aumentar_seu_desempenho_nos_treinos

Quem treina diariamente sabe que, depois de um certo tempo, o ganho muscular acaba não ocorrendo como antes. Parece que você se mata de tanto se exercitar, mas tudo continua o mesmo. Se isto acontece com você, saiba que não há nada de errado com os seus exercícios. Nesse caso, você precisa aumentar seu desempenho nos treinos.

Isso mesmo! Através de algumas mudanças no seu cronograma de exercícios e em sua rotina, é possível potencializar o resultado dos seus treinos. E começar a perceber as mudanças ocorrendo literalmente no seu corpo.

E para lhe ajudar a aumentar seu desempenho nos treinos, separamos nesse post um pequeno passo a passo. Então não deixe de ler até o final!

1º Passo para aumentar seu desempenho nos treinos: Cuide da alimentação no pré e pós-treino

A alimentação é um ponto fundamental para quem deseja aumentar seu desempenho nos treinos. Isso porque, alguns alimentos ajudam na recuperação dos músculos, bem como no ganho de massa magra.

aumentar_seu_desempenho_nos_treinos

Sendo assim, além de focar em exercícios que gerem bons resultados, você precisa se alimentar corretamente, tanto no pré quanto no pós-treino.

· Alimentação pré-treino

A alimentação pré-treino precisa ser 100% focada no fator energia. Isso porque os alimentos com alto teor energético, conseguem manter os níveis glicêmicos do corpo em equilíbrio, o que impede a redução dos níveis de força durante os exercícios.

O ideal é que você coma uma hora e meia antes dos exercícios. Além disso, sua refeição deve ser baseada em carboidratos de absorção lenta, pois são eles que vão proporcionar mais energia para o seu corpo.

Entre os principais estão a batata doce, iogurtes, cereais, frutas e grãos. Mas, cuidado para não comer demais, caso contrário o seu corpo gastará muita energia na digestão e não no ganho de massa.

· Alimentação pós-treino

A alimentação do pós-treino é muito importante. Isso porque, ela vai interferir na recuperação muscular, bem como no desempenho nos próximos treinos.

Nesse momento o ideal é apostar nos alimentos ricos em proteínas. São essas substâncias que ajudarão seus músculos a se tornarem mais fortes, bem como aumentar o seu desempenho.

Nesse momento os carboidratos complexos devem ser evitados, pois, seu metabolismo está absorvendo tudo mais rápido. Se for consumir carboidratos, opte pelos de alto índice glicêmico, como mamão, banana e beterraba.

2º Passo para aumentar seu desempenho nos treinos: Turbine o seu treino

Outro passo importante para elevar seu desempenho nos treinamentos é turbinar seus exercícios. Você deve mudar a quantidade e tipos de atividades com certa periodicidade.

Isso porque no treinamento físico existe o chamado princípio da adaptação. Basicamente, esse princípio diz que após algumas semanas o seu corpo se adapta aos estímulos gerados pelos exercícios e, com isso, para de se desenvolver.

Logo, o que os profissionais de treinamento físico indicam é que os praticantes mudem os treinos com periodicidade.

Se você iniciou com uma bateria de exercícios aeróbicos, então depois de um determinado período praticando esses exercícios, você deve falar com seu treinador/personal para mudar de exercícios, seja adotando práticas de musculação ou qualquer outro tipo ou categoria de exercícios.

O mais importante é não deixar que sua musculatura se adapte e, com isso, pare de gerar os resultados que deseja para o seu corpo.

3º Passo para aumentar seu desempenho nos treinos: Sempre tenha acompanhamento profissional

O acompanhamento profissional é indispensável para aumentar seu desempenho nos treinos. Afinal de contas, apenas um especialista em treinamento físico poderá te indicar o que deve ser feito.

Na maioria dos casos, quando alguém resolve ganhar massa muscular, se matricula em uma academia. A pessoa faz uma avaliação com um professor de educação física, recebe um cronograma, e explicações sobre a execução de cada exercício.

A partir daí o aluno tem que seguir por si só, mantendo a postura e treinos. Contudo, isso pode ser um problema até mesmo para quem já está praticando há algum tempo.

Qualquer erro de postura ou de aplicação de força pode gerar lesões graves.

Além disso, existem alunos que simplesmente resolvem aumentar os pesos ou tipos de exercícios por conta própria. E isso também pode gerar consequências graves.

Logo, para aumentar seu desempenho nos treinos sempre conte com o acompanhamento profissional. Converse sempre com o seu personal. Dessa forma, vocês poderão avaliar o seu desenvolvimento e ir alterando seu cronograma aos poucos.

4º Passo para aumentar seu desempenho nos treinos: Mantenha-se sempre hidratado

Cerca 70% a 75% da musculatura do corpo humano é composta por água. Sem esse elemento essencial, provavelmente você terá muitas dificuldades na execução de exercícios.

Muitos atletas reclamam que não conseguem aumentar o desempenho, ou que se sentem fracos constantemente, mesmo mantendo uma alimentação saudável. E isso geralmente acontece por conta da falta de hidratação adequada.

É através da ingestão de água que você irá evitar a fadiga muscular, e até mesmo algumas lesões. Mas cuidado, nada de ingerir muita água de uma vez, isso também pode prejudicar o seu treino.

aumentar_seu_desempenho_nos_treinos

O ideal é beber pequenas quantidades frequentemente. Além disso, você não precisa focar apenas na água mineral. Existem outras bebidas que também podem te ajudar a aumentar seu desempenho nos treinos.

A água de coco, por exemplo, é uma bebida natural repleta de nutrientes que ajudarão no rendimento dos seus músculos. Elas irão repor todas as vitaminas que o seu corpo precisa. Não é à toa que ela é tão indicada em tratamentos de doenças. Os isotônicos também são uma boa opção.

5º Passo para aumentar seu desempenho nos treinos: Use o tempo de descanso como seu aliado

Um erro bastante comum entre quem deseja ganhar massa muscular e melhorar o rendimento físico é treinar sem descanso. Esse momento de recuperação é tão importante quanto os exercícios.

Na recuperação muscular que ocorre a reparação das micro lesões ocasionadas pelas atividades físicas. E é justamente isso que fará com que o seu corpo ganhe massa muscular.

Se você fizer exercícios sem dar esse tempo de descanso para o seu corpo, os seus grupos musculares irão responder de forma negativa, desfavorecendo o desenvolvimento muscular. Logo, sempre dê um tempo para o seu corpo se recuperar e, assim, aumentar seu rendimento.

Conclusão

Nesse post, aprendemos mais sobre como aumentar seu desempenho nos treinos com apenas algumas mudanças na sua rotina de treinamento. Agora, não deixe de procurar ajuda profissional para ter um desenvolvimento muscular maior.

Quer mais dicas sobre como melhorar o seu condicionamento físico? Então curta agora mesmo a nossa página no Facebook e fique por dentro dos nossos posts.

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha