Quando se fala em Hipertrofia, a maioria dos atletas pensa logo na musculação. Acontece que cada vez mais as Artes Marciais têm sido indicadas para quem deseja ter um ganho de massa muscular saudável.

Alcançar o corpo ideal exige tanto esforço físico, como mental. O modo como o seu cérebro se comporta, interfere diretamente no seu desempenho em atividades físicas.

Se você está desmotivado, estressado ou ansioso, por exemplo, a tendência é que seus exercícios não tenham resultados tão bons. Isso porque seu corpo vai estar tenso, ou irá cansar demais.

Mas com as Artes Marciais, você pode trabalhar todos esses aspectos. Além disso, esse tipo de modalidade ajuda diretamente na queima de gordura.

Quais Os Benefícios Das Artes Marciais Para Quem Está Em Busca De Hipertrofia?

Artes Marciais

As artes marciais tipo de modalidade pode trazer uma série de benefícios para quem está em busca de hipertrofia. Como ela trabalha tanto o corpo como a mente, ela traz mais equilíbrio e consegue trazer vantagens para esses dois aspectos, tais como:   

Potencializa O Emagrecimento

As Artes Marciais ajudam diretamente no emagrecimento. Todas as modalidades potencializam de alguma forma a queima de gordura.

E algumas especificas conseguem queimar até 1.000 calorias em apenas uma hora de prática. Para quem deseja usar esse tipo de prática para potencializar o emagrecimento, o ideal é dedicar ao menos três dias do cronograma de treinos para esse tipo de prática.

As Artes Marciais Reduzem O Estresse

O estresse é um dos grandes vilões de quem deseja ter o corpo ideal e mais qualidade de vida. Isso porque ele prejudica várias funções do corpo, principalmente a produção de hormônios, como o responsável pelo crescimento muscular.

As Artes Marciais também podem ajudar nesse aspecto, pois, durante as aulas é possível liberar grandes cargas de adrenalina, energia e até mesmo cortisol (hormônio do estresse).

Além disso, os movimentos também ajudam a diminuir a ansiedade e estimular a paciência e foco. Tudo isso te ajudará a liberar o estresse diário, e a ter mais bem-estar.

Melhora A Capacidade Cardiovascular

Mais uma das vantagens de incluir as Artes Marciais no seu dia a dia, é que elas também melhoram a capacidade cardiovascular. Como os movimentos trabalham diretamente o controle da respiração e dos batimentos cardíacos, é possível fortalecer o coração.

Esse tipo de modalidade também trabalha a resistência do corpo. Vários movimentos exigem muito dos grupos musculares, promovendo o aumento da força.

Auxilia No Aperfeiçoamento Da Coordenação Motora

Mais um dos benefícios das Artes Marciais é que elas melhoram a coordenação motora. Modalidades como o jiu jitsu por exemplo, trabalham movimentos laterais do corpo.

Além disso, várias modalidades trabalham os sentidos de defesa e os reflexos do corpo. e com isso, é possível ter um ganho gradativo das habilidades motoras.

Existem vários níveis de movimentos, dessa forma, o praticante consegue evoluir, melhorando sua força e coordenação motora.

Ajuda A Lidar Com A Ansiedade

As artes marciais se baseiam muito na autoconsciência e na consciência corporal e a autoconsciência. Elas incentivam o praticante a conhecer melhor o seu próprio corpo, e também sua personalidade e modo de ser.

Dessa maneira, ele consegue estimular o relaxamento físico e mental. E isso faz toda a diferença para quem sofre de ansiedade, e até mesmo outros transtornos do gênero, como a síndrome do pânico.

Por meio dessa autoconsciência e da consciência corporal, o praticante consegue identificar com facilidades os gatilhos mentais que geram a ansiedade, e também os pontos de tensão do corpo que podem ser relaxados.

Ao trabalhar os pontos de tensão do corpo, é possível diminuir a sensação de ansiedade. Isso porque, eles se tratam de contrações crônicas, que podem ajudar o praticante a ficar mais relaxado.

Como o corpo e mente trabalham de forma conjunta, as artes marciais conseguem atingir tanto o bem-estar físico quanto o mental.

As Artes Marciais Estimulam A Definição Muscular

Mais um dos benefícios das artes marcais é que elas ajudam na definição dos grupos musculares. Elas possuem uma grande variedade de golpes que exigem força e resistência dos músculos, e com isso, é possível promover a tonificação deles.

Artes Marciais

O Muay Thay, por exemplo, é excelente para os atletas que desejam tonificar os membros inferiores. Isso porque essa é uma arte parcial que se baseia muito nos golpes com as pernas.

Como muitos atletas não dão tanto foco aos membros inferiores, praticar esse tipo de arte marcial pode ajudar e muito na definição do corpo. Ela poderá trazer mais equilíbrio estético, bem como ajudar na execução de exercícios, já que os grupos musculares inferiores interferem diretamente nos superiores.

·         Aumenta A Capacidade Respiratória

Todo atleta sabe que a respiração interfere diretamente nos exercícios. Isso porque os músculos e outras funções do corpo dependem diretamente da oxigenação.

As artes marciais conseguem trabalhar diretamente esse aspecto. Como os movimentos exigem muito controle da respiração, o atleta consegue aumentar a capacidade respiratória aos poucos.

Com isso, a sensação de fadiga e cansaço que muitos enfrentam após os treinos acabam. E consequentemente o rendimento dos exercícios aumenta, já que a respiração está diretamente ligada ao modo como o seu corpo se comporta.

·         Ajuda Na Autoestima E Autoconfiança

Muitos atletas que estão iniciando na hipertrofia tendem a ter problemas de autoconfiança e autoestima. Isso porque, boa parte não se sente satisfeito com o corpo, e sofre com as consequências do sobrepeso.

As artes marciais trabalham diretamente a autoconsciência do praticante. Ele passa a entender e aceitar melhor seu corpo, e a compreender que pode alcançar objetivos com foco e dedicação.

Logo, ao praticar esse tipo de modalidade, o atleta consegue melhorar a sua autoestima, bem como desenvolver a autoconfiança. E esses dois elementos irão ajudar diretamente em outros exercícios, e até mesmo em outros aspectos da vida pessoal do praticante.

Agora que você já sabe todos os benefícios que as Artes Marciais podem trazer para os seus treinos de hipertrofia, não deixe de falar com o seu personal! Ele poderá te ajudar a encontrar a melhor modalidade, e também criar um cronograma saudável.

 

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha