Não está obtendo os resultados esperados com o seu cronograma alimentar? Pois saiba que existem vários erros que você comete na sua dieta e nem sequer está se dando conta disso.

Muitos atletas acabam tendo dificuldades de perder peso e até mesmo melhorar o desempenho, justamente porque não seguem o plano alimentar corretamente. Com isso, o organismo não consegue queimar a gordura necessária para gerar a perda de peso, nem gerar o ganho de massa magra.

Às vezes pequenas coisas podem prejudicar totalmente o seu processo de emagrecimento e ganho de massa. E nesse post, você vai ficar por dentro de algumas delas. Por isso, continue lendo o artigo e confira alguns dos principais erros que você pode cometer na sua dieta.

 

Conheça Os 7 Maiores Erros E Descubra Como Evitá-los

 

1.   Passar Fome

Existe um mito em torno do processo de chegar ao corpo definido de que as pessoas precisam comer menos para queimar calorias rápido. Contudo, esse é um dos erros que você comete na sua dieta, mas que deve evitar.

Entenda que é necessário reduzir um pouco o consumo de calorias, mas não ao ponto de você passar fome. Principalmente no caso de homens que estão em busca da hipertrofia.

Isso porque, essa falta de comida gera dois efeitos negativos no seu corpo. O primeiro é que seu organismo passará a queimar menos gordura. Ao perceber que ele ficará longos períodos sem fontes de energia, seu corpo passará a guardar gordura em reservas para garantir o funcionamento das principais funções.

E o segundo efeito é que, com essa retenção do seu organismo, seu metabolismo começará a queimar massa magra ao invés de gordura.

Por isso, trabalhe a sua alimentação, ingerindo alimentos ricos em proteínas e fibras que aumentam a saciedade e lhe ajuda a comer menos, mas jamais fique muitas horas sem se alimentar. O ideal é que se alimente de 3 em 3 horas.

2.   Exagerar No Carboidrato

O açúcar, em níveis regulares, realmente é importante para o seu corpo. Isso porque ele é uma fonte de energia para as funções do seu organismo.

Contudo, em excesso ele é extremamente prejudicial. Tanto para o processo de emagrecimento como para a sua saúde como um todo. E o grande problema é que o açúcar está escondido em praticamente tudo. Uma bebida isotônica, por exemplo, pode estar repleta dessa substância.

Por isso, um dos erros que você comete na sua dieta e deve evitar é de comer açúcar excessivamente. Para isso, sempre olho os rótulos das embalagens e veja a porcentagem dessa substância.

3.   Investir No Detox Sem Parar

Um dos métodos que mais se popularizou nos últimos tempos foi o Detox. A ingestão de bebidas desintoxicantes acaba gerando uma eliminação extrema das toxinas do corpo.

 Erros Que Você Comete Na Sua Dieta

Contudo, se feita em excesso, ela pode ser extremamente prejudicial, podendo desencadear quadros de insuficiência renal e desidratação.

Logo, um dos erros que você comete na sua dieta, mas que precisa evitar é o de apostar excessivamente nas bebidas desintoxicantes. Se você realmente deseja eliminar as toxinas do seu corpo de forma saudável, invista na hidratação constante com água.

A água é o melhor líquido desintoxicante natural. Além de auxiliar na eliminação de toxinas, gorduras em excesso e outras substâncias excessivas, ela também vai auxiliar em várias funções do seu corpo, como a oxigenação de células.

4.   Não Comer Vegetais

Muitos homens que buscar pela hipertrofia e querem definir o corpo focam a alimentação apenas nas proteínas. E elas realmente são importantes.

Contudo, você também precisa focar em alimentos que forneçam fitonutrientes. Essas são substâncias presentes nas plantas, que possuem uma poderosa ação antioxidante e anti-inflamatória.

Essas suas ações ajudam no combate dos chamados radicais livres, que são agentes nocivos que prejudicam o seu corpo.

Quando você ingere vegetais suficientes, acaba combatendo a ação desses agentes, fazendo que suas células fiquem mais saudáveis. Consequentemente, o seu metabolismo é otimizado e você consegue queimar mais calorias e render mais nos treinos.

Logo, não foque apenas na proteína animal, como frango e peixe. Seu cardápio também deve incluir uma boa variedade de vegetais.

5.   Treinar Demais

Esse também é dos erros que você comete na sua dieta, mas que deve evitar ao máximo. Inclusive, ele é um dos mais comuns entre os atletas de hipertrofia. Treinar em excesso não é sinônimo de rapidez no emagrecimento ou na definição do corpo.

Nós já falamos em alguns posts sobre a importância de saber o quanto treinar. O seu corpo precisa ter um tempo para se recuperar dos exercícios. Afinal de contas, eles nada mais são do que desgastes dos músculos.

E para que você ganhe muscular esses músculos desgastados precisam ter termo para se recuperar. Além disso, o excesso de exercícios físicos também pode desencadear outros problemas, tais como: distúrbios intestinais, fadiga muscular, desidratação, lesões e etc.

Por isso é necessário manter o controle e não treinar excessivamente.

6.   Não Buscar Orientação Profissional

A internet com toda a certeza trouxe benefícios para os atletas que buscam informações para melhorar seu rendimento ou perder peso. No entanto, ela também acabou trazendo um grande problema.

Muitos homens começam a fazer treinos e entram em dietas sem qualquer tipo de orientação. Simplesmente se baseiam no que está bombando no momento, ou na indicação de amigos e pessoas próximas.

Esse é um dos maiores erros que você pode cometer na sua dieta. Isso porque cada metabolismo funciona de uma maneira. Afinal, cada corpo tem suas necessidades e cada pessoa suas metas.

Logo, se basear em fórmulas prontas que fizeram sucesso com algumas pessoas é um erro. Você não tem certeza nenhuma que esse tipo de método será eficaz no seu caso.

É fundamental que você procure a orientação de profissionais. Um personal para a questão de treinos, e um nutricionista para a dieta em si.

7.   Deixar Para “Compensar Depois”

 Erros Que Você Comete Na Sua Dieta

Para finalizar, um dos maiores erros que você pode cometer na sua dieta é o famoso “vou compensar depois”.

Ou seja, final de semana os seus amigos organizaram um churrasco e você se acabou de comer e beber, acreditando que depois daria para perder tudo na academia. Não é assim que funciona!

O condicionamento físico e a definição do corpo acontecer de forma gradativa e contínua. Ou seja, você precisa se manter dentro do plano de alimentação e exercícios.

Agora que você já sabe quais são os maiores erros que você comete na sua dieta, evite-os ao máximo e tente seguir uma dieta saudável e que lhe forneça os resultados esperados, mas pelos caminhos certos.

Gostou do post? Então confira também o artigo sobre os Maiores Erros Que Você Comete Na Academia Que Impedem Seu Crescimento Muscular.

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha