academia

De acordo com um estudo, 64% dos indivíduos que se matriculam em uma academia, abandonam os exercícios no terceiro mês, e apenas 3,7% continuam os treinos por mais de 1 ano. Você, por acaso, saberia dizer quais são os motivos que levam as pessoas a desistir da academia?

Embora a pesquisa não tenha tido como objetivo descobrir as causas, ficou claro que, entre as principais, a impaciência em alcançar os resultados é uma delas.

De qualquer modo, neste artigo nós vamos apresentar 7 razões pelas quais as pessoas desistem da academia e o que fazer para evitá-las. Continue a leitura e confira!

1. Cansaço e falta de motivação

Não é nenhuma novidade que o cansaço interfere negativamente na realização das nossas atividades; disso não há a menor dúvida. O problema é que essa condição, muitas vezes, resulta na falta de motivação, uma das principais reclamações de quem está tentando se adaptar a uma rotina de exercícios.

Para evitar que isso ocorra, é preciso reconhecer os agentes que motivam o cansaço. Fumar, comer exageradamente, dormir pouco e consumir bebidas alcoólicas com frequência são alguns dos exemplos.

Além disso, o excesso de obrigações e afazeres também podem contribuir para a falta de disposição nos treinos.

2. Impaciência para esperar os resultados

Conforme já mencionamos, a impaciência para esperar os resultados está no topo da lista dos motivos que fazem as pessoas desistir da academia. Tenha em mente que perder gordura, definir o corpo ou ganhar massa muscular são processos que exigem tempo e dedicação.

O imediatismo é algo mais do que normal nos dias de hoje, mas deve ser deixado de lado quando o assunto se refere às atividades físicas. Começar a se exercitar achando que em poucos meses seu corpo estará igual ao de um bodybuilder é um erro: se você pensar assim, acabará se frustrando. Aqui, milagres não existem!

Portanto, tenha paciência e respeite as características de construção do corpo humano. Dê tempo ao tempo e mantenha a regularidade dos exercícios, assim os resultados certamente aparecerão.  

3. Não se adaptar a uma dieta

Engana-se quem pensa que o simples fato de frequentar uma academia já é o suficiente para se obter um belo shape. Mais importante, ainda, é a sua alimentação.

De nada adianta levantar um pesinho aqui e outro ali se você não tiver bons hábitos alimentares. Queira ou não, é necessário ter uma dieta equilibrada e isso faz com que muitos desistam da academia.

Leia também: Como posso emagrecer de maneira saudável?

Não há como negar que às vezes é difícil resistir às tentações, mas é indispensável que se administre o consumo dos doces e das gorduras, por exemplo. Não se adaptar a uma dieta saudável não trará as mudanças que tanto se deseja, o que pode resultar no abandono das atividades.  

4. Falta de tempo para frequentar uma academia

Devido a um dia a dia cada vez mais atarefado e cheio de compromissos, cuidar do corpo e da saúde, para muitos, se torna secundário, infelizmente.

No entanto, a rotina apertada não passa de um motivo para se criar a desculpa da falta de tempo, pois você há de concordar que todo mundo poderia reservar ao menos uma hora do dia para se exercitar.

A orientação aqui é simples: organize-se! Determine os horários de academia e mantenha uma disciplina para segui-los. Faça dos exercícios uma obrigação, afinal, mais do que apenas uma questão de aparência, é a sua saúde e o seu bem-estar que estão em jogo.

5. Dores após os treinos

Outra razão por trás das desistências são as dores após os treinos, por incrível que pareça. Antes de mais nada, compreenda que sem dor não haverá resultados, isso é fato.

As pessoas que não suportam ficar doloridas dificilmente terão o corpo que desejam, e, provavelmente, desistirão da academia em poucos meses. É bem verdade que ninguém gosta de sentir dor, mas a dica aqui é a seguinte: ou você a domina ou ela te dominará, entendido?

6. Não ter um objetivo bem definido

Quanto quilos você quer emagrecer? Em quanto tempo? Pretende definir e ganhar massa magra também? Enfim, tenha bem definidos quais são os seus objetivos, do contrário, a chance de você desistir da academia é relativamente grande.

Sem metas e objetivos, é difícil encontrar motivação para seguir em frente, até porque o “ir pelo ir” é praticamente o oposto de um compromisso sério, não concorda?

Assim sendo, estabeleça seus propósitos antes mesmo de iniciar a sua rotina de exercícios: caso você já esteja malhando e ainda não os definiu, faça isso o quanto antes. Ao serem alcançados, crie novos alvos.

Seus objetivos devem ser divididos em períodos de curto e longo prazo, sempre considerando possibilidades tangíveis. Lembre-se de que os resultados não aparecem como num passe de mágica.

7. Falta de determinação

A falta de determinação é um motivo clássico para o abandono dos treinos. Sabe aquelas pessoas que vão à academia mais para conversar do que malhar? E os que fazem apenas dois ou três aparelhos e logo vão embora? Pois então, esses costumam desistir da academia em menos de um ano, quando muito.

Comportamentos assim fazem com que os resultados não venham, contribuindo ainda mais para as desistências. Quando você for treinar, apenas treine, simples assim. Os exercícios devem ser levados a sério: academia não é lugar para bate-papo, distrações ou preguiça.   

Para finalizar, saiba que os primeiros meses são os mais difíceis e tediosos. Essa primeira fase é um momento em que o corpo está se adaptando à nova rotina e, como já foi mencionado algumas vezes, é preciso ter paciência para que os resultados comecem a aparecer.

Não se esqueça da importância de consultar um profissional quando houver dúvidas em relação à execução dos movimentos, por exemplo, pois uma movimentação inadequada pode resultar em lesões musculares ou nas articulações.

Enfim, coloque na cabeça que desistir da academia não é uma opção. E você, tem alguma dica que possa ajudar as pessoas a manter uma rotina de treinos? Deixe-a aqui nos comentários, vamos adorar conhecer outras maneiras de evitar que as pessoas desistam da academia!

desistir-da-academia

Escrito por Fernando Sardinha