beneficios_da_vitamina_C

Quem acha que a vitamina C só serve para prevenir gripes e resfriados está muito engando. Você sabia que ela também é muito importante para quem treina? Por isso, no post de hoje vamos trazer todos os benefícios da vitamina C para a musculação, para o corpo e o que comer para conseguir absorver todas as vantagens que a vitamina traz.

Mas antes, descubra também por que o consumo de vitamina C é tão importante e mais:

  • Qual o melhor horário para consumir vitamina C;
  • Principais alimentos ricos em vitamina C.

Confira!

Veja agora: Receitas De Almoço Fit para Ganhar Massa Muscular.

Por Que Dar Importância A Vitamina C?

As pessoas que malham geralmente dão mais atenção aos carboidratos, gordura e proteína, também conhecidos como macronutrientes.

Porém os micronutrientes, que são as vitaminas e minerais, também são importantes para quem busca definir o corpo e elevar o seu nível de massa muscular. Isso porque esses micronutrientes são responsáveis por várias funções do organismo e nos ajudam a garantir mais saúde, energia e disposição para os treinos.

A mais conhecida das vitaminas, a vitamina C, é comumente usada para combater gripe. Mas ela também é essencial para várias outras funções em nosso corpo, sendo que muitas delas interessam a quem pega pesado na malhação.

Também chamada de ácido L-ascórbico, a vitamina C não só é encontrada em sucos de laranja e outros alimentos cítricos como a maioria das pessoas imagina. Essa vitamina também está presente em suplementos e medicamentos.

Quais Os Benefícios Da Vitamina C Para A Musculação?

beneficios_da_vitamina_C

Os benefícios da vitamina C para a musculação começam com os efeitos antioxidantes, já que o nutriente participa da eliminação de moléculas destrutivas causadoras de doenças e disfunções, chamadas de “espécies reativas de oxigênio” (ROS).

Essas moléculas são subprodutos naturais de processos metabólicos, e sua produção aumenta durante exercícios intensos ou períodos de estresse.

Ou seja, se a intensidade de exercícios físicos deixa a pessoa suscetível à doenças, a ingestão de vitamina C deve ser uma das prioridades de quem não abre mão da malhação. A suplementação com essa vitamina fornece antioxidantes para o corpo, ajudando a neutralizar os Radicais Livres, evitando o excesso deles no organismo e mantendo-os em níveis saudáveis.

Cofator enzimático importante para o organismo

Além de prevenir a ação exagerada de Radicais Livres no corpo humano, a vitamina C também é um cofator para várias enzimas que ajudam em processos importantes no organismo, como a síntese de colágeno e o transporte de gorduras para as mitocôndrias durante a produção de ATP. O colágeno é importante pois fortalece a cartilagem e evita o enfraquecimento muscular.

Auxilia na redução da dor

A ATP é uma das primeiras fontes de energia que o corpo utiliza e dura apenas alguns segundos, e é muito importante para a contração muscular. A vitamina C ajuda a reduzir a dor que o exercício causa aos músculos devido aos efeitos protetores e antioxidantes, e também auxilia na recuperação muscular.

Qual O Melhor Horário Para Tomar Vitamina C?

Para obter os benefícios da vitamina C para a musculação, o mais indicado é ingerir de 1 a 2 gramas do nutriente, que podem ser divididas em doses antes e depois do treino e ao longo do dia.

Mas antes de fazer uso do nutriente lembre-se de consultar um médico ou outro profissional de saúde para adequar a quantidade de vitamina C às suas necessidades.

Outros Benefícios Da Vitamina C Para O Corpo

Já vimos os benefícios da vitamina C para a musculação, mas ela também beneficia o corpo em vários outros aspectos.

A atividade física é apenas uma parte dos cuidados com a saúde, e a consequência da ingestão da vitamina C trará outras vantagens que serão refletidas também na pele, no sistema imunológico e no coração. Ao consumir vitamina C no seu dia a dia, você estará:

Combatendo o estresse

O estado de estresse faz com que a glândula adrenal produza o cortisol, que é uma substância que deixa o corpo em constante estado de alerta. A vitamina C consegue parar a liberação de cortisol, fazendo com que os sintomas do estresse sumam, além de aumentar a produção de triptofano e serotonina, que é um dos hormônios que promovem bem-estar.

Ajudar a retardar o envelhecimento da pele

A vitamina C é uma ótima aliada para a proteção contra os raios UV. A ingestão dela proporciona proteção contra os danos do sol na pele, além de diminuir manchas e deixar a textura da pele mais uniforme.

Como ajuda na síntese do colágeno, que dá firmeza na pele, a vitamina C reduz o aparecimento de rugas.

Reduz o risco de doenças cardíacas e de AVC

O mesmo colágeno fornecido pela vitamina C que ajuda na firmeza da pele também oferece resistência aos vasos sanguíneos, impedindo o acúmulo de colesterol nas artérias, o que diminui a chance de infarto, e o rompimento dos vasos, que diminui a chance de acontecer um AVC hemorrágico.

Ajuda na absorção de ferro

A vitamina C também aumenta a absorção do ferro presente nos vegetais. É muito importante que quem não faz consumo de carne faça uso da vitamina, já que o nutriente atua na produção de glóbulos vermelhos do sangue e no transporte de oxigênio pelo corpo.

Essa vitamina também ajuda na prevenção de problemas de visão, como a catarata, e reduz riscos de câncer. Agora que você já sabe a importância e os benefícios da vitamina C para a musculação e para o corpo no geral, que tal falarmos quais são os alimentos ricos nesse nutriente e a recomendação diária para que você obtenha quantidade satisfatória de vitamina C no organismo?

Alimentos Com Vitamina C E Suas Recomendações Diárias

Dentre os alimentos que você pode incluir em suas refeições diárias para manter seus níveis de vitamina C em dia, estão:

  1. Acerola: Recomenda-se comer metade de uma xícara, ou aproximadamente 49 gramas, são mais do que 913% da recomendação diária de vitamina C;
  2. Pimenta: A pimenta verde possui 121% da recomendação diária, e a vermelha tem cerca de 72%;
  3. Goiaba: Uma goiaba média possui 126 mg de vitamina C, ou seja, 140% da recomendação diária;
  4. Pimentão amarelo: 75 gramas de pimentão amarelo oferece 152% da recomendação, e os verdes possuem a metade dessa quantidade.
  5. Salsinha: Duas colheres fornecem 10 mg de vitamina C. Vale lembra que a salsinha também é rica em ferro;
  6. Couve: Uma xícara da hortaliça crua possui 80 mg de vitamina C, que significa 89% da recomendação diária. Se for cozida, esse valor cai para 59%.
  7. Brócolis: meia xícara de brócolis cozido fornece 57% da vitamina C para o corpo.

E aí, curtiu conhecer um pouco dos benefícios da vitamina C para a musculação e para o corpo? Mesmo que você não seja um atleta e faça exercício apenas para cuidar da saúde, esse nutriente é importante para prevenir várias doenças e melhorar o funcionamento do organismo de forma geral. Deixe seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!

 

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha