes. Não tente copiar o treino de atletas mais experientes que você.

É muito comum que quem está começando chegue na academia veja outros praticantes puxando cargas elevadas ou fazendo séries maiores, e queira fazer igual. Esse é um dos maiores erros que você pode cometer.

E o motivo é simples, o seu corpo não está preparado para esse tipo de demanda. Os atletas ao seu redor que têm treinos mais intensos, já possuem experiência e estão nessa a algum tempo.

Justamente por isso eles estão conseguindo ter esse desempenho. Se você tentar fazer igual acabará tendo dores musculares e até mesmos lesões, e isso pode prejudicar todo o seu desempenho.

3.    Comece pelo básico

Se você pesquisar por hipertrofia na web, provavelmente vai ver um monte de pessoas em um ritmo bem mais avançado.

E até mesmo uma olhada na academia vai mostrar muitos iniciantes fazendo treinos avançados, que não são adequados para a fase em que estão. Na ânsia de conseguir um corpo definido, muitos homens acabam indo para os movimentos mais complexos, que são mais difíceis e que podem gerar mais riscos se não forem executados corretamente.

Uma das dicas para quem está começando a treinar é iniciar pelo básico. Os movimentos mais tradicionais são os ideais para esse momento e podem sim gerar resultados incríveis.

Comece por exercícios como agachamento, levantamento de terra, supino e remada. Eles são extremamente eficazes e vão gerar excelentes resultados.

Conforme o seu corpo for se acostumando com esse tipo de movimento, você poderá avançar. Mas, nunca faça isso sem antes passar pelo esquema básico de treinos para hipertrofia. É ele que fará com que você tenha mais segurança e qualidade nos treinos.

4.    O descanso é essencial

Muitas vezes quem está começando fica na empolgação de treinar direto. Parece que quanto mais tempo o atleta está na academia, mais ele rende. Contudo, o descanso é essencial.

Para que a hipertrofia aconteça, tanto os seus músculos como as suas estruturas metabólicas precisam se recuperar. Essa recuperação que irá gerar o ganho de massa, força e rendimento.

Quando você deixa de dar esse tempo de descanso para o seu corpo, acaba prejudicando diretamente os resultados dos treinos. Além disso, os riscos de lesão se tornam bem maiores, levando em conta que os grupos musculares não têm tempo de se recuperar.

Logo, é necessário dar uma pausa entre os treinos para que haja a recuperação muscular. Também é importante ter um sono de qualidade diariamente.

É durante o sono que o seu corpo produz uma série de hormônios importantes para o crescimento muscular e a definição. Então, trate de dormir bem e com qualidade.

5.    A alimentação é igualmente fundamental

Mais uma das dicas para quem está começando a treinar é cuidar da alimentação. Frequentemente atletas iniciantes focam apenas nos treinos e esquecem da dieta.

dicas para quem está começando a treinar

Continuam a consumir alimentos inadequados, ou não fazem qualquer controle do cardápio. E isso acaba prejudicando diretamente os resultados. Não importa se você vai hipertrofiar ou emagrecer, uma dieta adequada é fundamental.

O seu corpo precisa de uma série de nutrientes na medida certa para realmente funcionar de forma adequada e proporcionar o ganho de resultados. por isso, é importante procurar uma nutricionista para criar um plano alimentar adequado para as suas necessidades.

6.    Acompanhamento profissional sempre

Essa é uma dica que complementa as demais. Sempre faça os seus treinos com acompanhamento profissional. Tanto para a parte de exercícios, como de alimentação.

Essa coisa de começar e fazer tudo por conta própria é um grande erro. Isso porque, cada corpo funciona de uma maneira diferente.

Você não pode simplesmente copiar o que os outros fazer. É necessário ter uma avaliação completa de profissionais da área, para só então desenvolver uma dieta e treino adequados.

Caso contrário, você corre o risco de acabar prejudicando o seu corpo ao invés de ter bons resultados. E isso inclui desde lesões até deficiência vitamínica.

Conclusão

A hipertrofia é algo que acontece de forma gradativa. Você precisará treinar muito e sempre adaptando os seus cronogramas. Além disso, sua própria rotina terá que sofrer mudanças para proporcionar espaço para o ganho de resultados.

Por isso, não deixe de colocar essas dicas para quem está começando a treinar em prática. Quer saber mais sobre alcançar a definição? Então aproveite para conferir também o post sobre Como conquistar a hipertrofia de forma mais rápida.

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha