desempenho na academia

O desempenho na academia pode ser afetado por uma série de fatores. Desde a alimentação, até a qualidade do sono.

O que muitos atletas não sabem é que até mesmo o humor pode interferir nos resultados. Isso porque, o corpo trabalha diretamente ligado a mente.

Logo, se você está com algum tipo de desequilíbrio que afeta o seu emocional, provavelmente o seu organismo irá refletir esse problema.

Continue lendo esse post e entenda mais sobre como o seu humor, ou seja, a forma como está se sentindo, pode interferir negativamente no seu desempenho nos treinos.

Como Os Sentimentos Negativos E O Excesso De Estresse Afetam O Seu Desempenho Na Academia

desempenho na academia

Sabe aquele dia que você está mega estressado que nada parece dar certo? Pois saiba que esse excesso de estresse pode afetar diretamente o seu desempenho na academia, assim como os sentimentos negativos.

Isso porque, o cortisol (hormônio responsável pela sensação de estresse) afeta uma série de funções do seu corpo.

Estudos mostram, por exemplo, que os altos níveis dessa substância acabam diminuindo a energia e até mesmo a força muscular. Logo, provavelmente você não terá a mesma performance durante seus exercícios físicos. Além disso, esse tipo de sentimento também afeta a capacidade respiratória.

A tendência é que os atletas estressados não consigam respirar da forma correta. E consequentemente eles acabam cansando muito mais, fazendo um volume bem menor de exercícios.

Os sentimentos negativos como ansiedade e estresse também são prejudiciais, pois mantém o seu corpo tenso, como uma forma de defesa. Por conta disso, a síntese proteica é interrompida, e o seu ganho muscular cai consideravelmente.

Como Evitar Que O Estresse E O Mau Humor Afetem O Desempenho Na Academia

Se você deseja manter um bom desempenho na academia, é necessário colocar algumas dicas em prática, para que o estresse não chegue em níveis prejudiciais. E para te ajudar separamos nesse post algumas dicas. E a primeira delas é:

·         Não Consuma Muita Cafeína

A cafeína é uma substância que age diretamente na produção de cortisol. Por conta disso que quando você bebe café ou outra bebida com altos níveis desses componentes, fica em alerta.

Em doses saudáveis, a tendência é que a sua concentração e energia aumentem. Mas, em excesso, essa substância pode te deixar tão em alerta que o seu corpo terá os efeitos anteriormente. Por conta disso é importante não exagerar.

·         Pratique Meditação

Muitos atletas focam apenas em treinos de alta intensidade, como musculação e Crossfit. Acontece que para manter o equilíbrio entre o corpo e a mente, você precisa desacelerar em algum momento.

Caso contrário, vai ficar estressado de forma excessiva, e até mesmo mal-humorado.

Para evitar chegar a esse ponto, pratique meditação. Essa é uma atividade que pode agregar muito ao seu desempenho na academia.

Isso porque, além de reduzir os níveis de cortisol, ela também te ajudará a ter mais consciência corporal, e até mesmo a entender melhor os objetivos que deseja alcançar.

·         Deixe Os Problemas De Fora E Melhore Seu Desempenho Na Academia

Essa é uma dica que pode parecer difícil, mas ela é fundamental para a manutenção da saúde mental. Na hora de treinar, deixe os problemas de fora.

No momento que você inicia o treinamento, o seu único foco deve ser em fazer cada movimento corretamente. Nada de ficar pensando no trabalho ou até mesmo nos problemas pessoais.

Deixe para pensar nisso depois, em um momento em que estiver tranquilo.

·         Durma Bem

A qualidade do seu sono interfere em vários aspectos da saúde física e mental. É enquanto você dorme que o corpo repõe energias, bem como produz uma série de hormônios, inclusive o de crescimento, que é essencial para quem está em busca de hipertrofia.

desempenho na academia

Além disso, ele também está ligado a produção de cortisol. Quando você não dorme bem, ou a quantidade necessária, os níveis dessa substância aumentam.

Consequentemente, você fica mais estressado, causando um efeito dominó no organismo. Por isso sempre prese por boas noites de sono. Você verá como elas farão toda a diferença na sua saúde.

Se você tem dificuldades para dormir, tente evitar beber bebidas com cafeína algumas horas antes de se deitar. Também evite mexer no celular ou computador ao menos uma hora antes de ir dormir, pois, a luz emitida por esses aparelhos atrapalha o processo de adormecer.

·         Não Deixe Que A Academia Se Torne Um Peso

Muitos atletas ficam tão focados em seus objetivos, que a academia acaba se tornando um peso. E isso também irá atrapalhar diretamente o seu desempenho.

Esse tipo de espaço deve te fazer bem, gerar prazer e felicidade. Se você não está contente com um treinamento, ou sente que a academia não é o seu lugar, tente mudar o local de prática e os tipos de exercícios.

·         Não Tenha Receio De Procurar Por Ajuda Profissional

Assim como você precisa procurar um personal ou médico para cuidar da parte da saúde física, é necessário contar com um profissional para a saúde mental e emocional. Não há porque ter medo de procurar um psicólogo para falar sobre as coisas que tem te deixado para baixo ou estressado.

Quando você tem uma lesão ou fratura, obviamente que procura um médico para tratar do problema. O mesmo deve ser feito caso você perceba que o seu emocional e a sua mente já não estão funcionando da maneira que deveriam.

É o equilíbrio entre o corpo e a mente que irá melhorar o seu desempenho na academia. Então de atenção a esse segundo fator.

Um especialista poderá avaliar as raízes do problema, e indicar o melhor tratamento. Que pode ser desde a realização de alguma atividade como terapia, até medicamentos, em casos mais graves.

Mas lembre-se, antes de tomar qualquer atitude, fale com um profissional para receber todas as orientações necessárias.

Conclusão

Quem está em busca da definição e qualidade de vida, precisa ter sempre em mente que não é apenas o corpo que precisa receber atenção. Os cuidados com a mente e o emocional são igualmente importantes.

Quando você se sente bem-humorado e sem estresse, o desempenho na academia tende a melhorar. Por isso, não deixe de dar atenção para o equilíbrio entre corpo e mente, e assim garantir os melhores resultados.

 

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha