tomar_suplementos

Em busca do corpo perfeito, de uma alimentação saudável ou até mesmo do ganho de massa muscular, muitos brasileiros já experimentaram tomar suplementos ou iniciaram dezenas de dietas e treinos que prometiam resultados em poucas semanas.

No entanto, é preciso ter em mente que as dietas da moda ou os treinos que prometem queimar muita caloria de uma única vez, não são os melhores caminhos para quem deseja conquistar resultados definitivos.

Então, confira agora nosso artigo completo sobre a suplementação alimentar, que pode ser um ótimo aliado na sua busca pelo corpo ideal!

O que é a suplementação alimentar?

O que sabemos até hoje é que a prática de atividade física só tem bons resultados se for realizada em conjunto com uma alimentação planejada especificamente para o seu objetivo. Seja ele emagrecer, ganhar massa ou conquistar um corpo cheio de curvas.

Os suplementos alimentares nada mais são do que produtos concentrados de substâncias como fibras, ácidos graxos, aminoácidos, probióticos, minerais, proteínas, vitaminas, entre outros.

Usados há muitos anos, os suplementos datam da antiga Grécia, quando os esportistas ingeriam concentrações superiores de algumas substâncias para ganhar massa e aumentarem seus desempenhos nas competições.

Por isso, é importante ter em mente que a suplementação alimentar nada mais é do que a quantidade certa de alimento que seu organismo necessita para desempenhar melhor determinadas ações, como construir músculos, queimar células de gordura, entre outros.

Como tomar suplementos?

Agora que você já entendeu o que é a suplementação alimentar, deve estar se perguntando como tomar suplementos da maneira correta, não é mesmo?

Leia também: Suplementos de academia: devo tomar para aliar com os meus treinos?

Para isso, é preciso que você saiba qual é o seu objetivo. Afinal, para cada um deles há uma forma de tomar suplementos.

 

Para quem deseja potencializar os resultados

Quem já possui uma dieta balanceada e treina há algum tempo, também pode recorrer aos suplementos na hora de maximizar os resultados. Geralmente, essas pessoas buscam maneiras de ganhar mais força e energia para manter a evolução da atividade, ao mesmo tempo em que potencializam os efeitos da malhação e da dieta balanceada.

tomar_suplementos

Afinal, para conquistar a hipertrofia é preciso trabalhar o músculo de maneira mais intensa, evoluindo na quantidade de peso a ser levantada. Entre as opções de suplementos para essa finalidade estão a:

Creatina

Ideal para quem precisa de explosão muscular e ganho de força, sendo muito indicada para os praticantes da musculação. A creatina ajuda na reconstrução da ATP, uma molécula responsável pela energia enviada a massa magra. O ideal é que se tome 50 mg do suplemento para cada quilo de seu peso corporal.

Cafeína

Outro suplemento muito conhecido na hora de aumentar a performance é a cafeína. O melhor é que ela pode ser consumida in natura, como o cafezinho que brasileiro já está acostumado a tomar, ou em forma de cápsulas.

A substância auxilia no treino ao diminuir a fadiga muscular, aumentar o estado de alerta e o funcionamento do sistema nervoso central, atuando na percepção de dor durante toda a atividade. Isso significa que, nos treinos mais pesados, seu corpo consegue ir além do que você está acostumado.

O ideal é que se tome uma cápsula do suplemento 15 minutos antes do treino ou 210 mg da bebida in natura.

Magnésio

Presente em alimentos como espinafre, sementes de abóbora, grãos de soja, abacate, arroz integral, iogurte natural, banana, figo seco, couve, acelga e chocolate meio amargo, o magnésio é importante para quem quer tomar suplementos que ajudem no aumento da eficácia dos treinos e dieta.

O mineral atua em diversas reações químicas de nosso organismo e sem ele não conseguimos produzir a ATP adequadamente, fazendo com que menos energia seja enviada para o músculo e você sinta mais cansaço e fadiga, o que impedirá sua conquista de mais massa magra.

Para quem deseja emagrecer

Quem quer perder peso e diminuir a massa gorda, deve apostar em suplementos termogênicos, que auxiliam na aceleração metabólica, responsável pela queima de gordura. Vale lembrar que esses suplementos também auxiliam na definição muscular, aumento de energia e na redução do apetite.

Chá verde, gengibre, pimenta e canela são os termogênicos mais conhecidos por quem quer tomar suplementos e emagrecer de forma saudável, evitando assim o efeito sanfona e o ganho exagerado de peso que ocorre depois de uma dieta muito restritiva.

Há também a possibilidade de consumo dos alimentos liofilizados. Criados pela NASA, que buscava uma alternativa saudável de alimentar seus astronautas, a dieta ganhou fama a pouco tempo, já que pode ser entregue em pequenos kits.

O processo de liofilização consiste na retirada de toda a água dos alimentos, permitindo que ele se conserve por mais tempo e não haja a proliferação de bactérias e fungos. Para fazer com que o alimento volte ao seu estado normal e seja consumido é preciso usar água quente. Além disso, os kits possuem uma porção de legumes, uma de proteína e uma ou duas de carboidratos, ideal para quem não tem muito tempo para cozinhar.

Para quem deseja ganhar massa muscular

Aumentar a quantidade de músculos é o objetivo de muitas pessoas que praticam a musculação. Na hora de tomar suplementos, esses indivíduos devem buscar nutrientes que os ajudem na construção e manutenção da fibra muscular, como o caso das proteínas e aminoácidos.

Na alimentação, a carne branca de frango, clara dos ovos, o atum, a carne bovina, o salmão, a soja e as sardinhas são os produtos mais conhecidos e consumidos. Já quando falamos de suplementação, a glutamina e o blend de proteínas têm papel importante para os treinos.

Vale lembrar que os suplementos alimentares não são indicados apenas para quem treina. Pessoas com deficiência de vitaminas e minerais também são instruídas pelos especialistas a manter uma suplementação.

Além disso, quem não tem muito tempo para preparar as refeições da forma correta, também pode usar os suplementos para se manter nutrido, como o que acontece com a comida liofilizada.

Alie o suplemento vitamínico Trembodrol, com seus treinos para aumentar seu ganho de massa muscular. 

Agora que você aprendeu como tomar suplementos e conquistar uma vida saudável, conte para a gente nos comentários o que você achou desse artigo! 

 

 

 

 

comecar-a-tomar-suplementos

Escrito por Fernando Sardinha