dieta saudável para emagrecer

Quer ter uma dieta saudável para emagrecer de verdade?

Você sabia que mais da metade dos brasileiros está acima do peso? E não é à toa. Uma rotina corrida e estressante, que não deixa espaço para a prática de exercícios físicos nem para a escolha criteriosa e preparo dos alimentos, pode ser uma verdadeira bomba-relógio para a saúde.

Para resolver esse problema, é preciso adotar uma dieta saudável para emagrecer. Ao contrário do que muita gente pensa, esse processo não deve ser encarado como uma mudança desagradável ou trabalhosa. É possível (e recomendado) perder peso e alcançar o corpo desejado sem abrir mão do prazer de comer.

Duvida? Então acompanhe este post! Nele, você vai entender como adotar novos hábitos que serão benéficos e eficazes para ficar bem com a balança.

Não fique com fome

Estipule pelo menos cinco refeições por dia, com horários fixos para que elas aconteçam. É importante que você entenda a palavra “refeições” como as três principais da sua rotina (café da manhã, almoço e jantar) além dos lanchinhos que acontecem no intervalo entre elas.

Para esses lanches, opte por alimentos fáceis de carregar por aí, como iogurtes, frutas, castanhas, sanduíches naturais (de preferências aos integrais), biscoitos salgados, sucos, chás e vitaminas. Alguns suplementos alimentares são bem interessantes dependo da sua rotina. Escolha a opção que mais agrada, evitando as opções processadas ou industrializadas.

Leia também: Alimentos para comer à noite: quais são os melhores?

É importante que você nunca passe mais de três horas sem comer. Esse é um hábito que deve ser eliminado da sua rotina, se quiser se alimentar de forma saudável.

Aprenda a montar seu prato

É importante aprender a combinar seus alimentos no prato da seguinte forma: carboidratos, proteínas, vitaminas e fibras. Sempre escolha pequenas porções de cada um e procure variar o cardápio com as opções que você gosta de comer.

Outra dica é dar preferência aos alimentos naturais quando for ao supermercado e cozinhar sua própria comida sempre que possível. Preparar suas refeições durante e noite e levá-las para almoçar no trabalho no dia seguinte é uma ótima forma de economizar dinheiro e manter a saúde sob controle, pois você saberá exatamente o que está comendo.

Mantenha-se hidratado

Beba bastante água (pelo menos um copo por hora) e, de preferência, longe dos horários das refeições. Além de limpar o corpo, ela também ajuda a aumentar a sensação de saciedade e mantém o corpo hidratado, regulando as funções dos sistemas urinário e digestivo.

Porém, é preciso evitar os líquidos com gás. Mesmo que não sejam fontes de calorias ou açúcar, essas bebidas são uma grande ajuda para aumentar seu volume abdominal.

Pare de classificar a sua comida entre boa e ruim

Hoje em dia, recebemos tantas informações a respeito de nossos alimentos, que fica cada vez mais difícil saber o que é “certo” ou “errado” na hora de seguir uma dieta saudável para emagrecer. No entanto, nutrição não é assim tão simples.

Antes de qualquer coisa, é preciso saber o contexto e as necessidades de cada pessoa. Quem pratica exercícios físicos, por exemplo, deve entender que as gorduras e as calorias são o combustível do seu organismo e que, sem esses elementos, o corpo ficará sem energia.

Sendo assim, afaste a moralização do seu prato e coma sem medo. O importante é nunca exagerar nas quantidades.

Fuja das dietas restritivas

Se a sua dieta corta um certo grupo de alimentos — gorduras ou carboidratos, por exemplo —, a chance de sucesso é mínima. É até possível que você perca peso por um curto período de tempo, mas, com certeza, engordará de novo assim que a dieta acabar. Além disso, pode sair com a saúde prejudicada por conta da deficiência de energia.

A palavra-chave é “evitar” e não “cortar” nada do seu cardápio! Não abra mão dos alimentos que gosta e que trazem satisfação a seu paladar. Apenas atente-se para os valores nutricionais e, se necessário, reduza a quantidade que costuma ingerir.

Lembre-se: uma dieta saudável para emagrecer não precisa, nem deve, ser pesarosa e privar você do prazer de se alimentar.

Não acredite em milagres

Você provavelmente já deve ter escutado ou lido sobre fórmulas e métodos que prometem a perda peso em pouco tempo. Não se deixe enganar pelos depoimentos de quem perdeu quatro quilos em uma semana. Mesmo que a pessoa tenha alcançado esse número, a chance de ter prejudicado a própria saúde é muito grande para arriscar.

A verdade é que não há segredo nenhum para emagrecer além da nutrição adequada aliada à prática de exercícios físicos. Devido à complexidade do nosso organismo, os resultados demoram algum tempo para aparecer, mas isso faz parte do processo, se você deseja perder peso com saúde.

Conte com as fibras em uma dieta saudável para emagrecer

Os alimentos fibrosos, como legumes, verduras, frutas, cereais e pães integrais são grandes aliados no emagrecimento, pois diminuem a absorção das gorduras, aumentam a sensação de saciedade e regulam o ritmo do aparelho digestivo.

Você poderá consumir um volume maior desses alimentos diariamente, comparando-os com aqueles ricos em calorias. Se ainda não possui esse hábito, já passou da hora de adotá-lo permanentemente.

Não dispense as atividades físicas

Para emagrecer com saúde, é preciso gastar calorias sempre que possível. E para se manter fisicamente ativo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana.

Além de complementar a sua dieta, os exercícios podem modelar e tonificar o corpo, melhorar o seu humor e prevenir diversas doenças mentais e físicas.

Mas antes que você torça o nariz por não gostar de ir à academia, considere as opções que combinam com seu estilo. Existem diversas maneiras de se manter em forma sem se obrigar a fazer o que você não quer ou não tem interesse. A musculação vai fazer com que você queime mais calorias ao longo do seu dia, pois o aumento de massa muscular aumenta a demanda por energia!

Para ajudar a queimar gordura, caso goste, você pode fazer atividades aeróbicas como: corrida, bicicleta, boxe, dança, natação, capoeira, artes marciais, hidroginástica, entre outros.

Algumas mudanças são necessárias para a adoção de uma dieta saudável para emagrecer. Todas elas pedem disciplina, principalmente se você não está acostumado com a prática de exercícios ou não segue uma rotina alimentar. Porém, com o tempo, você perceberá tantos benefícios que não terá motivos para abandonar seus novos hábitos.

Gostou do post? Para continuar por dentro do assunto, recebendo mais dicas e informações sobre a manutenção de um estilo de vida saudável, não deixe de nos seguir nas redes sociais!

dieta-saudavel-para-emagrecer

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha