Importância Do Treino Cardio Na Musculação

Você sabe qual a Importância Do Treino Cardio Na Musculação? Quando se fala em definição muscular, muitos atletas focam apenas nos exercícios que estimulam um rápido ganho de massa muscular.

Contudo, a maioria esquece que para o corpo dar conta da nova demanda, é necessário trabalhar adaptações cardiorrespiratórias, respiratórias e também de consumo de oxigênio. Isso porque todos esses fatores podem interferir diretamente no seu desempenho nos treinos.

Continue lendo esse post e conheça alguns dos motivos que mostram o porquê os treinos cardio são tao relevantes na musculação.

Motivos Que Revelam A Importância Do Treino Cardio Na Musculação

Importância Do Treino Cardio Na Musculação

Existem alguns motivos que mostram a importância do Treino Cardio na Musculação. Por exemplo, é por meio das adaptações que esse tipo de exercício promove que o seu corpo consegue ter uma queima de calorias elevadas, mesmo depois do fim da atividade.

Ao mesmo tempo, a longo prazo, os exercícios cardio conseguem melhorar a utilização de energia em atividades do cotidiano, fazendo que o seu organismo se torne “mais econômico” e é dessa forma que é possível evitar e até mesmo controlar diferentes tipos de doenças.

Por meio dessas atividades, é possível melhorar o perfil lipídico e ainda reduzir as taxas de colesterol ruim. Além disso, a pressão arterial passará a ser mais regular em repouso, o que interfere diretamente no funcionamento do coração.

Outro motivo que mostra a importância do Treino Cardio na Musculação é o fato dele aumentar a resistência muscular. Uma vez que ele tem um alto nível de gasto de energia, o corpo se torna mais resistente, e o melhor, passa a queimar mais gordura. Consequentemente fica mais fácil alcançar a definição em um espaço de tempo menor.

Mas Afinal O Que É Um Treino De Cardio?

Agora que você já sabe a importância do Treino Cardio na Musculação é importante esclarecer o que esse treino de fato representa.

Muita gente acha que qualquer exercício que aumente consideravelmente a quantidade de batimentos cardíacos é cardio. Contudo, além dessa questão, outros fatores também são levados em considerado, o volume de repetições e a intensidade da atividade. São esses três fatores em conjunto que poderão desencadear as mudanças e adaptações necessárias no seu corpo.

Quais Os Melhores Exercícios De Cardio Para Melhorar Os Resultados Da Musculação?

Existem vários exercícios cardio que você pode implementar na sua rotina de treinos. Claro que sempre sob orientação de um profissional. Mas, nós separamos algumas sugestões. Confira!

Corrida

Muita gente não sabe, mas a corrida é uma atividade cardio complexa e excelente para quem deseja eliminar a gordura em excesso. Isso porque ela consegue manter a queima de gordura mesmo em fase de repouso. Inclusive, se você observar os principais corredores do mundo, perceberá que a taxa de gordura é baixíssima.

Além disso, esse exercício eleva os batimentos cardíacos rapidamente, e ainda trabalha o controle da respiração. Quanto mais intenso o treino, e mais difícil o solo (com subidas, por exemplo), maior será a queima de gordura.

No entanto, esse é um fator que necessita de cuidado. Isso porque, se você não tiver uma alimentação pré e pós treino adequada, acabará queimando massa magra ao invés de gordura. Então, não deixe de procurar um nutricionista.

Ciclismo Indoor

O ciclismo indoor é mais um dos exercícios cardio que pode te ajudar a obter uma definição mais rápida. Assim como a corrida você consegue ter uma excelente queima de calorias e ainda melhorar a capacidade respiratória.

Outro grande diferencial dessa opção é o fato dela trabalhar vários grupos musculares. Ou seja, você ainda poderá potencializar o ganho de massa magra.

HIIT

O HIIT se tornou um dos treinos mais populares entre quem busca definição muscular. Isso porque, ele se baseia na prática de atividades de alta intensidade em conjunto com pausas ativas e passivas.

E justamente por conta dessa intensidade esse tipo de treino consegue gerar excelentes resultados para quem pratica musculação. Mais uma das vantagens dessa modalidade é o fato dela durar entre 15 e 25 minutos.

Isso acaba tornando essa prática ideal para quem tem uma rotina corrida.

Crossfit

E claro que não poderíamos falar de treinos cardio sem falar do Crossfit, que se tornou uma verdadeira febre no Brasil. Esse método se baseia em três pilares, o condicionamento físico, o levantamento de peso e a ginastica olímpica. Além disso, outro grande diferencial dessa alternativa é o fato da maioria dos movimentos usar apenas o peso do corpo do próprio praticamente.

No entanto é importante ressaltar que apesar de ser uma modalidade menos restritiva, é indicado que o atleta tenha certo condicionamento antes de inicia-la. No caso de quem está praticando apenas a musculação, talvez seja interessante começar com uma das alternativas anteriores e inserir o Crossfit de forma gradual na rotina.

O Aquecimento Antes Do Treino De Cardio

Importância Do Treino Cardio Na Musculação

Tão importante quanto saber a relevância do Treino Cardio na Musculação, e também conhecer os tipos de exercícios que podem te ajudar nos treinamentos, é esclarecer a importância do aquecimento antes desse tipo de treinamento. Isso porque, quando você inicia um exercício do gênero, sofre o que os profissionais da área chamam de déficit de oxigênio.

Esse é um aviso que o seu próprio corpo recebe falando que haverá uma exigência de energia maior do que o normal. Acontece que se você sair de uma demanda padrão para uma muito alta rapidamente, os riscos cardiovasculares também sobem, e isso irá refletir diretamente na sua pressão arterial.

E isso pode desencadear uma série de consequências. Desde coisas mais leves como fadiga, até casos extremos como ataques do coração.

Por conta disso é essencial começar todo exercício de forma gradativa, principalmente os cardio. Você precisa dar tempo para o seu organismo receber e mensagem enviada pelo músculos e assim suprir a demanda energética e respiratória de forma gradativa e de forma positiva.

O ideal é fazer ao menos 10 minutos de aquecimento. Você pode iniciar com uma caminhada, alongamento, atividades aeróbicas de leve intensidade entre outras opções.

Agora que você sabe a Importância Do Treino Cardio Na Musculação, não deixe de falar com o seu personal. Ele poderá te ajudar a criar um cronograma adequado para trabalhar as questões cardiorrespiratórias, e ao mesmo tempo potencializar o ganho de massa magra.

 

 

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha