rotina_de_treinos

Qual o segredo para treinar os músculos de forma certa e alcançar bons resultados? A verdade é que não existe fórmula mágica capaz de garantir o sucesso quando o assunto é a busca pelo corpo perfeito. O que existe são características como determinação, perseverança e disciplina ao seguir uma rotina de treinos. Esses elementos são capazes de trazer bons resultados na hora de realizar o treinamento e criar hábitos saudáveis de vida.

rotina_de_treinos

Entretanto, estabelecer uma rotina de atividades físicas não é tão fácil. Por esse motivo, no artigo de hoje vamos orientar você sobre como criar o hábito de ir à academia e ainda dar dicas bem práticas que vão auxiliar na hora de realizar os exercícios e trabalhar os músculos da maneira correta. Confira!

Estabeleça uma rotina de treinos

Para criar o hábito de treinar, a primeira coisa que deve ser feita é estabelecer uma rotina. É importante que você planeje as suas atividades do dia com antecedência e separe um tempo para os treinos. Se quer se habituar a treinar, estabeleça um horário fixo para os exercícios e evite encaixar em janelas ao longo do dia — a menos que não exista outra opção. Treinar sempre no mesmo horário vai fazer com que seu corpo se acostume e torne o deslocamento muito mais natural.

Nesse caso, é importante também estabelecer horários para diversas outras atividades que influenciam no desempenho nos treinos: procure deixar um tempo para fazer compras de verduras e legumes (pois esses alimentos não podem ser armazenados por muito tempo), calcule o tempo de todas as refeições incluindo o preparo, respeite os horários de descanso e procure dormir bem.

Defina as suas metas

Tudo que fazemos na vida tem um porquê e com os exercícios isso não deve ser diferente. Então, procure entender a sua motivação para treinar. Você deseja ganhar massa muscular? Perder aquela gordurinha abdominal? Quer se tornar um bodybuilder e começar a competir? Independentemente do que seja, é imprescindível a definição de metas para se obter sucesso.

No entanto, não é interessante para quem treina moderadamente, de uma hora para outra, decidir virar um atleta de alto rendimento. O ideal é que você estabeleça metas menores, fáceis de serem alcançadas a curto prazo, pois é mais difícil perder o foco quando se trata de períodos curtos e objetivos atingíveis. E não se esqueça de comemorar cada vitória, pois elas são muito importantes para manter-se na rotina.

Monte um programa de treino individual

Cada pessoa reage de uma forma aos estímulos musculares e, por essa razão, é preciso um programa de treinamento de acordo com as suas necessidades. Isso significa que não adianta copiar o treino no blogueiro sem nenhuma orientação ou seguir a mesma série do seu amigo que treina há anos e obteve bons resultados.

Isso porque, primeiramente, é preciso lembrar os seus objetivos. Se você deseja hipertrofia, o seu treino, necessariamente, precisa ser diferente de quem treina para melhorar o condicionamento físico e participar de corridas, por exemplo.

Assim, em relação aos exercícios, para os iniciantes é recomendado o treino de hipertrofia três vezes por semana, focando principalmente nos grandes grupamentos musculares (costas, peitorais e coxas).

Já para aqueles com mais experiência o ideal é que façam a divisão dos grupos musculares por dia da semana. Além disso, é muito importante trabalhar com a periodização dos treinos, que é a variação do treinamento em cada período de tempo, visando alcançar melhores resultados e evitar o efeito platô. Vale ressaltar que essa orientação deve partir de um profissional que esteja ciente das suas condições físicas.

Alimente-se de maneira adequada

O trabalho correto dos músculos dentro de uma rotina de treinos exige mais dos exercícios intensos, pois é consenso que, sem uma alimentação correta, dificilmente vão surgir resultados consistentes.

Uma alimentação adequada deve partir das suas necessidades com a orientação de um nutricionista. Aqui também é necessário ter em mente o objetivo a ser alcançado e a individualidade biológica.

A hipertrofia depende da ingestão dos nutrientes de maneira equilibrada. A maioria das pessoas sabe que é preciso ingerir um grande volume de proteína para o crescimento muscular mas, além disso, é necessário que carboidratos de baixo índice glicêmico (batata-doce, arroz integral, etc.) as chamadas gorduras do bem (azeite de oliva, ômega 3), vitaminas e sais minerais (encontrados em frutas e vegetais) façam parte da alimentação. Em alguns casos, o uso de suplementos pode ser interessante para repor essa quantidade de nutrientes.

Para finalizar esse item, vamos falar de algo tão importante quanto a alimentação: o consumo de água. Normalmente, o nosso corpo elimina cerca de 1,5 litro de líquido ao longo do dia, que precisa ser reposto. Quando praticamos atividades físicas, principalmente de alta intensidade, esse número aumenta e, consequentemente precisamos ingerir mais água. Por isso, procure tomar pelo menos 2 litros de água por dia e fique atento aos sinais de desidratação.

Socialize na academia

Umas das formas de tornar a rotina na academia mais prazerosa é a socialização. Sempre que possível, convide um amigo que goste de se exercitar, criem o hábito de treinar no mesmo horário e estabeleçam metas em conjunto para estimular a cooperação. Uma opção também é fazer amizade com outros frequentadores da academia. Você pode encontrar bons parceiros de treino e a motivação que precisa para ter ainda mais foco.

Conte com a ajuda de um bom profissional em sua Rotina de Treinos

Todas as dicas neste artigo só são possíveis quando o treino é pensado em conjunto com um profissional da área. Para treinar com segurança, procure assistência de professores regulamentados pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF). Somente uma assistência especializada e individualizada é capaz de identificar as metas, traçar estratégias e levar em conta as particularidades de cada aluno.

Ter um personal para orientar você significa executar os exercícios de maneira correta, evitar lesões, ter flexibilidade para alterar as estratégias e ainda encontrar uma pessoa com que possa rever as suas metas. Por isso, não pense duas vezes antes de contratar uma assessoria esportiva.

Monitore os resultados e tenha paciência com sua Rotina de Treinos

Por fim, não se esqueça de ficar atento a cada resultado alcançado e estar aberto a mudança de planos, quando as estratégias não funcionam. Entretanto, tenha paciência: conquistar o corpo perfeito de maneira saudável leva tempo, mas vai valer a pena.

Como você viu, uma rotina de treinos que promova o trabalho muscular não é tão simples, mas, com disciplina e a orientação correta, é perfeitamente possível.

Já definiu os seus objetivos e quer criar uma rotina? Se você tem dúvidas sobre o assunto entre em contato com a gente!

 

rotina de treinos

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha