atividade_fisica

Praticar atividade física é imprescindível para todos aqueles que buscam ter uma vida saudável e equilibrada, mesmo que o foco não seja estético.

Elas estimulam a oxigenação do corpo, melhoram o metabolismo do nosso organismo, promovem o desenvolvimento dos músculos e do condicionamento físico, emagrecem e, com toda certeza, são responsáveis pelo bem-estar e uma considerável sensação de prazer.

Porém, nem todo mundo gosta da atividade física oferecida por academias, como levantamento de peso, ou da rotina dos centros de musculação.

E é aí que entra a luta. Seja qual for a modalidade, essa é uma prática que pode ser feita por pessoas de todas as idades, independentemente de gênero e condição física.

Não importa se o seu objetivo é se tornar atleta de artes marciais, manter a forma física ou apenas sair da rotina e aprender algo novo, você pode usufruir dos benefícios da luta, que estão diretamente relacionados ao trabalho do corpo e da mente.

Quer saber mais a respeito? Então confira 6 deles:

1. Atividade Física Para Trabalhar a Flexibilidade

Um dos principais benefícios da luta está ligado ao exercício do corpo, trabalhando-o e estimulando-o para melhorar de forma contínua. Os aquecimentos que acontecem no começo das aulas têm como objetivo preparar o corpo para os exercícios que serão realizados em seguida e são fundamentais para aumentar a flexibilidade, por exemplo.

Movimentos feitos de forma explosiva — ou seja, com bastante rapidez e intensidade — fazem com que a articulação seja levada ao seu limite. Com o tempo, isso promove a flexibilidade, já que trabalha a resistência elástica dos músculos.

Artes marciais que fazem mais uso de chutes e movimentos com as pernas são as que mais trabalham essa flexibilidade. A capoeira e o MMA são algumas delas.

2. Aumenta a resistência do corpo

Atividade física promove a queima de calorias, oxigenação do corpo e força muscular porque são desafiadoras, tiram a pessoa da sua zona de conforto e procuram trabalhar o corpo e a mente. Seria impossível evoluir sem esforço.

Durante as lutas, todo o corpo é trabalhado. As pernas e os braços precisam se movimentar com agilidade e precisão, o abdômen precisa estar contraído de forma a se preparar para impactos e prevenir lesões, e até a mente deve estar atenta e os sentidos, aguçados. Assim, essa prática estimula todo o corpo.

Ao trabalhar o corpo de forma intensa e conjunta, cria-se uma resistência que só tende a aumentar com o tempo. Tanto os músculos, que vão se tornar mais fortes, quanto os reflexos, que ficarão mais aguçados, fazem parte de um desenvolvimento beneficiado pela prática de lutas.

3. Promove a disciplina

As artes marciais são muito conhecidas por sua hierarquia e respeito para com seu oponente. O fato de sempre existir alguém que tenha mais experiência e, portanto, muito a ensinar, faz com que o lutador entenda que é preciso existir respeito e empatia.

Além disso, para conseguir avançar na prática e conseguir resultados mais visíveis, é preciso trabalhar com afinco e dedicação. Isso requer disciplina e força de vontade para continuar sempre treinando e se esforçando.

Leia também: 7 razões pelas quais as pessoas desistem da academia e como evitá-las

O karatê e o judô, por exemplo, são algumas das lutas que mais trabalham a disciplina e o respeito. São modalidades de muito contato com o oponente e, portanto, exigem do lutador mais concentração e atenção.

beneficios-da-luta

4. Alivia o estresse

Você já teve um dia tão ruim ou cansativo que te fizesse querer descontar a sua raiva e insatisfação em alguma coisa? Nas aulas de luta, você com certeza encontrará essa válvula de escape.

Como elas trabalham com o contato corpo a corpo e grandes descargas de adrenalina e energia, principalmente durante os aquecimentos, você terá a oportunidade perfeita para deixar as emoções ruins evaporarem junto do seu suor e aliviar a tensão.

Os exercícios de concentração e paciência também são ótimos para ajudar a controlar o estresse. Após uma boa aula de luta com alguns golpes deferidos, a calma e o equilíbrio vão encontrar espaço para voltar e a sensação de bem-estar após o treino com certeza virá.

5. Melhora a autoestima

Além dos resultados estéticos que aparecem por consequência dos treinamentos intensos e da estimulação do corpo como um todo, as lutas oferecem benefícios mentais e emocionais. A elevação da autoestima é um deles.

Isso porque elas são formas de se empoderar, de ter uma maior consciência sobre o próprio corpo, suas limitações e pontos fortes. Com o passar do tempo e da prática, as lutas acabam por contribuir para uma sensação de poder, de estar no controle do próprio corpo e de ter a capacidade de se defender caso seja necessário.

Além disso, a grande maioria das artes marciais tem uma hierarquia que se conquista à medida que se evolui no treino e se superam obstáculos. Quando o lutador consegue evoluir e alcançar um nível superior ao que estava, sua confiança aumenta inegavelmente. Ver um desempenho crescente e satisfatório contribui para o crescimento da autoestima de uma forma natural e saudável.

6. Promove a perda de peso

Mais do que o momento corpo a corpo da luta em si, os aquecimentos são exercícios estimulantes e desafiadores. Corridas acompanhadas de tiros de velocidade, polichinelos, abdominais e saltos são apenas alguns dos exercícios feitos no começo e na metade das aulas.

Esses exercícios, voltados para preparar o corpo para os confrontos, são ótimos também para queimar gorduras e, consequentemente, estimular a perda de peso. Como toda prática física, quando feita com regularidade, a luta pode otimizar ainda mais os resultados e fazer com que seu corpo fique ainda mais em forma e saudável.

Viu como essa pode ser a solução que você procurava para começar a praticar uma atividade física? Os benefícios da luta envolvem o trabalho do corpo com o aumento de flexibilidade e resistência, por exemplo, mas também envolvem a melhora da autoestima e promovem a sensação de bem-estar. Impossível não considerar procurar a modalidade certa para você, não é mesmo?

Gostou do post? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro do nosso melhor conteúdo em tempo real!

beneficios-da-luta

Escrito por Fernando Sardinha