Os exercícios para tonificar o abdômen devem fazer parte da rotina de qualquer atleta que busca a hipertrofia. Assim como outros movimentos, eles são essenciais para o aumento de massa muscular de forma padronizada. E se você deseja definir essa parte do seu corpo em pouco tempo, então nesse post vamos mostrar os melhores exercícios para trincar o abdômen rápido.

Isso mesmo! Hoje em dia, muitos homens que buscam a hipertrofia, costumam focar seus treinos apenas em uma região específica do corpo. Geralmente costas e peitoral.

Mas, o ideal nesse caso é trabalhar os músculos do corpo inteiro. Não só por questões estéticas, mas porque os nossos músculos funcionam em conjunto. E quando você foca os exercícios em apenas um grupo, os outros não se fortalecem como deveriam.

Sendo assim, as chances de você ter uma lesão por conta de um movimento que exija esses tecidos musculares menos trabalhados são maiores.

Por isso, é importante que seu cronograma de treinos foque em diferentes grupos musculares. E para manter seu abdômen trincando, confira nesse post os melhores exercícios para abdômen que pode incluir nos seus treinos e, assim, garantir excelentes resultados em um curto espaço de tempo.

Conheça os 6 exercícios para trincar o abdômen rápido

Para deixar o seu abdômen hiper definido, é preciso que inclua os exercícios certos em sua bateria de treinos. Veja abaixo os 6 melhores e aprenda como definir seu abdômen corretamente e em tempo recorde:

1.    Abdômen na polia

Esse é um dos exercícios para trincar o abdômen rápido mais eficazes. Não é à toa que ele era um dos preferidos do ator e fisiculturista Arnold Schwarzenegger.

exercícios para trincar o abdômen rápido

Isso porque a polia permite que o abdômen seja exercitado com uma amplitude maior de sobrecarga. Mas, é preciso atenção para não acabar realizando esse movimento de forma incorreta.

Para que esse exercício seja realizado corretamente, você precisa manter as mãos estáticas, acima da sua cabeça. Apenas a região do abdômen deve se movimentar, trazendo a carga para baixo.

Assim todo o peso será direcionado para essa região e não para o quadril.

2.    Elevação de pernas

Mais um dos exercícios para trincar o abdômen rápido que você deve investir é a elevação de pernas. Isso porque, a sua versatilidade em relação ao aumento de dificuldade é um excelente diferencial. Graças a esse fator você poderá adaptar o movimento para diferentes níveis de desempenho físico.

Por exemplo, para quem está iniciando nos exercícios para trincar o abdômen, é possível utilizar um banco como auxílio. Assim, você só precisará flexionar os joelhos.

Agora, quando o seu nível estiver mais avançado, você pode elevar essa dificuldade. Uma das formas de fazer isso é não se apoiando em nada, mas elevando as pernas. Futuramente você poderá executar essa atividade totalmente suspenso na barra.

3.    Exercícios compostos pesados

Os exercícios são benéficos de modo geral para quem está em busca da hipertrofia. Como o próprio nome diz, através desses movimentos você poderá trabalhar diferentes grupos musculares.

Os motivos do porquê esses movimentos são eficazes para o abdômen (mesmo os agachamentos e levantamento de terra) é que eles trabalham essa região juntamente com o core.

E como você deve saber fortalecer o core é fundamental para que você não esmigalhe a sua coluna durante os treinos. 

4.    Abdominal na máquina

Esses é um dos exercícios para trincar o abdômen rápido mais tradicionais e também mais eficientes. Muitos atletas subestimem ele, mas a verdade é que ele pode agregar e muito para o seu processo de definição.

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Isso porque é através da máquina que você poderá escolher exatamente a carga que será exercida e, assim, gerar sobrecarga na região. Esse é um diferencial que torna essa atividade adequada para atletas de diferentes níveis.

É possível que os iniciantes comecem com cargas menores e que aumentem conforme o desempenho. Além disso, como a mudança de carga é feita simplesmente colocando o pino em outro lugar, fica bem mais fácil executar algumas técnicas, como a dropset.

Além disso, fazendo o exercício na máquina, as chances de você cometer um erro são bem menores. Por isso, nada de subestimar esse movimento.

5.    Roda de exercícios abdominais

Essa é uma gama extensa de exercícios para trincar o abdômen rápido que pode ser executada com um único aparelho. Muitos homens que desejam começar o projeto de definição não têm muito dinheiro para investir em vários equipamentos.

Mas esse item, possibilita a execução de várias atividades. Ou seja, é uma excelente alternativa para quem tem pouco dinheiro ou quer treinar em casa.

Muitos atletas ficam com receio de fazer exercícios na roda, pois, acreditam que eles não trabalhem realmente a região do abdômen. Contudo, vários estudos utilizando eletromiografia mostraram que ele pode gerar excelentes resultados sim.

Mas, é preciso muito cuidado na hora de realizar exercícios para trincar seu abdômen nesse equipamento. Nunca estenda a sua coluna demasiadamente.

Você pode acabar passando a tensão totalmente para a lombar, o que irá tirar o foco do abdômen além de aumentar os riscos de lesão na região.

Para quem não quer gastar muito com esse item, é possível substituí-lo por uma barra e duas anilhas. Você terá o mesmo efeito mas sem gastar tanto.

6.    Abdominal com plano declinado

Esse mais um dos tipos de exercícios para trincar o abdômen em pouco tempo que você pode incluir nos seus treinos diários. Na verdade, qualquer exercício que seja feito em plano declinado acaba auxiliando no fortalecimento e definição dessa região.

Isso porque a carga e tensão nessa região são bem maiores.  Além disso, a amplitude do movimento aumenta, assim como a sua dificuldade.

Uma dica para aumentar a dificuldade desse movimento é adicionar uma anilha ou bola medicinal. Dessa forma haverá uma sobrecarga na região, o que irá exigir mais do seu abdômen.

Mas, é preciso tomar alguns cuidados na execução desse movimento. Para começar, nunca deixe que suas costas encostem no banco ao final de uma repetição. Elas também não devem ficar totalmente eretas no começo.

Caso você não sinta o seu abdômen, o que acaba sendo muito comum entre quem está iniciando, retire o peso. Faça o exercício até realmente sentir esse músculo trabalhando durante a execução.

Depois você pode adicionar a carga e dar prosseguimento ao exercício. É muito importante dar atenção essas questões, pois elas irão interferir diretamente no seu rendimento.

Se por ventura você sofrer alguma lesão ou até fratura durante esse tipo de movimento, provavelmente terá que ficar muito tempo afastado, o que prejudicará o seu processo de definição.

Conclusão

Portanto, esses são alguns dos exercícios indicados para quem deseja definir o abdômen. Lembre-se sempre de coloca-los em prática de forma alternada com outros movimentos. Assim, você conseguirá trabalhar diversos grupos musculares ao mesmo tempo.

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Escrito por Klayse