O Bodybuilder, conhecido no Brasil como fisiculturismo, é uma prática que surgiu em 1940, mas somente em 1976 passou a ser reconhecido com um esporte. Atualmente muitos atletas se dedicam a esse esporte. E se você também deseja praticar essa modalidade esportiva, então precisa saber Como se tornar um Bodybuilder.

Esse esporte está diretamente ligado ao ganho de massa muscular e definição, mas para chegar ao objetivo é preciso muita dedicação, disciplina, esforço e comprometimento.

O atleta também precisa conhecer seu próprio corpo e suas limitações a fim de avançar em seus treinos de forma que não prejudique sua saúde e comprometa sua musculatura.

Para saber como se tornar um Bodybuilder você precisa observar alguns pontos fundamentais que deverão te acompanhar em toda sua rotina.

Seja nos treinos, ou fora deles, é importante traçar um estilo de vida que possa contribuir com seu objetivo de se tornar um Bodybuilder

E para te ajudar, separamos nesse post algumas dicas sobre como se tornar um Fisioculturista. Confira!

1. Como se tornar um Bodybuilder: O primeiro passo é consultar um especialista!

É importante consultar um profissional para que ele possa te avaliar e orientar sobre sua condição física e se você está apto a se tornar um Bodybuilder.

Um especialista irá te dizer o que você deve fazer, como fazer e quais os cuidados devem serem tomados afim de garantir que você alcance seu objetivo sem que o seu corpo seja prejudicado.

Essa consulta inicial também tem o objetivo prevenir quaisquer complicação no caso de uma eventual inconsistência, para isso, o médico deve pedir um “check-up” e então fazer a análise.

Uma dica é que você procure um profissional de sua confiança pra que você se sinta mais seguro e motivado, dando então início a sua caminhada em busca de se tornar um Bodybuilder.

2. Escolha uma boa academia

Pode ser que você já esteja matriculado em uma academia e se esse for o caso, avalie se ela tem condições de te oferecer o que você precisa em relação a sua estrutura, e também de seus aparelhos.

Verifique ainda, se os professores e orientadores físicos possuem formação e se eles dominam essa área específica.

Professores e instrutores especialistas em fisiculturismo poderão te mostrar como se tornar um Bodybuilder de forma adequada, evitando que você cometa erros que atrasem o processo de crescimento e definição muscular.

No caso de você ainda não estar malhando, procure uma academia seguindo essas mesmas orientações.

Certifique também se existe algum atleta de fisiculturismo treinando, ou que já tenha treinado nela, isso fará com que você tenha maior segurança para realizar seus treinos.

3. Mantenha o foco nos músculos certos

O objetivo de se tornar um Bodybuilder vai exigir de você foco e determinação. Seu treino deve estar voltado para a hipertrofia muscular.

Como_se_tornar_um_Bodybuilder

Por isso, é muito importante que você faça um plano de treino bem definido e focado, onde os músculos certos sejam exercitados corretamente.

Nesse caso, para saber como se tornar um Bodybuilder os seus treinos devem ser sub divididos em grupos musculares: peitos, ombros e tríceps; costas e bíceps e treino para as pernas. De acordo que você for treinando e evoluindo, pode fazer modificações nessas subdivisões.

Para atletas que visam competição 2 focos devem ser observados:

  1. Quando não há competição à vista, o Bodybuilder deve focar no aumento de volume da massa corporal, aumentando seu consumo de calorias para dar mais energia e executando exercícios com cargas mais elevadas.
  2. Já ao se aproximar o período de competição, o foco deve manter-se na definição do corpo, o chamado “corte”. Nessa fase o atleta deve diminuir o consumo de carboidratos e enfatizar o consumo de proteínas. As repetições dos exercícios não precisam ser enumeradas, a dica é que você faça repetições até alcançar a “falha muscular”.

4. Como se tornar um Bodybuilder: Queime a gordura

Os músculos se tornam mais aparentes quando não há gordura extra no corpo. Uma das formas de queimar a gordura, é fazer exercícios aeróbicos de duas a três vezes por semana.

Apesar do foco estar na hipertrofia outros fatores como a queima de gordura são extremamente importantes para alcançar o resultado final.

5. Se alimente de forma adequada

Como já foi citado, seu estilo de vida interfere de forma direta no resultado que você quer alcançar.

Por isso, não basta só treinar, é necessário que você tenha uma boa alimentação rica em proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis e faça consumo de outros alimentos que possam te oferecer nutrientes que você precisa.

Alguns Bodybuilder eliminam completamente a gordura de seu cardápio, mas isso não é necessário, o essencial é que você não faça o consumo de gorduras ruins, mas inclua em sua dieta gorduras saudáveis, pois elas fazem toda a diferença em sua alimentação.

A complementação de sua dieta pode ser feita com suplementos alimentares, mas atenção, não substitua sua alimentação por suplementos, é necessário que você faça refeições pelo menos 3 vezes ao dia.

O ideal é que você consulte um nutricionista para que ele te passe uma dieta de acordo com o seu biotipo físico e com o objetivo que você deseja alcançar. A disciplina do atleta é fundamental para seguir a dieta à risca.

6. Estabeleça metas atingíveis

É importante que você estabeleça metas que você seja capaz de cumprir, a frustração de não atingir uma meta pode acabar te causando desanimo e desmotivação.

O atleta que busca saber como se tornar um Bodybuilder, precisa ter conhecimento de que esse objetivo não será alcançado da noite para o dia, mas se trata de um trabalho gradual e que é conquistado passo a passo através de muita dedicação, esforço e paciência.

7. Como se tornar um Bodybuilder: Não abra mão do descanso

Esse é um princípio fundamental a ser seguido por quem deseja se tornar um Bodybuilder, pois um corpo cansado não terá rendimentos satisfatórios durante os treinos.

É muito importante que você separe tempo de qualidade para descansar seus músculos e sua mente. O processo de crescimento do músculo acontece durante o sono, se você não dorme terá seu resultado final comprometido.

E então, gostou das dicas de como se tornar um Bodybuilder? Agora é colocar em prática e ir em busca do seu sucesso!

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha