Alimentos Energéticos

Os Alimentos Energéticos são itens obrigatórios no cardápio de qualquer atleta. Afinal de contas, são eles que irão garantir a energia necessária para os treinos.

A verdade é que esse tipo de alimentação se torna essencial para quem está em busca da hipertrofia, já que a demanda energética do corpo aumenta muito entre os que praticam exercícios para ganhar massa muscular. Contudo, o grande problema é justamente quando o corpo não tem fontes de energia suficientes, pois nesse caso ele passa a queimar massa magra para conseguir executar suas funções.

Logo, inserir alimentos energéticos garante não apenas a energia necessária para as atividades do dia a dia e também treinos, como potencializa os ganhos musculares. E para te ajudar a ter uma dieta fit supercompleta, fizemos uma lista com algumas opções para incluir no seu cardápio. Confira!

Alimentos Energéticos Para Incluir No Seu Cardápio: Conheça Os Principais

Alimentos Energéticos

Existem muitos alimentos que fornecem energia para o corpo e que você pode incluir em sua dieta. Dentre os principais, estão:

Carboidratos

Muita gente exclui os carboidratos da alimentação, o que é um grande erro, uma vez que eles são a base alimentar e a principal fonte de energia do corpo. Uma vez que eles são consumidos depois do processo de metabolização, só geram benefícios energéticos para o corpo.

Além disso, vários tipos de carboidratos são ricos em fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino e evitam a retenção de líquidos. Entre os itens que não devem faltar no seu cardápio estão:

  •         Cereais integrais como macarrão integral e arroz integral;
  •         Batata doce;
  •         Feijão;
  •         Lentilha;
  •         Soja.

Além disso, sempre fique de olho no índice glicêmico (IG) dos carboidratos que vai consumir. Isso porque, aqueles que têm um IG menor, demoram mais para serem absorvidos, o que evita o acúmulo de gordura.

Gorduras

Mais um grupo de alimentos energéticos são os ricos em gordura boa. Nem toda a gordura é ruim para o corpo.

Na verdade, o organismo precisa de uma certeza porcentagem de gorduras boas para ter energia e executar várias funções. O que você precisa fazer é consumir com moderação!

A gordura tem diversas funções. Uma delas é transportar os nutrientes para os órgãos e tecidos. Além disso, ela também é essencial para a hormônios sexuais e ainda age diretamente nas funções cerebrais e também em funções relacionadas ao cérebro.

Mas, lembre-se que esse tipo de substância tem uma absorção mais lenta. Por conta disso é preciso dosar a quantidade com cuidado. Entre os alimentos energéticos ricos em gordura estão:

  •         Azeite de oliva;
  •         Manteiga;
  •         Castanhas;
  •         Abacate;
  •         Amêndoas;
  •         Nozes;
  •         Linhaça;
  •         Óleo de coco.

Proteínas

As proteínas também são alimentos energéticos poderosos. Isso porque, além de conseguirem fornecer a energia necessária para o corpo, também estimular o desenvolvimento muscular.

Outro grande benefício desse grupo de alimentos é que eles auxiliam na recuperação muscular. Para ganhar músculos, basicamente você precisa gerar micro lesões nos tecidos musculares.

Posteriormente, eles vão tentar se recuperar dessas microlesões, gerando assim o crescimento e o fortalecimento. Mas, esse processo demanda de síntese de proteínas bem como energia.

Por conta disso que os alimentos energéticos devem estar presentes em diferentes momentos da sua rotina. Além de estarem nas refeições principais, como café da manhã, almoço e jantar, eles também devem estar nas refeições pré e pós treino.

Somente assim você poderá garantir que o seu corpo receberá tudo aquilo que é necessário para crescer.

Quais Os Benefícios De Incluir Alimentos Energéticos Na Sua Alimentação?

Os alimentos energéticos são grandes aliados de quem deseja alcançar a definição. Isso porque, eles oferecem uma série de benefícios, tais como:

Ajudam A Prolongar A Sensação De Saciedade

Os alimentos ricos em gorduras boas, como o abacate, têm um grande benefício que é o de prolongar a sensação de saciedade. Como eles demoram mais para serem absorvidos pelo organismo, você consegue se sentir saciado por muito mais tempo.

Alimentos Energéticos

Além disso, eles também ajudam a reduzir a sensação de fome constante. Inclusive, eles são ideais para quem deseja combater a compulsão alimentar de forma mais efetiva.

Os Alimentos Energéticos Evitam O Catabolismo

Catabolismo é o processo onde o corpo passa a queimar massa magra para obter energia. Isso acontece justamente quando o atleta não mantém um cardápio com fontes de energia suficientes.

O grande problema desse processo é que basicamente ele vai anular todo o esforço dos treinos. E pior, poderá prejudicar os resultados que você já tinha obtido.

Quando você inclui os alimentos energéticos na sua alimentação de forma correta, com porções adequadas, você evita esse tipo de processo. Seu corpo passará a receber tudo o que precisa para promover a recuperação muscular e assim gerar a definição almejada.

Promove Um Melhor Funcionamento Do Organismo

Mais um dos benefícios dos alimentos energéticos é que eles também promovem um melhor funcionamento do organismo. Vários deles estão diretamente ligados a várias funções, como a produção de hormônios, o transporte de oxigênio e nutrientes, a promoção de renovação celular, recuperação muscular e muitas outras.

Logo, quando você inclui esses itens no seu cardápio, é possível melhorar o funcionamento do seu corpo. Tenha sempre em mente que para o seu corpo funcionar de maneira correta ele precisa receber uma série de nutrientes, vitaminas e minerais.

Por conta disso que é tão importante dedicar uma atenção especial a questão da alimentação.

Mais Disposição No Dia A Dia

Outro excelente benefício dos alimentos energéticos é que eles também ajudam a dar mais disposição no dia a dia. Ao contrário do que muitos atletas pensam, eles não são eficazes apenas para os treinos de média e alta intensidade.

Tudo o que nós fazemos diariamente exige energia do corpo. E geralmente quando você chega na metade do seu dia já cansado e querendo dormir, é porque o seu organismo não está conseguindo ter uma fonte adequada.

Quando você mantém uma alimentação balanceada e diversificada, dificilmente isso irá acontecer. Os alimentos conseguirão suprir as necessidades das diversas funções do seu corpo, garantindo assim que você tenha total disposição.

Agora que você sabe quais são alimentos energéticos, não deixe de falar com um nutricionista para adequar o seu cardápio. Dessa forma, será possível elaborar um plano alimentar de qualidade, que atenda as necessidades do seu organismo e ainda estimula o ganho de massa magra.

 

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha